De acordo com o dicionário Michaelis, coletividade refere-se ao povo que por possuírem interesses comuns, constituem um corpo coletivo. Logo, o senso de coletividade é fundamental para a construção de uma nação mais justa, pois desse modo o indivíduo terá solidariedade e trabalhará para o progresso de todos. Por outro lado o mundo parece se distanciar de tal ideal, pois a benevolência é mitigada não só pela cultura do capitalismo mas também pela tecnologia, em que ambas estimulam o egocentrismo que afastam o homem da caridade.
Antes de tudo, ao passo que o capitalismo trouxe o individualismo para a sociedade moderna a desumanização espalhou-se por cada povo chagando em diversos grupos. Deve-se ressaltar que desde os primórdios dos tempos o poder civil é centralizado em poucos, por exemplo homens das cavernas chefes de família possuíam autoridade sobre esposas, filhos e até grupos maiores, já na idade média líderes e reis valiam-se da censura e da tortura para controlar e oprimir. Paralelamente o atual sistema econômico trouxe a distribuição de capital e poder. Estimulou, também, o individualismo fazendo-o negligenciar as necessidades alheias, ou seja houve uma desumanização. Contudo líderes religiosos na história – como Jesus Cristo e Madre Tereza de Calcutá e São Nicolau – mostraram e ensinaram que ao se possuir valores morais claros, o homem, torna à sua natureza altruísta e trabalha em prol do bem-estar geral.
Ademais, para que valores morais de um indivíduo contribuam para o bem-estar de um grupo é preciso que ele pratique-os. Paralelamente ao capitalismo a internet e as redes sociais cibernéticas agem de modo a tornar um sujeito passivo ao mundo que o cerca. Dados trazidos pelas maiores redes sociais do mundo – como “Facebook” e “Twitter” – mostram que o uso das redes estão relacionadas com os casos de depressão e ansiedade. Estas doenças que agem de modo a travar psicologicamente as pessoas, fazendo-as se isolarem do mundo. Portanto para a construção de um senso de coletividade é preciso combater os complexos de superioridade e inferioridade da nossa cultura moderna.
Evidencia-se, então, a necessidade de se promover o senso de coletivismo a fim de nos tornarmos uma sociedade mais saudável e justa. Cabe, pois, ao Ministério da Cultura estimular a participação do cidadão brasileiro em projetos sociais e disseminar valores sociais como tolerância, abnegação e caridade. Tal ação deve acontecer através de campanhas nas mídias nacionais, devendo, assim, instigar a todos (inclusive empresas do setor privado) a participarem dessas causas. Enfim, por meio dessas campanhas será possível unir as pessoas em um só corpo com interesses comuns e construir uma sociedade mais saudável e justa.
Matheus_C.M
CORREÇÃO DETALHADA: Passo a passo para a nota final.
1°passo: analisar se encaixa em alguma das situações que levam à anulação,tais como:
* fuga total ao tema; não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; extensão de até 7 (sete) linhas; apenas cópia integral de texto(s) motivador(es) e/ou da Proposta de Redação e/ou de
textos motivadores apresentados no Caderno de Questões; impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação (tais como números ou sinais gráficos fora do texto); parte deliberadamente desconectada do tema proposto; assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante; texto integralmente em língua estrangeira.
Matriz de referência;
Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem
defesa de um ponto de vista.
Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou
incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas
desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos
textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados,
em defesa de um ponto de vista.
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma
organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Enquanto isso, fazer alguns levantamentos, como número de linhas – menos do que 7 a prova deve ser anulada e mais do que 30, somente as primeiras 30 deverão ser avaliadas com a aplicação das devidas penalidades ás competências 2, 3 e 5- se há tangenciamento do tema.
2° passo: avaliar normalmente, caso não se enquadre, com base nas seguintes competências:
1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal portuguesa
2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção de argumentação.
5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Termos importantes para a avaliação da anulação:
Tema: O tema é definido a partir da frase temática apresentada na prova de redação.
