Iniciante

Senso de coletividade e construção de uma sociedade mais justa

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No século XVIII surgiu uma ideologia chamada “Socialismo Utópico”, criada por Karl Marx, tal linha de raciocínio defende a ideia do coletivismo e igualdade para todos. Trazendo para nossa realidade, o mundo gira em torno do individualismo e da injustiça perante os menos favorecidos.
Inicialmente, dados da ONU demonstram que a distância social entre os mais ricos e os menos afortunados só tende a aumentar com o passar do tempo. Evidentemente, isso nos mostra como a sociedade foi ensinada a agir perante outros indivíduos, onde desde a infância as crianças são motivadas pelos pais, educadores escolares e também pela mídia televisiva a serem altamente competitivos para alavancarem suas vidas através do fracasso alheio.
Naturalmente, esse alto grau de disputa pelo sucesso entre as pessoas acarretam em uma sociedade doentia que se ver valor apenas em bens materiais e conquistas individuais. Assim, aqueles que são esmagados pela alta concorrência acabam sendo esquecidos diante da população, sofrendo injustiças durante toda sua vida por não se encaixar no padrão predefinido pela sociedade. Dessa forma, a distância social entre grupos só aumenta, mostrando para os mais jovens que o caminho do sucesso é não se importar com seu igual.
Conclui-se que tal problema precisa ser solucionado de imediato em nosso convívio social. Portanto, a Secretaria dos Direitos Humanos deve se mobilizar para tornar mais igualitária as relações sociais através de leis que proíbam a discriminação entre grupos, não só isso, mas também deve-se criar políticas de influenciamento para moldar próximas gerações. Dessa forma, por meio de tais mudanças é possível construir um mundo próximo da ideologia defendida por Karl Marx.

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4 Correções

  1. CORREÇÃO DETALHADA: Passo a passo para a nota final.
    Correção feita tendo como base os documentos disponibilizados pelo Inep, disponíveis no site:
    http://inep.gov.br/web/guest/enem-outros-documentos

    1°passo: analisar se encaixa em alguma das situações que levam à anulação,tais como:
    fuga total ao tema; não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; extensão de até 7 (sete) linhas; apenas cópia integral de texto(s) motivador(es) e/ou da Proposta de Redação e/ou de
    textos motivadores apresentados no Caderno de Questões; impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação (tais como números ou sinais gráficos fora do texto); parte deliberadamente desconectada do tema proposto; assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante; texto integralmente em língua estrangeira.
    2° passo: avaliar normalmente, caso não se enquadre, com base nas seguintes competências:
    1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal portuguesa
    2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção de argumentação.
    5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Termos importantes para a avaliação da anulação:
    Tema: O tema é definido a partir da frase temática apresentada na prova de redação.
    Tangenciamento: é observada naqueles textos que apenas resvalam no tema. A tangência ao tema caracteriza-se por uma abordagem incompleta dos elementos relacionados a ele. Essa abordagem parcial demonstra dificuldades de leitura e interpretação que prejudicam a avaliação do texto elaborado pelo participante. Texto dissertativo-argumentativo: é observada naqueles textos que apenas resvalam no tema. A tangência ao tema caracteriza-se por uma abordagem incompleta dos elementos relacionados a ele. Essa abordagem parcial demonstra dificuldades de leitura e interpretação que prejudicam a avaliação do texto elaborado pelo participante.

    Avaliação passo a passo (eu vou usar esse termo algumas vezes):

    1° passo: transferi o seu texto para o word com a fonte calibri 11 e margem de folha A4. Depois contei o número de linhas e dividi o número de palavras pelo de linhas:
    Palavras 266
    Linhas; 21
    Média de palavras por linhas +- 12, o que é realista e prova que a análise está certa.
    Tangenciamento: constado por não abordar e desenvolver o elemento secundário da frase temática ” e construção de uma sociedade mais justa”

    2° passo:
    C1 – competência 1 – vou utilizar esse termo em todas as competências: avaliar primeiro os possíveis erros de estrutura sintática, em seguida os possíveis desvios gramaticais e por último, avaliar os elementos do excelente domínio da escrita formal.

