Iniciante

SENSO DE COLETIVIDADE ENTRE AS PESSOAS

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É evidente que vivemos em uma sociedade onde as pessoas já não olham mais para o seu próximo, pode-se dizer que esta é a geração da ignorância, pessoas ignoram o estado do outro e não tem mais interesse nenhum em saber se o outro esta bem. É importante que todos tenham espirito de coletividade em qualquer que seja a situação, como é no caso da pandemia do Covid-19 e nos incêndios florestais.

No ano de 2020 todos se surpreenderam com a chegada do vírus Covid-19, um momento difícil para todos, pessoas tiveram que enfrentar a quarentena, passaram pelo isolamento social, milhares de pessoas morreram e se não fosse pela coletividade da população mais vidas teriam sido perdidas, a coletividade se deu quando as pessoas começaram a usar mascaras não só para se proteger mas também para proteger o próximo.

É de suma importância a cooperação entre as pessoas, o Brasil está passando por uma onda de queimadas florestais, sendo elas naturais ou criminosas, que está acabando a vegetação e destruindo habitats naturais de animais. Podemos observar um senso de coletividade, por exemplo em Minas Gerais, onde moradores estão se juntando para tentar combater o fogo.

Diante de tantos problemas que o Brasil vem enfrentando, é fato que a prefeitura de cada estado deve-se criar campanhas e fazer propagandas para incentivar cada vez mais o senso de coletividade, além de os mais pais instruírem os filhos a praticar a coletividade, para assim criar um país mais justo e democrático.

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3 Correções

  1. CORREÇÃO DETALHADA.
    Passo a passo para a nota final.
    1° situações que levam à anulação.
    2° avaliar normalmente, caso não se enquadre, as seguintes competências:
    1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal portuguesa
    2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção de argumentação.
    5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    1° passo: ok, porém com algumas ressalvas:
    1: sua redação possui 18 linhas e corrigirei indicando as linhas necessárias.
    2: não houve fuga do tema, que é ” Senso de coletividade para uma sociedade mais justa”
    portanto, minimamente o elemento “senso de coletividade” deveria ser abordado, e foi.
    3: houve tangenciamento dos elementos secundários, que nesse caso é “e construção de uma sociedade mais justa”, pois esse não foi desenvolvido.

    2° passo:
    C1: avaliar primeiro os possíveis erros de estrutura sintática, em seguida os possíveis desvios gramaticais e em seguida avaliar os elementos do excelente domínio da escrita formal.

    Estrut. sintática, o que é?:
    A estrutura sintática é objeto de avaliação da Competência I, juntamente com
    os desvios, uma vez que esse aspecto também faz parte das regras da Língua Portuguesa – aquelas que dizem respeito à sintaxe. Uma estrutura sintática convencional pressupõe a existência de determinados elementos oracionais que se organizam na frase e garantem a fluidez da leitura e a apresentação clara das ideias do participante, organizadas em períodos bem estruturados e completos.
    Os textos com falhas relacionadas à estrutura sintática geralmente apresentam períodos truncados e justaposição de palavras, ausência de termos ou excesso de palavras (elementos sintáticos). Pode haver ainda a presença de um ponto final separando duas orações que deveriam constituir um mesmo período (truncamento) ou uma vírgula no lugar de um ponto final que deveria indicar o fim da frase (justaposição), o que interfere na qualidade da estrutura sintática. A frequência com que esses falhas ocorrem no texto e o quanto elas prejudicam sua compreensão como um todo é o que ajudará a definir o nível em que uma redação deve ser avaliada.
    Desvios gramaticais, o que são?:
    DE CONVENÇÕES DA ESCRITA ;DE ESCOLHA DE REGISTRO; GRAMATICAIS ;DE ESCOLHA VOCABULAR.

    apontamentos:
    Estrut. sintática;
    Linha 2: “pessoas já não olham mais para o seu próximo*,* pode-se dizer que esta é a geração” justaposição de período.
    Linha 2: ‘geração da ignorância*,* pessoas ignoram”. Justaposição de período.
    Linha 6: ” chegada do vírus Covid-19*,* um momento difícil” justaposição de período.
    Linha 7: “para todos*,* pessoas tiveram” justaposição de período.
    Linha 7; ” enfrentar a quarentena,* passaram* pelo isolamento” excesso de palavra, era para ser “passando”
    Linha 8: ” passaram pelo isolamento social*,* milhares de pessoas morreram” justaposição de período.
    Linha 8: “milhares de pessoas morreram e se não fosse” justaposição de período.
    Linha 10: “para se proteger* mas *também para proteger o próximo.” trucamento de período.
    Linha 11: “a cooperação entre as pessoas*,* o Brasil está passando” justaposição de período.
    Linha 14:”exemplo em Minas” truncamento de período.
    Linha 16: “a prefeitura de cada estado deve-se criar ” excesso de palavra.
    Linha 17:” além de os mais pais instruírem os filhos” excesso de palavra.