Tangenciamento: é observada naqueles textos que apenas resvalam no tema. A tangência ao tema caracteriza-se por uma abordagem incompleta dos elementos relacionados a ele. Essa abordagem parcial demonstra dificuldades de leitura e interpretação que prejudicam a avaliação do texto elaborado pelo participante. Texto dissertativo-argumentativo: é observada naqueles textos que apenas resvalam no tema. A tangência ao tema caracteriza-se por uma abordagem incompleta dos elementos relacionados a ele. Essa abordagem parcial demonstra dificuldades de leitura e interpretação que prejudicam a avaliação do texto elaborado pelo participante.
Avaliação passo a passo (eu vou usar esse termo algumas vezes):
1° passo: transferi o seu texto para o word com a fonte calibri 10 e margem de folha A4. Depois contei o número de linhas e dividi o número de palavras pelo de linhas:
Palavras 429
Linhas; 32 —> das quais só avaliarei 30
Média de palavras por linhas +- 13, o que é realista e prova que a análise está certa.
Tangenciamento: não constado.
2° passo:
C1 – competência 1 – vou utilizar esse termo em todas as competências: avaliar primeiro os possíveis erros de estrutura sintática, em seguida os possíveis desvios gramaticais e por último, avaliar os elementos do excelente domínio da escrita formal.
Termos importantes para avaliar a competência 1:
Estrut. sintática: é objeto de avaliação da Competência I, juntamente com
os desvios, uma vez que esse aspecto também faz parte das regras da Língua Portuguesa – aquelas que dizem respeito à sintaxe. Uma estrutura sintática convencional pressupõe a existência de determinados elementos oracionais que se organizam na frase e garantem a fluidez da leitura e a apresentação clara das ideias do participante, organizadas em períodos bem estruturados e completos. Os textos com falhas relacionadas à estrutura sintática geralmente apresentam períodos truncados e justaposição de palavras, ausência de termos ou excesso de palavras (elementos sintáticos). Pode haver ainda a presença de um ponto final separando duas orações que deveriam constituir um mesmo período (truncamento) ou uma vírgula no lugar de um ponto final que deveria indicar o fim da frase (justaposição), o que interfere na qualidade da estrutura sintática. A frequência com que esses falhas ocorrem no texto e o quanto elas prejudicam sua compreensão como um todo é o que ajudará a definir o nível em que uma redação deve ser avaliada.
Desvios gramaticais:
De convenções da escrita; de escolha de registro; gramaticais; de escolha vocabular.
Matriz curricular dessa competência (vou explicar isso em todas)
A nota final de cada competência é definida pela junção das notas das grades específicas que se enquadre em um mesmo nível. Por exemplo: grade1: nível 3; grade2: nível 4 –> nota final, nível 3.
O – Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa
1 – Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios
gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2 – Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de
convenções da escrita.
3 – Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de
convenções da escrita.
4 – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções
da escrita.
5 – Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções
da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não
caracterizarem reincidência.
Grades específicas: 1° estrut. sintática; 2° desvios
ESTRUTURA SINTÁTICA E DESVIOS GRAMATICAIS:
0 – Estrutura sintática inexistente (independentemente da quantidade de desvios)
1 – Estrutura sintática deficitária com muitos desvios.
2 – Estrutura sintática regular E alguns desvios.
3 – Estrutura sintática deficitária OU muitos desvios.
4 – Estrutura sintática boa E poucos desvios.
5 – Estrutura sintática excelente (no máximo, uma falha) E, no máximo, dois desvios.
Avaliação passo a passo:
Estrut. sintatica:
Linha 1: ” Michaelis,* coletivida” ausência da palavra “a”.
Linha 10: ” sobre* esposas” ausência da palavra “a”.
Linha 11: “maiores*,* já na idade ” justaposição de período.
Linha 12: “capital e poder.” truncamento de período.
Linha 13: ” fazendo*-o* negligenciar” excesso de palavra.
