Sexismo no trabalho na sociedade brasileira

  • -1

De acordo com a Constituição Federal brasileira,promulgada em 1988, é exposto que todo cidadão deve ter acesso aos mesmos direitos. Todavia, quando se trata dos direitos trabalhistas essa lei fica escassa, em razão de sexismo no trabalho persistir na sociedade contemporânea. Nesse viés, a população atingida, principalmente, as mulheres, ficam propensas à receberem salários e cargos inferiores aos homens, em decorrência do seu sexo biológico. Dessa forma, entende-se que a desigualdade de gênero, bem como o descaso estatal, apresenta-se como obstáculos para a resolução do problema.

A princípio,vale destacar que a diferença entre gêneros perpétua a questão.Conforme a pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),em 2017, as mulheres ganhavam em média 24% menos que os homens e eram mais afetadas pelo desemprego. Sobre essa perspectiva, é lícito afirmar a discrepância vivida entre os trabalhadores de sexo masculino e feminino, tendo como exemplo, a necessidade imposta pelo corpo social de se provar e de se doar mais para ser valorizada no ambiente de trabalho, as trabalhadoras que se submetem a essa situação. Sendo assim, urge análise e resolução desses entraves.

Ademais, é importante postular que a negligência do governo sobre o assunto é uma das principais causas da persistência do impasse. Em seu livro “Instituições Zumbis”, o filósofo Zigmunt Bauman relata que as instituições perderam as suas funções sociais, mas mantiveram suas formas. Nessa lógica, é visível que as autoridades governamentais não interferem no sexismo no trabalho, porém dizem estabelecer a isonomia entre todos.Conquanto, as pessoas que estão convivendo com essas divergência permanece tendo seus direitos negados. Portanto, é dever do Estado intervir nessa problemática.

Logo, é mister a intervenção sobre tal ocorrência. Para isso, o Ministério Público – órgão responsável pela defesa dos direitos sociais individuais indisponíveis- em conjunto com Governo Federal deve, por meio de criações de leis, multar a quem realizar sexismo no local de trabalho e investir financeiramente em projetos de conscientização sobre tal crime, através da mídia social, a fim das vítimas denunciaram as empresas que pratica o sexismo. Para assim, ser extinto esse tipo de desigualdade no Brasil e garantir os direitos de todos escrito nas Constituição.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oiii, espero que ajude. Parabéns e continue escrevendo :)
    OBS: Eu não pontuei isso no texto, mas você deve colocar espaço entre a vírgula (ou ponto) e a palavra seguinte.

    INTRODUÇÃO:
    De acordo com a Constituição Federal brasileira,promulgada em 1988, é exposto que [1] todo cidadão deve ter acesso aos mesmos direitos. Todavia, quando se trata dos direitos trabalhistas [2] essa lei fica escassa, em razão de [3] sexismo no trabalho persistir na sociedade contemporânea. Nesse viés, a população atingida, principalmente, [4] as mulheres, ficam propensas à [4.1] receberem salários e cargos inferiores aos homens, em decorrência do seu sexo biológico. Dessa forma, entende-se que a desigualdade de gênero, bem como o descaso estatal, apresenta-se [5] como obstáculos para a resolução do problema. [6]
    [1] Você usou “de acordo com…” no início do seu parágrafo, portanto, não é necessário o uso do “é exposto que”.
    [2] Insira uma vírgula.
    [3] Substitua por “do”.
    [4] Retire essa vírgula.
    [4.1] Não é necessário o uso da crase.
    [5] Esse verbo está concordando com dois núcleos, portanto, deve estar no plural.
    [6] Tese bem explícita, demonstrou compreender o tema.

    D1:
    A princípio,vale destacar que a diferença entre gêneros perpétua [7] a questão. [8] Conforme a pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),em 2017, as mulheres ganhavam [9] em média [10] 24% menos que os homens e eram mais afetadas pelo desemprego. Sobre [11] essa perspectiva, é lícito afirmar a discrepância vivida entre os trabalhadores de sexo masculino e feminino, tendo [12] como exemplo, a necessidade imposta pelo corpo social de se provar e de se doar mais para ser valorizada no ambiente de trabalho, as trabalhadoras que se submetem a essa situação [13]. Sendo assim, urge análise e resolução desses entraves. [14]
    [7] Essa palavra não precisa de acento.
    [8] Insira um conectivo.
    [9] Insira uma vírgula.
    [10] Insira uma vírgula.
    [11] Sob* essa perspectiva.
    [12] Evite o uso de gerúndio em seu texto.
    [13] Esse período ficou confuso.
    [14] Você poderia ter relacionado melhor suas ideias.

    D2:
    Ademais, é importante postular que a negligência do governo sobre o assunto é uma das principais causas da persistência do impasse. [15] Em seu livro “Instituições Zumbis”, o filósofo Zigmunt Bauman relata que as instituições perderam as suas funções sociais, mas mantiveram suas formas. Nessa lógica, é visível que as autoridades governamentais não interferem no sexismo no trabalho, porém dizem estabelecer a isonomia entre todos.Conquanto, as pessoas que estão convivendo com essas divergência permanece [16] tendo seus direitos negados. Portanto, é dever do Estado intervir nessa problemática. [17]
    [15] Insira um conectivo.
    [16] Essas duas palavras devem estar no plural.
    [17] Gostei do argumento, mas tente detalhar mais.

    CONCLUSÃO:
    Logo, é mister a intervenção sobre tal ocorrência. Para isso, o Ministério Público – órgão responsável pela defesa dos direitos sociais individuais indisponíveis- em conjunto com Governo Federal [17] deve, por meio de criações de leis, multar a quem realizar sexismo no local de trabalho e investir financeiramente em projetos de conscientização sobre tal crime, através da mídia social, a fim das vítimas denunciaram as empresas que pratica [18] o sexismo. Para assim, ser extinto esse tipo de desigualdade no Brasil e garantir os direitos de todos escrito nas [19] Constituição. [20]
    [17] Insira uma vírgula.
    [18] Esse verbo deve estar no plural.
    [19] Essa palavra deve estar no singular.
    [20] Gostei da sua proposta, porém, tente organizar melhor as ideias.

    Notas por competência:
    [1] 120
    [2] 200
    [3] 120
    [4] 120
    [5] 200
    Total: 840

    • 3
  2. Opa! Boa redação. Como já há uma correção muito completa, vou apenas complementar.
    Discordo do item 8 da correção da ssabrinasilva. Para mim, não é necessário um conectivo ali. Talvez ficasse mais bonito, mas não influencia a compreensão do texto.
    Também não tiraria pontos pelo uso do gerúndio no item 12, mas é uma boa dica.
    Mas a avaliação dela foi perfeita.
    Notas por competência:
    [1] 120 Tente melhorar no uso dos plurais e dos tempos verbais.
    [2] 200 Bom repertório!
    [3] 160
    [4] 120
    [5] 160 Achei que poderia expressar um pouco melhor. “Para assim, ser extinto esse tipo de desigualdade no Brasil “e” garantir os direitos de todos escrito nas Constituição.” Eu usaria “afim de” no lugar do “e”.
    Total: 760. A nota da ssabrinasilva foi a mesma,mas a soma ficou errada.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.