    Termos importantes para avaliar a competência 1:
    Estrut. sintática: é objeto de avaliação da Competência I, juntamente com
    os desvios, uma vez que esse aspecto também faz parte das regras da Língua Portuguesa – aquelas que dizem respeito à sintaxe. Uma estrutura sintática convencional pressupõe a existência de determinados elementos oracionais que se organizam na frase e garantem a fluidez da leitura e a apresentação clara das ideias do participante, organizadas em períodos bem estruturados e completos. Os textos com falhas relacionadas à estrutura sintática geralmente apresentam períodos truncados e justaposição de palavras, ausência de termos ou excesso de palavras (elementos sintáticos). Pode haver ainda a presença de um ponto final separando duas orações que deveriam constituir um mesmo período (truncamento) ou uma vírgula no lugar de um ponto final que deveria indicar o fim da frase (justaposição), o que interfere na qualidade da estrutura sintática. A frequência com que esses falhas ocorrem no texto e o quanto elas prejudicam sua compreensão como um todo é o que ajudará a definir o nível em que uma redação deve ser avaliada.
    Desvios gramaticais:
    De convenções da escrita; de escolha de registro; gramaticais; de escolha vocabular.

    Matriz curricular dessa competência (vou explicar isso em todas)
    A nota final de cada competência é definida pela junção das notas das grades específicas que se enquadre em um mesmo nível. Por exemplo: grade1: nível 3; grade2: nível 4 –> nota final, nível 3.

    O – Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da Língua
    Portuguesa
    1 – Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
    2 – Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
    3 – Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    4 – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    5 – Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

    Grade específica: estrut. sintática e desvios
    ESTRUTURA SINTÁTICA E DESVIOS GRAMATICAIS:
    0 – Estrutura sintática inexistente (independentemente da quantidade de desvios)
    1 – Estrutura sintática deficitária com muitos desvios.
    2 – Estrutura sintática deficitária OU muitos desvios.
    3 – Estrutura sintática regular E alguns desvios
    4 – Estrutura sintática boa E poucos desvios.
    5 – Estrutura sintática excelente (no máximo, uma falha) E, no máximo, dois desvios.

    Avaliação passo a passo:
    Estrut. sintatica:
    Linha 1: “criada por Karl Marx*,* tal linha” justa posição de período.
    Linha 11: ” que *se* ver valor ” excesso de palavra

    Desvios:
    Linha 1: “No século XVIII* surgiu” falta de vírgula.
    Linha 7: “indivíduos,*onde*” escolha imprecisa de vocábulo.
    Linha 10: “as pessoas *acarretam*” concordância verbal
    Linha 11: “doentia* que se” falta de vírgula
    Linha 11: “doentia que se *ver*” concordância verbal. Era para ser ” vê”
    Linha 19; “influenciamento ” escolha imprecisa de vocábulo. Era para ser “influenciação.

    Excelente domínio da norma culta: Não
    Não demonstra, pois não demonstra domínio/não empregou o uso de crase.
    não demonstra domínio/não empregou orações intercaladas.
    não demonstra domínio/não empregou subordinações.
    não demonstra domínio/não empregou inversões.

    Nota: 120, pois Estrutura sintática regular E alguns desvios

    C2: avaliar a estrutura do texto dissertativo argumentativo, depois a abordagem completa do tema e o repertório sociocultural.

    TERMOS IMPORTANTES DA COMPETÊNCIA
    tema: é definido a partir da frase temática apresentada na prova de redação.
    tangência: é observada naqueles textos que apenas resvalam no tema. A tangência ao tema caracteriza-se por uma abordagem incompleta dos elementos relacionados a ele. Essa abordagem parcial demonstra dificuldades de leitura e interpretação que prejudicam a avaliação do texto elaborado pelo participante.
    repertório: Elemento importante para a redação do Enem e requisito fundamental para que o participante atinja as notas mais altas na Competência II, o repertório sociocultural configura-se como toda e qualquer informação, fato, citação ou experiência vivida que, de alguma forma, contribui como argumento para a discussão proposta pelo participante. alguns exemplos são:
    […] provas concretas (dados ou fatos sobre o tema), exemplos (fatos similares ou relacionados ao tema), autoridades (citação de especialistas no tema), lógica (causa e consequência, por exemplo) e senso comum (o que as pessoas em geral pensam sobre o tema)
    TIPOS DE REPERTÓRIO
    • Repertório a partir de muitos trechos de cópias dos textos motivadores
    estes apresentam mais de 7 linhas sem cópia dos textos motivadores, mas, ainda assim, apresentam muitos trechos copiados em relação ao conjunto textual produzido pelo participante. Esses casos deverão ser penalizados na Competência II, não podendo ultrapassar o nível 2.