Desvios:
Linha 1: ” povo que por possuírem” erro de concordância.
Linha 4: ” Por outro lado* o mundo” vírgula indevida
Linha 5: “capitalismo* mas também” justaposição de período, pois deveria haver uma vírgula.
Linha 6: “egocentrismo que afastam” escolha indevida de vocábulo, pois deveria ser “e”.
Linha 7: ” a sociedade moderna* a” ausência de vírgula.
Linha 8: ” cada povo* chagando” deveria haver uma vírgula.
Linha 8: “chagando em ” erro de ortografia.
Linha 8: ‘chagando em diversos ” escolha imprecisa de vocábulo .
Linha 9: “por exemplo*” ausência de vírgula.
Linha 12: “Paralelamente* o atual ” ausência de vírgula.
Linha 13: ” ou seja*” ausência de vírgula.
Linha 14: “Contudo, líderes” ausência de vírgula.
Linha 14: ” Jesus Cristo e Madre” escolha imprecisa de vocábulo.
Linha 16: ” torna à sua ” uso indevido de crase.
Linha 17: ” grupo *é” ausência de vírgula.
Linha 18: ” capitalismo* a internet” ausência de vírgula.
Linha 21: ” Portanto* para” ausência de vírgula.
Excelente domínio da escrita formal:
Não demonstra, pois não demonstra domínio/não empregou o uso de crase.
não demonstra domínio/não empregou orações intercaladas.
não demonstra domínio/não empregou subordinações.
não demonstra domínio/não empregou inversões.
Nota: 80 Estrutura sintática deficitária OU muitos desvios.
C2: avaliar a estrutura do texto dissertativo argumentativo, depois a abordagem completa do tema e o repertório sociocultural.
TERMOS IMPORTANTES DA COMPETÊNCIA
tema: é definido a partir da frase temática apresentada na prova de redação.
tangência: é observada naqueles textos que apenas resvalam no tema. A tangência ao tema caracteriza-se por uma abordagem incompleta dos elementos
relacionados a ele. Essa abordagem parcial demonstra dificuldades de leitura e
interpretação que prejudicam a avaliação do texto elaborado pelo participante.
repertório: Elemento importante para a redação do Enem e requisito fundamental para que o participante atinja as notas mais altas na Competência II, o repertório sociocultural configura-se como toda e qualquer informação, fato, citação ou experiência vivida que, de alguma forma, contribui como argumento para a discussão proposta pelo participante. alguns exemplos são:
[…] provas concretas (dados ou fatos sobre o tema), exemplos (fatos similares ou relacionados ao tema), autoridades (citação de especialistas no tema),
lógica (causa e consequência, por exemplo) e senso comum (o que as pessoas em geral pensam sobre o tema)
TIPOS DE REPERTÓRIO
• Repertório a partir de muitos trechos de cópias dos textos motivadores
estes apresentam mais de 7 linhas sem cópia dos textos motivadores, mas, ainda assim, apresentam muitos trechos copiados em relação ao conjunto textual produzido pelo participante. Esses casos deverão ser penalizados na Competência II, não podendo ultrapassar o nível 2.
Grade específica:
1 – Tangência ao tema OU Texto composto por aglomerado de palavras OU
• Traços constantes de outros tipos textuais
2 – Abordagem completa do tema E 3 partes do texto (2 delas embrionárias) OU • Conclusão finalizada por frase incompleta. (Textos que apresentam muitos trechos de cópias dos textos motivadores não devem ultrapassar esse nível)
3 – Abordagem completa do tema E 3 partes do texto (1 parte pode ser embrionária) E • Repertório baseado nos textos motivadores E/OU • Repertório não legitimado E/OU • Repertório legitimado, MAS não pertinente ao tema.
4 – Abordagem completa do tema E 3 partes do texto (nenhuma delas embrionária) E Repertório legitimado E pertinente ao tema, MAS com uso improdutivo.
5 – Abordagem completa do tema 3 partes do texto (nenhuma delas embrionária) E Repertório legitimado E pertinente ao tema, COM uso produtivo.