    Desvios:
    Linha 1: ” vivemos em uma sociedade onde as pessoas ” escolha imprecisa de vocábulo. “onde” indica lugar.
    Linha 3: “pessoas ignoram o estado do outro e não tem mais interesse” falta de acentuação em palavra que indica plural.
    Linha 3: “saber se o outro esta bem” falta de acentuação para indicar estado.
    Linha 11: “a cooperação entre as pessoas” desvio gramatical, pois falta emprego de crase.

    Domínio excelente da norma culta:
    não demonstra domínio/não empregou o uso de crase.
    não demonstra domínio/não empregou orações intercaladas.
    não demonstra domínio/não empregou subordinações.
    não demonstra domínio/não empregou inversões.
    logo, requisito não cumprido.

    NOTA 80, devido principalmente à estrutura sintática deficitária e somado aos poucos desvio.
    a estrutura sintática deficitária é claramente identificável quando as diversas falhas de estrutura sintática interferem na fluidez da leitura do texto. Trata-se de textos que apresentam leitura truncada, ao longo dos quais interrompemos a leitura em certa altura e retomamos de um ponto precedente, porque as ideias passaram a não fazer certo sentido, justamente pela pontuação prejudicada.

    C2: avaliar a estrutura do texto dissertativo argumentativo, depois a abordagem completa do tema e o repertório sociocultural.

    estrutura do texto: ok. Apresenta, ainda que precariamente, uma introdução, desenvolvimento e conclusão.

    TERMOS IMPORTANTES PARA A APLICAÇÃO DA GRADE ESPECÍFICA
    DA COMPETÊNCIA II
    tema: é definido a partir da frase temática apresentada na prova de redação.

    tangência: é observada naqueles textos que apenas resvalam no tema. A tangência ao tema caracteriza-se por uma abordagem incompleta dos elementos
    relacionados a ele. Essa abordagem parcial demonstra dificuldades de leitura e
    interpretação que prejudicam a avaliação do texto elaborado pelo participante.

    AVALIAÇÃO A ABORDAGEM DO TEMA
    não houve desenvolvimento os elementos secundários, relacionando com repertório, logo foi tangenciado ( eu sei que teve uma citação na linha 18, porém ela foi um detalhamento da conclusão)

    AVALIAÇÃO DO REPERTÓRIO:
    termos importantes de saber sobre o repertório;
    repertório: Elemento importante para a redação do Enem e requisito fundamental para
    que o participante atinja as notas mais altas na Competência II, o repertório
    sociocultural configura-se como toda e qualquer informação, fato, citação ou
    experiência vivida que, de alguma forma, contribui como argumento para a discussão proposta pelo participante. alguns exemplos são:
    […] provas concretas (dados ou fatos sobre o tema), exemplos (fatos similares ou relacionados ao tema), autoridades (citação de especialistas no tema),
    lógica (causa e consequência, por exemplo) e senso comum (o que as pessoas em geral pensam sobre o tema)