    Grade específica:
    1 – Tangência ao tema OU Texto composto por aglomerado de palavras OU
    • Traços constantes de outros tipos textuais
    2 – Abordagem completa do tema E 3 partes do texto (2 delas embrionárias) OU • Conclusão finalizada por frase incompleta. (Textos que apresentam muitos trechos de cópias dos textos motivadores não devem ultrapassar esse nível)
    3 – Abordagem completa do tema E 3 partes do texto (1 parte pode ser embrionária) E • Repertório baseado nos textos motivadores E/OU • Repertório não legitimado E/OU • Repertório legitimado, MAS não pertinente ao tema.
    4 – Abordagem completa do tema E 3 partes do texto (nenhuma delas embrionária) E Repertório legitimado E pertinente ao tema, MAS com uso improdutivo.
    5 – Abordagem completa do tema 3 partes do texto (nenhuma delas embrionária) E Repertório legitimado E pertinente ao tema, COM uso produtivo.

    Avaliação passo a passo:

    Prevalência e domínio do texto dissertativo-argumentativo: ok
    Abordagem completa: não
    frase conclusiva finalizada: sim
    análise do repertório sociocultural: (apresentou 2)
    “Inicialmente, dados da ONU demonstram que a distância social entre os mais ricos e os menos afortunados só tende a aumentar com o passar do tempo.”
    ““Socialismo Utópico”, criada por Karl Marx, tal linha de raciocínio defende a ideia do coletivismo e igualdade para todos”
    cópia dos textos motivadores?: não
    baseado nos textos motivadores não
    é legitimado? sim
    é pertinente? sim
    é produtivo? não
    nota do repertório 4, ou seja, 160.

    Nota da competência: 40, em decorrência de: 1 – Tangência ao tema OU Texto composto por aglomerado de palavras OU • Traços constantes de outros tipos textuais.

    C3: avaliar a estrutura do texto, ou seja, a seleção, relações, organização e interpretações dos fatos/opiniões/dados em defesa de um ponto de vista e/ou se apresenta contradição grave.

    TERMOS IMPORTANTES PARA A APLICAÇÃO DA GRADE ESPECÍFICA
    DA COMPETÊNCIA III
    A seguir, apresentamos os termos mais importantes presentes na Grade Específica e que são fundamentais no momento da correção e da aplicação da grade, a fim de que seja atribuído o nível adequado a cada redação.
    Sem direção:Considera-se que a redação sem direção apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si (não é perceptível sequer uma direção) em defesa de um ponto de vista – ou seja, ainda não é possível identificar o que está sendo defendido pelo participante em seu texto.
    COM DIREÇÃO: Em oposição ao conceito de “sem direção”, considera-se “com direção” aquela
    redação que já apresenta informações, fatos e opiniões articulados, isto é, as ideias apresentadas têm conexão entre si, e é possível perceber uma direção única em defesa de um ponto de vista – ou seja, é possível identificar o que está sendo defendido pelo participante em seu texto.

    Matriz de referência;
    0 – Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem
    defesa de um ponto de vista.
    1 – Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
    2 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
    3 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
    limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
    4 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
    5 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

    Grade específica da competência:
    0 – Tangente ao tema e sem direção
    1 – Tangente ao tema e com direção OU Abordagem completa do tema e sem direção.
    2 – Projeto de texto com muitas falhas E Sem desenvolvimento ou com desenvolvimento de apenas
    uma informação, fato ou opinião. (Textos que apresentam contradição grave não
    devem ultrapassar este nível)
    3 – Projeto de texto com algumas falhas E Desenvolvimento de algumas informações, fatos e opiniões.
    4 – Projeto de texto com poucas falhas E Desenvolvimento da maior parte das informações, fatos e opiniões.
    5 – Projeto de texto estratégico E Desenvolvimento das informações, fatos e opiniões
    em todo o texto (Aqui se admitem deslizes pontuais, sejam de projeto e/ou de desenvolvimento)