Avaliação passo a passo:
Prevalência e domínio do texto dissertativo-argumentativo: ok
Abordagem completa: ok
frase conclusiva finalizada: não
análise do repertório sociocultural: ” o dicionário Michaelis, coletividade refere-se ao povo que por possuírem interesses comuns, constituem um corpo coletivo. Logo, o senso de coletividade é fundamental para a construção de uma nação mais justa, pois desse modo o indivíduo terá solidariedade e trabalhará para o progresso de todos” –> cópia do texto de apoio.
‘ Contudo líderes religiosos na história – como Jesus Cristo e Madre Tereza de Calcutá e São Nicolau – mostraram e ensinaram que ao se possuir valores morais claros, o homem, torna à sua natureza altruísta e trabalha em prol do bem-estar geral.” não é legitimado, pois não explicou de onde tirou.
“Dados trazidos pelas maiores redes sociais do mundo – como “Facebook” e “Twitter” – mostram que o uso das redes estão relacionadas com os casos de depressão e ansiedade. Estas doenças que agem de modo a travar psicologicamente as pessoas, fazendo-as se isolarem do mundo.” –> legitimado, porém não pertinente.
Nota: 80, devido Abordagem completa do tema E 3 partes do texto (2 delas embrionárias) OU • Conclusão finalizada por frase incompleta. (Textos que apresentam muitos trechos de cópias dos textos motivadores não devem ultrapassar esse nível).
C3: avaliar a estrutura do texto, ou seja, a seleção, relações, organização e interpretações dos fatos/opiniões/dados em defesa de um ponto de vista e/ou se apresenta contradição grave.
TERMOS IMPORTANTES PARA A APLICAÇÃO DA GRADE ESPECÍFICA
DA COMPETÊNCIA III
A seguir, apresentamos os termos mais importantes presentes na Grade Específica e que são fundamentais no momento da correção e da aplicação da grade, a fim de que seja atribuído o nível adequado a cada redação.
Sem direção:Considera-se que a redação sem direção apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si (não é perceptível sequer uma direção) em defesa de um ponto de vista – ou seja, ainda não é possível identificar o que está sendo defendido pelo participante em seu texto.
COM DIREÇÃO: Em oposição ao conceito de “sem direção”, considera-se “com direção” aquela
redação que já apresenta informações, fatos e opiniões articulados, isto é, as ideias apresentadas têm conexão entre si, e é possível perceber uma direção única em defesa de um ponto de vista – ou seja, é possível identificar o que está sendo defendido pelo participante em seu texto.
Matriz de referência;
0 – Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem
defesa de um ponto de vista.
1 – Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
2 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
3 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
4 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
5 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Grade específica da competência:
0 – Tangente ao tema e sem direção
1 – Tangente ao tema e com direção OU Abordagem completa do tema e sem direção.
2 – Projeto de texto com muitas falhas E Sem desenvolvimento ou com desenvolvimento de apenas
uma informação, fato ou opinião. (Textos que apresentam contradição grave não
devem ultrapassar este nível)
3 – Projeto de texto com algumas falhas E Desenvolvimento de algumas informações, fatos e opiniões.
4 – Projeto de texto com poucas falhas E Desenvolvimento da maior parte das informações, fatos e opiniões.
5 – Projeto de texto estratégico E Desenvolvimento das informações, fatos e opiniões
em todo o texto (Aqui se admitem deslizes pontuais, sejam de projeto e/ou de desenvolvimento)
Avaliação passo a passo:
Apresenta direção; ok
Falhas no projeto de texto: ” a desumanização espalhou-se por cada povo chagando em diversos grupos.” quais são esses grupos? não desenvolveu.
“homens das cavernas chefes de família possuíam autoridade sobre esposas, filhos e até grupos maiores” não desenvolveu quais são esses grupos maiores.
” já na idade média líderes e reis valiam-se da censura e da tortura para controlar e oprimir.” não desenvolveu com exemplo.