    TIPOS DE REPERTÓRIO
    • Repertório a partir de muitos trechos de cópias dos textos motivadores
    Há textos que não configuram cópia, como descrito no Módulo 2 (Situações), por apresentarem mais de 7 linhas sem cópia dos textos motivadores, mas, ainda assim, apresentam muitos trechos copiados em relação ao conjunto textual produzido pelo participante. Esses casos deverão ser penalizados na Competência II, não podendo ultrapassar o nível 2.
    • Repertório baseado nos textos motivadores
    Trata-se de repertório em que se utilizam apenas informações já disponibilizadas pelos textos motivadores. O participante pode tanto realizar uma paráfrase bem próxima ao original (inclusive fazendo uso pontual de cópia), apenas trocando palavras e expressões, por exemplo, ou se apropriar melhor do que leu, mas ainda sem complementar com informações que extrapolem os textos motivadores.
    • Repertório não legitimado
    Trata-se de repertório em que se utilizam informações, fatos, situações e experiências vividas SEM respaldo nas Áreas do Conhecimento (científicas ou culturais).
    Há partes embrionárias no texto dissertativo-argumentativo quando a introdução, a argumentação E/OU a conclusão são muito curtas devido a sua pouca produção.
    • Repertório legitimado
    Trata-se de repertório em que se utilizam informações, fatos, situações e experiências vividas COM respaldo nas Áreas do Conhecimento. Serão considerados repertórios legitimados por essas Áreas:
    – conceitos e suas definições;
    – informações, citações ou fatos e/ou referências a Áreas do Conhecimento,
    tais como:
    • fatos ou períodos históricos reconhecidos;
    • referência a nomes de autores, filósofos, poetas, livros, obras, peças, filmes, esculturas, músicas etc.;
    • referência a Áreas do Conhecimento e/ou seus profissionais, como Sociologia/sociólogos, Filosofia/filósofos, Literatura/escritores/poetas/autores, Educação/educadores, Medicina/médicos, Linguística/linguistas
    etc.;
    • referência a estudos e/ou pesquisas;
    • referência a personalidades, celebridades, figuras, personagens etc.,
    desde que conhecidos;
    • referência aos meios de comunicação conhecidos, como redes sociais,
    mídia, jornais (O Globo, Revista Veja, Rede Globo, Folha de S. Paulo etc.

    REPERTÓRIO:
    tendo isso em vista, o seu texto apresentou apenas 2 repertórios, sendo o 1° baseado nos textos motivadores e não legitimado e o outro apenas não legitimado.

    nota 40, pois tangenciou o tema, sendo que se a abordagem fosse completa a nota seria 80 em decorrência dos problemas apresentados em relação ao repertório.

    C3: avaliar a estrutura do texto, ou seja, a seleção, relações, organização e interpretações dos fatos/opiniões/dados em defesa de um ponto de vista e/ou se apresenta contradição grave.

    TERMOS IMPORTANTES PARA A APLICAÇÃO DA GRADE ESPECÍFICA
    DA COMPETÊNCIA III
    A seguir, apresentamos os termos mais importantes presentes na Grade Específica e que são fundamentais no momento da correção e da aplicação da grade, a fim de que seja atribuído o nível adequado a cada redação.
    Sem direção:Considera-se que a redação sem direção apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases
    ou ideias que não se articulam entre si (não é perceptível sequer uma direção)
    em defesa de um ponto de vista – ou seja, ainda não é possível identificar o que
    está sendo defendido pelo participante em seu texto.
    COM DIREÇÃO: Em oposição ao conceito de “sem direção”, considera-se “com direção” aquela
    redação que já apresenta informações, fatos e opiniões articulados, isto é, as
    ideias apresentadas têm conexão entre si, e é possível perceber uma direção
    única em defesa de um ponto de vista – ou seja, é possível identificar o que está
    sendo defendido pelo participante em seu texto.

    AVALIAÇÃO: o texto apresenta direção, porém a direção possui contradição grave entre os pontos:
    “É evidente que vivemos em uma sociedade onde as pessoas já não olham mais para o seu próximo, pode-se dizer que esta é a geração da ignorância, pessoas ignoram o estado do outro e não tem mais interesse nenhum em saber se o outro esta bem .É importante que todos tenham espirito de coletividade em qualquer que seja a situação” Dito isso, na mesma linha é dado um exemplo prático oposto, com “como é no caso da pandemia do Covid-19 e nos incêndios florestais.”
    depois, os dois desenvolvimentos apresentam contradição com a primeira parte da introdução. No d1, fica evidenciado em:”se não fosse pela coletividade da população mais vidas teriam sido perdidas, a coletividade se deu quando as pessoas começaram a usar mascaras não só para se proteger mas também para proteger o próximo.”
    no d2, fica evidenciado em:Podemos observar um senso de coletividade, por exemplo em Minas Gerais, onde moradores estão se juntando para tentar combater o fogo.

    Nota: 80, em decorrência de ter direção, porém apresentar contradição grave.