    Avaliação passo a passo:
    Apresenta direção: sim
    Falhas no projeto de texto:
    “Inicialmente, dados da ONU demonstram que a distância social entre os mais ricos e os menos afortunados só tende a aumentar com o passar do tempo.” não desenvolveu e não explicou de quando/ não contextualizou.
    “Trazendo para nossa realidade, o mundo gira em torno do individualismo e da injustiça perante os menos favorecidos.” tangenciou durante o desenvolvimento.
    ” a sociedade foi ensinada a agir perante outros indivíduos, onde desde a infância as crianças são motivadas pelos pais, educadores escolares e também pela mídia televisiva a serem altamente competitivos para alavancarem suas vidas através do fracasso alheio.” sem embasamento
    “a serem altamente competitivos para alavancarem suas vidas através do fracasso alheio” não desenvolveu.

    Nota: 80, devido a Apresentar informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.

    C4: verificar a presença de elementos coesivos, em seguida avaliar se esses se repetem e se variam , e por último de foram empregados de forma adequada.
    Verificar a presença de elementos intra* e interparágrafos e repetir as instruções do passo anterior.
    Verificar a presença de operadores argumentativos e repetir as instruções do passo anterior:

    termos importantes:
    elementos intra* e interparágrafos: Ao mencionar coesão intraparágrafo, a terminologia da Grade se refere à presença de elementos coesivos, adequadamente mobilizados, dentro dos
    parágrafos (Quadro 1, vocábulos em azul). Por sua vez, a coesão interparágrafos é a presença de elementos coesivos, adequadamente mobilizados, entre os parágrafos (Quadro 1, vocábulos em rosa). Esses elementos localizam-se, geralmente, no início das alíneas e funcionam relacionando tanto ideias mais gerais entre parágrafos quanto períodos ou trechos específicos de ideias.
    Além disso, como apontado na Grade Específica, para um texto atingir os níveis de notas 4 e 5 na Competência IV, ele precisará, necessariamente, ter a presença de alguns elementos coesivos específicos (os chamados operadores argumentativos) interparágrafos, além de outras formas de coesão. Essas exigências para as notas mais altas serão explicitadas mais adiante.
    Repetição: será tolerada a repetição dos elementos temáticos se apresentarem pelo menos uma variação durante todo o texto. Para além destes, a tolerância será menor, e eles não devem se repetir em sua maioria.

    Matriz de referência da competência:
    0 – Não articula as informações.
    1 – Articula as partes do texto de forma precária.
    2 – Articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
    3 – Articula as partes do texto de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco
    diversificado de recursos coesivos.
    4 – Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de
    recursos coesivos.
    5 – Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    Matriz específica da competência:

    0 – Palavras e períodos justapostos e desconexos ao longo de todo o texto, o que demonstra ausência de articulação.
    1 – Presença regular de elementos coesivos inter E/OU intraparágrafos E/OU algumas repetições E/OU algumas inadequações.
    2 – Presença rara de elementos coesivos inter e/ou intraparágrafos E/OU excessivas repetições E/OU excessivas inadequações.(Textos em forma de monobloco não devem ultrapassar este nível.)
    3 – Presença pontual de elementos coesivos inter e/ ou intraparágrafos E/OU muitas repetições E/OU muitas inadequações.
    4 – Presença constante de elementos coesivos inter* e intraparágrafos E/OU
    poucas repetições E/OU poucas inadequações.(*Havendo elemento coesivo de tipo “operador argumentativo” entre parágrafos em, pelo menos, 01 momento do texto.)
    5 – Presença expressiva de elementos coesivos inter** e intraparágrafos** E raras ou ausentes repetições E sem inadequação. (**Havendo elemento coesivo de tipo “operador argumentativo” entre parágrafos em, pelo menos, 02 momentos do texto e, pelo menos, 01 elemento coesivo de qualquer tipo dentro de todos os parágrafos)

    Avaliação passo a passo:
    uma ressalva que vale destacar é a imensidade de elementos coesivos que há, por isso ficaria muito exaustivo repeti-los aqui, portanto eu irei avaliar somente as instruções seguintes à presença destes, isso é claro, em se houver:
    Repetições:
    “sociedade” 4 vezes, sendo variado uma vez por “população”, entretanto, o significado não era o esperado, o que denota a falta de conhecimento quanto ao significado e os sinônimos de “sociedade” e de “cidadãos”.