“Paralelamente o atual sistema econômico trouxe a distribuição de capital e poder. Estimulou, também, o individualismo fazendo-o negligenciar as necessidades alheias, ou seja houve uma desumanização” não desenvolveu com exemplo.
“Contudo líderes religiosos na história – como Jesus Cristo e Madre Tereza de Calcutá e São Nicolau – mostraram e ensinaram que ao se possuir valores morais claros, o homem, torna à sua natureza altruísta e trabalha em prol do bem-estar geral.”não desenvolveu com exemplo.
“para que valores morais de um indivíduo contribuam para o bem-estar de um grupo é preciso que ele pratique” não desenvolveu com exemplo.
“e as redes sociais cibernéticas agem de modo a tornar um sujeito passivo ao mundo que o cerca” não desenvolveu com exemplo.
“Portanto para a construção de um senso de coletividade é preciso combater os complexos de superioridade e inferioridade da nossa cultura moderna.” não deveria estar no desenvolvimento e não desenvolveu com exemplo.
Nota: 80 em decorrência Projeto de texto com muitas falhas E Sem desenvolvimento ou com desenvolvimento de apenas uma informação, fato ou opinião. (Textos que apresentam contradição grave não devem ultrapassar este nível)
C4: verificar a presença de elementos coesivos, em seguida avaliar se esses se repetem e se variam , e por último de foram empregados de forma adequada.
Verificar a presença de elementos intra* e interparágrafos e repetir as instruções do passo anterior.
Verificar a presença de operadores argumentativos e repetir as instruções do passo anterior:
termos importantes:
elementos intra* e interparágrafos: Ao mencionar coesão intraparágrafo, a terminologia da Grade se refere à presença de elementos coesivos, adequadamente mobilizados, dentro dos
parágrafos (Quadro 1, vocábulos em azul). Por sua vez, a coesão interparágrafos é a presença de elementos coesivos, adequadamente mobilizados, entre os parágrafos (Quadro 1, vocábulos em rosa). Esses elementos localizam-se, geralmente, no início das alíneas e funcionam relacionando tanto ideias mais gerais entre parágrafos quanto períodos ou trechos específicos de ideias.
Além disso, como apontado na Grade Específica, para um texto atingir os níveis de notas 4 e 5 na Competência IV, ele precisará, necessariamente, ter a presença de alguns elementos coesivos específicos (os chamados operadores argumentativos) interparágrafos, além de outras formas de coesão. Essas exigências para as notas mais altas serão explicitadas mais adiante.
Repetição: será tolerada a repetição dos elementos temáticos se apresentarem pelo menos uma variação durante todo o texto. Para além destes, a tolerância será menor, e eles não devem se repetir em sua maioria.
Avaliação passo a passo;
uma ressalva que vale destacar é a imensidade de elementos coesivos que há, por isso ficaria muito exaustivo repeti-los aqui, portanto eu irei avaliar somente as instruções seguintes à presença destes, isso é claro, em se houver:
“coletividade” apareceu 4 vezes e sem variação
“indivíduo” apareceu duas vezes e sem variação
“paralelamente” apareceu duas vezes e com o sentido errado nas duas.
Elementos interparágrafos: operadores argumentativos:
Linha 8 ” grupos. Deve-se” faltou Operadores que somam argumentos a favor da mesma conclusão
Linha 12 “oprimir. Paralelamente” empregou errado e deferia ser Operadores que indicam o argumento mais forte em uma escala a favor da mesma conclusão
Linha 18 “pratique-os. Paralelamente ” empregou errado e deferia ser Operadores que indicam o argumento mais forte em uma escala a favor da mesma conclusão
Linha 21 “ansiedade. *Estas doenças” Operadores que introduzem uma justificativa ou explicação relativa ao enunciado anterior
Intraparágrafos:
“Antes de tudo’ empregou com sentido indesejado
“Evidencia-se, então” empregou errado
Nota 40 tendo em vista que Articula as partes do texto de forma precária. E Presença rara de elementos coesivos inter e/ou intraparágrafos E/OU
excessivas repetições E/OU excessivas inadequações.
