O principio básico para se viver em uma sociedade mais justa é não deixar que o interesse individual sobrepunha o coletivo. Dessa forma, viver em um país cujo o sistema político seja o democrático é um passo importante nesse caminho, uma vez que a escolha do governante deve ser pensada em prol da sociedade como um todo, e também as eleições são feitas de maneira direta pelos cidadãos, onde todos os votos tem o mesmo peso, independente de raça ou posição social.
Rousseau no século XVIII, a partir de sua filosofia contratualista, já partilhava dessa ideia, para ele os indivíduos deveriam pensar em primeiro plano no bem comum, antes de suas vontades individuais, cabendo ao estado através de um contrato social, executar a vontade geral.
No entanto a construção de uma civilização com essas características é um processo longo, pois vivemos em uma sociedade que tem raízes de desigualdade e preconceito. Sendo exemplo disso o fato da mulher ter conseguido o direito ao voto mais tardar que o homem , unicamente por preconceito ao seu seu gênero, evidenciando a desigualdade de cunho político e social.
Nesse sentido, é necessário reconhecer que houve progresso na construção de uma sociedade mais horizontal até o século XXI, e que as correntes filosóficas desempenharam um papel fundamental nesse processo. Ainda assim não é o suficiente, uma vez que há desigualdade presente por todo o mundo, cabendo a todos refletir e questionar de forma constante o que pode ser melhorado para cada vez mais diminui-la.
MaíraVitoria
comp.1: 160
comp. 2: 40
comp. 3; 80
comp. 4: 120
comp. 5: 40
TOTAL: 440
Estude mais afundo as competências do Enem para botar fazer seu texto em cima delas, pois seu texto esta com d3eficiencia de planejamento, argumentação, ortografia.
Leias redações nesta 1000 e treine seus textos com temas invariáveis que podem cair no Enem
pammrodrigues.s
não vi lógica na sua introdução pq você deveria falar sobre novas ideias para construção de uma sociedade mais justa usando o senso da coletividade como um fator. Tenta colocar um repertório no começo da introdução para facilitar quando vc for falar sobre o tema, como uma série, filme, alusão histórica, citação filosófica ou um caso em específico para vc poder voltar para isso na conclusão e ficar top. E também não entendi o que você quis dizer sobre pesos. Um negro votando tem peso 1 na urna e um branco tem peso 2?
o seu desenvolvimento 1 está muito raso. Faltou conectivo no início do parágrafo, vc poderia ter começado assim: Diante desse cenário, em concordância com o filósofo Rousseau… e assim, continuava a sua citação e depois a explicava para caber no tema. Deveria ter escrito mais no seu D1, ter defendido o seu ponto de vista com o seu argumento, vc só usou uma citação e explicou.
no seu D2 faltou outro argumento para solucionar a problemática, você deveria ter colocado qual motivo deveria impulsionava para que uma sociedade justa ocorresse. Poderia ter usado dados estatísticos para isso, e assim aprofundar no seu argumento.
na sua conclusão falta: a introdução da conclusão, o agente, a ação, o meio e como a sua proposta de intervenção será feita e o que ela vai fazer na sociedade. Você não citou o tema na conclusão e não retomou o que você colocou na introdução para dar fechamento, chamado texto circuito.
comp.1: 160
comp. 2: 40
comp. 3; 80
comp. 4: 120
comp. 5: 40
TOTAL: 440
você precisa ler mais redações nota 1000 e praticar mais. Você consegue melhorar, eu sei.