Ser um bom profissional nos dias atuais é mais que uma característica, é uma necessidade visto o desemprego e as dificuldades no mundo do trabalho.
Com essa necessidade, muitos profissionais tem se reinventado, o que demonstra uma polivalência, mas em algumas áreas isso não é possível, é preciso vocação.
Com a industrialização e a informatização, muitos profissionais perderam suas antigas funções, mas se superaram incorporando novas tarefas. Em alguns casos, isso é possível, mas algumas profissões demandam uma vocação dos trabalhador que nem sempre é desenvolvida. Valores que precisam estar intrínsecos à personalidade.
Como por exemplo, os princípios contidos na Rosa das virtudes para Marinha do Brasil. Dificilmente um cidadão brasileiro que tenha contradições ideológicas aos valores como disciplina, patriotismo e lealdade será bom militar ao ingressar nesta Força Armada. Pode-se até aprender o manejo de armas e instrumentos de trabalho no geral, compreensão de uma rotina técnica, mas o exercício do serviço a pátria vai além disso. Por isso, pode sim haver superação de pessoas em tornar-se um bom profissional, mas em algumas profissões e funções específicas, é preciso claramente a vocação.
Mayufc
A estrutura não está de acordo com o modelo dissertativo- argumentativo que pede no Enem, você deve estruturar melhor sua redação dividindo em introdução, desenvolvimento (geralmente 2 parágrafos) em que você expõe seus argumentos sobre o tema e por último a conclusão com a proposta de intervenção.
Gabrielaa
não está nem perto de uma redação modelo ENEM, você tem que dividir entre introdução,desenvolvimento e conclusão…tenta elaborar e deixar clara suas ideias de forma que o leitor compreenda o que você quer passar,faltou muito desenvolvimento e uma conclusão,ok? no minimo deve ter 7 linhas em cada paragrafo.
Kátia
Seu texto não segue o estilo de uma redação do ENEM. Não tem um desenvolvimento, você foca apenas nos fatos apresentados, não elaborando o desenvolvimento para a tese, além de não seguir o padrão dissertativo-argumentativo: introdução, desenvolvimento e conclusão. Sendo que não há uma conclusão para o seu texto, muito menos uma solução, ua proposta de intervenção – maior ponto-chave da redação. Continue praticando, você consegue!