C5; C5: Analisar se respeitam os direitos humanos, logo em seguida os 5 elementos necessários
termos importantes
Respeitar os direitos humanos:
Para a avaliação das redações, são considerados os seguintes princípios norteadores dos direitos humanos, pautados no Artigo 3º da citada Resolução nº 1,
de 30 de maio de 2012, o qual estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos:
• Dignidade humana;
• Igualdade de direitos;
• Reconhecimento e valorização das diferenças e diversidades;
• Laicidade do Estado;
• Democracia na educação;
• Transversalidade, vivência e globalidade; e
• Sustentabilidade socioambiental.
Ação: é o elemento que diz respeito à ação prática apontada pelo participante como necessária para a solução do problema apresentado pelo tema. É a partir da ação que reconhecemos a intenção de propor uma intervenção para o problema abordado e que os demais elementos se organizam. A pergunta a ser respondida a fim de identificar a ação é “O que deve ser feito?”.
Agente: é o elemento que identifica o ator social apontado para executar a ação que se propõe. Para determinar o agente, o participante deve considerar o problema abordado pelo tema, sobre o qual se deseja intervir, e a ação apresentada. Apesar de os atores sociais variarem em função do tema e do problema, eles se enquadram em determinados níveis de ação: individual, familiar, comunitário, social, político, governamental e mundial. A pergunta a ser respondida para identificar o agente da ação proposta é “Quem executa?”
Modo/meio: é o elemento que diz respeito à maneira e/ou aos recursos pelos quais a ação é realizada. Esse elemento dialoga com a exequibilidade, concretude e interventividade da ação, características indispensáveis à proposta de intervenção. A pergunta a ser respondida para identificar o modo/meio apontado é “Como se executa/Por meio do quê?”.
Efeito: é o elemento que corresponde aos resultados pretendidos ou alcançados pela ação proposta. Ele pode vir expresso por meio de uma estrutura indicativa de finalidade, consequência ou conclusão. A pergunta a ser respondida para identificar esse elemento é “Para quê?”.
Detalhamento: é o elemento que acrescenta informações à ação, ao agente, ao modo/meio ou ao efeito. Ele tem papel fundamental para uma formulação
mais concreta e mais elaborada da proposta de intervenção. Por esse motivo, damos ao detalhamento a mesma relevância dada aos demais elementos, pois todos cumprem o papel de completar a ação da proposta de intervenção. A pergunta a ser respondida para identificar o detalhamento é: “Que outra informação sobre esses elementos foi acrescentada pelo participante?”
Avaliação passo a passo:
Respeito aos direitos humanos: OK
Ação; estimular a participação do cidadão brasileiro em projetos sociais e disseminar valores sociais
Agente: Ministério da Cultura —> agente inválido porque não existe mais Ministério da Cultura
Modo; através de campanhas nas mídias nacionais
Efeito: Não apresentou porque apresentou frase conclusiva incompleta
Detalhamento; inclusive empresas do setor privado.
Nota: 120
Nota final: 80+80+80+40+120= 400
ESPERO PODER DAR UMA NOTA MAIOR NA PRÓXIMA E SE ESSA CORREÇÃO TE AJUDOU DE ALGUMA FORMA, POR FAVOR, ESCOLHA COMO “MELHOR CORREÇÃO” , POIS ISSO ME INCENTIVA A CONTINUAR CORRIGINDO DETALHADAMENTE
krisleinara27
NOTAS:
C1- 130
C2- 140
C3- 120
C4- 120
C5- 120
TOTAL: 630
Procure sinônimos, vc repetiu muitas palavras
Procure tbm novas conjunções, elas ajudam na conectividade do texto e agregam em + pontos.
Tome cuidado, pois os seus parágrafos estão ficando muito extensos, eu senti falta de opinião, estava tudo muito informativo.