    C4: verificar a presença de elementos coesivos, em seguida avaliar se esses se repetem e se variam , e por último de foram empregados de forma adequada.
    Verificar a presença de elementos intra* e interparágrafos e repetir as instruções do passo anterior.
    Verificar a presença de operadores argumentativos e repetir as instruções do passo anterior:

    termos importantes:
    elementos intra* e interparágrafos: Ao mencionar coesão intraparágrafo, a terminologia da Grade se refere à presença de elementos coesivos, adequadamente mobilizados, dentro dos
    parágrafos (Quadro 1, vocábulos em azul). Por sua vez, a coesão interparágrafos é a presença de elementos coesivos, adequadamente mobilizados, entre os parágrafos (Quadro 1, vocábulos em rosa). Esses elementos localizam-se, geralmente, no início das alíneas e funcionam relacionando tanto ideias mais gerais entre parágrafos quanto períodos ou trechos específicos de ideias.
    Além disso, como apontado na Grade Específica, para um texto atingir os níveis de notas 4 e 5 na Competência IV, ele precisará, necessariamente, ter a presença de alguns elementos coesivos específicos (os chamados operadores argumentativos) interparágrafos, além de outras formas de coesão. Essas exigências para as notas mais altas serão explicitadas mais adiante.
    Repetição: será tolerada a repetição dos elementos temáticos se apresentarem pelo menos uma variação durante todo o texto. Para além destes, a tolerância será menor, e eles não devem se repetir em sua maioria.
    Passo 1:
    uma ressalva que vale destacar é a imensidade de elementos coesivos que há, por isso ficaria muito exaustivo repeti-los aqui, portanto eu irei avaliar somente as instruções seguintes à presença destes, isso é claro, em se houver:

    “senso de coletividade” apareceu 3 vezes, sendo variado por “espírito de coletividade” uma vez.
    “pessoa” apareceu 9 vezes, sendo variado 3 vezes por “todos”, que seria (todas as pessoas). Fora esse elemento, “seu próximo’ apareceu 2 vezes e sem variação

    2° passo:
    inadequações de interparágrafos:
    Linha 2: “próximo,* pode-se” faltou Operadores que indicam o argumento mais forte em uma escala a favor da mesma conclusão, como por exemplo “nesse sentido”
    Linha 2: ” ignorância,* pessoas’ faltou Operadores que introduzem uma justificativa ou explicação relativa ao enunciado anterior, como por exemplo “pois”
    Linha 3:” bem.* É importante ” faltou Operadores que somam argumentos a favor da mesma conclusão, como por exemplo “assim”.
    Linha 6: “Covid-19,* um momento ” faltou Operadores que introduzem uma justificativa ou explicação relativa ao enunciado anterior, como por exemplo “porque foi”.
    Linha 7: ” todos,* pessoas tiveram ” faltou Operadores que indicam o argumento mais forte em uma escala a favor da mesma conclusão, como por exemplo “inclusive.
    Linha 9: “perdidas,* a coletividade” faltou Operadores que introduzem uma conclusão com relação a argumentos apresentados em enunciados anteriores, como por exemplo ” portanto”.
    Linha 11: “pessoas,* o Brasil está” faltou Operadores que introduzem uma justificativa ou explicação relativa ao enunciado anterior, como por exemplo “já que”
    Linha 13:” animais. Podemos ” faltou Operadores que introduzem uma conclusão com relação a argumentos apresentados em enunciados anteriores, como por exemplo “por conseguinte,”

    intraparágrafos:
    não apresentou corretamente nenhuma vez.

    3° passo: Não utilizou nenhum

    Nota: 0, porque as palavras e os períodos estão em sua maioria justapostos e desconexos, que demonstra ausência de articulação, além disso não demonstra domínio / não utilizou elementos coesivos, não demonstra domínio / não utilizou elementos inter* e intra parágrafos e não demonstra domínio / não utilizou elementos argumentativos, além de repetir os elementos coesivos.

    C5: Analisar se respeitam os direitos humanos, logo em seguida os 5 elementos necessários
    termos importantes
    Respeitar os direitos humanos:
    Para a avaliação das redações, são considerados os seguintes princípios norteadores dos direitos humanos, pautados no Artigo 3º da citada Resolução nº 1,
    de 30 de maio de 2012, o qual estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos:
    • Dignidade humana;
    • Igualdade de direitos;
    • Reconhecimento e valorização das diferenças e diversidades;
    MÓDULO 07 | COMPETÊNCIA V 8
    • Laicidade do Estado;
    • Democracia na educação;
    • Transversalidade, vivência e globalidade; e
    • Sustentabilidade socioambiental.
    Ação: é o elemento que diz respeito à ação prática apontada pelo participante como necessária para a solução do problema apresentado pelo tema. É a partir da ação que reconhecemos a intenção de propor uma intervenção para o problema abordado e que os demais elementos se organizam. A pergunta a ser respondida a fim de identificar a ação é “O que deve ser feito?”.

    Agente: é o elemento que identifica o ator social apontado para executar a ação que se propõe. Para determinar o agente, o participante deve considerar o problema abordado pelo tema, sobre o qual se deseja intervir, e a ação apresentada. Apesar de os atores sociais variarem em função do tema e do problema, eles se enquadram em determinados níveis de ação: individual, familiar, comunitário, social, político, governamental e mundial. A pergunta a ser respondida para identificar o agente da ação proposta é “Quem executa?”

    Modo/meio: é o elemento que diz respeito à maneira e/ou aos recursos pelos
    quais a ação é realizada. Esse elemento dialoga com a exequibilidade, concretude e interventividade da ação, características indispensáveis à proposta de intervenção. A pergunta a ser respondida para identificar o modo/meio apontado
    é “Como se executa/Por meio do quê?”.

    Efeito é o elemento que corresponde aos resultados pretendidos ou alcançados pela ação proposta. Ele pode vir expresso por meio de uma estrutura indicativa de finalidade, consequência ou conclusão. A pergunta a ser respondida
    para identificar esse elemento é “Para quê?”.

    Detalhamento: é o elemento que acrescenta informações à ação, ao agente,
    ao modo/meio ou ao efeito. Ele tem papel fundamental para uma formulação
    mais concreta e mais elaborada da proposta de intervenção. Por esse motivo,
    damos ao detalhamento a mesma relevância dada aos demais elementos, pois
    todos cumprem o papel de completar a ação da proposta de intervenção. A
    pergunta a ser respondida para identificar o detalhamento é: “Que outra informação sobre esses elementos foi acrescentada pelo participante?”

    Avaliação
    passo 1: ok

    passo 2:
    Ação:deve-se criar campanhas e fazer propagandas para incentivar cada vez mais o senso de coletividade
    Agente:a prefeitura de cada estado
    Modo: Não tem, poderia ser pelas redes sociais, rádios, tvs etc.
    Efeito: não tem, poderia ser para angariar voluntários.
    Detalhamento; não tem. e poderia ser feito sobre qualquer um dos outros elementos.

    nota: 80

    NOTA FINAL: 280. Boa sorte e eu espero dar uma nota maior nas próximas

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  2. Bem, na introdução é melhor evitar a primeira pessoa “vivemos” , Você expressou bem a sua tese na introdução, porém a falta de repertório cultural, filósofico ou com a frase alguém, deixou sua introdução um tanto rasa d++ apesar de fácil entendimento, cuidado com isso.

    Primeiro desenvolvimento: “no ano de 2020” vem uma vírgula aí. Logo em seguida, “todos se surpreenderam “ tenta fugir dessas frases que você acaba repetindo d+ tentar abrir a sua mente para novas palavras, sinônimos e afins e não se esquece dos conectivos

    Na conclusão tbm falou muito detalhamento, apesar disso tá ok, se vc aprender o básico sobre estrutura de redação sua nota vai subir muito

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  3. (C= competência)
    C1: 200
    C2:120
    C3:160
    C4:200
    C5:120

    NA INTRODUÇÃO:
    LINHA 1: “.. é evidente que vivemos em uma sociedade
    onde as pessoas..” É EVIDENTE AONDE? FALTOU
    EXEMPLIFICAR, DAR UM CONTEXTO MAIS ESPECÍFICO..
    LINHA 4: “..é importante que todos tenham espírito..”
    POR QUE É IMPORTANTE A COLETIVIDADE? POR QUE AS
    PESSOAS NÃO Têm O SENSO DE COLETIVIDADE?
    FALTOU ISSO..

    ARGUMENTO 1:
    FALTOU DADOS ESPECÍFICOS SOBRE A COVID-19 E
    FONTES DA ONDE VEIO A INFORMAÇÃO.

    ARGUMENTO 2:
    LINHA 12: “.. é de suma importância a cooperação..”
    POR QUE É IMPORTANTE? TODOS TÊM O PAPEL NA HORA
    DE AJUDAR?.
    LINHA 13: FALTOU DADOS ESPECÍFICOS SOBRE AS
    QUEIMADAS.

    CONCLUSÃO:
    LINHA 18: FALTOU DETALHAR O QUE AS PROPAGANDAS
    PODEM FAZER.

    GERAL:
    FICOU MUITO BOM! ÓTIMA ESCRITA, USOU BEM AS
    CONJUNÇÕES.

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