    Erros interparágrafo:
    linha 7: ” indivíduos, *onde*” uso indevido/ faltou Operadores que introduzem uma justificativa ou explicação relativa ao enunciado anterior, por exemplo “pois”

    Erros intraparágrafo;
    Linha 5 “Inicialmente, dados” uso indevido
    Linha 6; “tempo. *Evidentemente*” uso indevido/ faltou Operadores que introduzem uma conclusão com relação a argumentos apresentados em enunciados anteriores
    Linha 10; “Naturalmente, ” uso indevido, pois deveria ser interparágrafo

    Nota; 120, já que 3 – Articula as partes do texto de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

    C5: Analisar se respeitam os direitos humanos, logo em seguida os 5 elementos necessários
    termos importantes
    Respeitar os direitos humanos:
    Para a avaliação das redações, são considerados os seguintes princípios norteadores dos direitos humanos, pautados no Artigo 3º da citada Resolução nº 1,
    de 30 de maio de 2012, o qual estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos:
    • Dignidade humana;
    • Igualdade de direitos;
    • Reconhecimento e valorização das diferenças e diversidades;
    • Laicidade do Estado;
    • Democracia na educação;
    • Transversalidade, vivência e globalidade; e
    • Sustentabilidade socioambiental.
    Ação: é o elemento que diz respeito à ação prática apontada pelo participante como necessária para a solução do problema apresentado pelo tema. É a partir da ação que reconhecemos a intenção de propor uma intervenção para o problema abordado e que os demais elementos se organizam. A pergunta a ser respondida a fim de identificar a ação é “O que deve ser feito?”.
    Agente: é o elemento que identifica o ator social apontado para executar a ação que se propõe. Para determinar o agente, o participante deve considerar o problema abordado pelo tema, sobre o qual se deseja intervir, e a ação apresentada. Apesar de os atores sociais variarem em função do tema e do problema, eles se enquadram em determinados níveis de ação: individual, familiar, comunitário, social, político, governamental e mundial. A pergunta a ser respondida para identificar o agente da ação proposta é “Quem executa?”
    Modo/meio: é o elemento que diz respeito à maneira e/ou aos recursos pelos quais a ação é realizada. Esse elemento dialoga com a exequibilidade, concretude e interventividade da ação, características indispensáveis à proposta de intervenção. A pergunta a ser respondida para identificar o modo/meio apontado é “Como se executa/Por meio do quê?”.
    Efeito: é o elemento que corresponde aos resultados pretendidos ou alcançados pela ação proposta. Ele pode vir expresso por meio de uma estrutura indicativa de finalidade, consequência ou conclusão. A pergunta a ser respondida para identificar esse elemento é “Para quê?”.
    Detalhamento: é o elemento que acrescenta informações à ação, ao agente, ao modo/meio ou ao efeito. Ele tem papel fundamental para uma formulação mais concreta e mais elaborada da proposta de intervenção. Por esse motivo, damos ao detalhamento a mesma relevância dada aos demais elementos, pois todos cumprem o papel de completar a ação da proposta de intervenção. A pergunta a ser respondida para identificar o detalhamento é: “Que outra informação sobre esses elementos foi acrescentada pelo participante?”

    Respeito aos direitos humanos: OK
    elementos;
    Ação: inválida, não especificou qual ação em si.
    Agente: Secretaria dos Direitos Humanos
    Modo: através de leis e políticas de “influenciamento” –> inválido, pois o Enem exige que em caso de apresentar dois modos, ambos devem ser válidos, sendo só o primeiro
    Efeito: “tornar mais igualitária as relações sociais ”
    Detalhamento: nenhum

    Nota: 80, pois apresenta 2 elementos válidos.

    Nota final: 120 + 40 + 80 + 120 + 80 = 440. ESPERO TER AJUDADO, E SE EU REALMENTE AJUDEI, POR FAVOR, ESCOLHA ESSA COMO “MELHOR CORREÇÃO”, POIS ISSO ME INCENTIVA MUITO A CONTINUAR CORRIGINDO DETALHADAMENTE E MELHORANDO A CADA CORREÇÃO.
    LEMBRE-SE AQUI É LUGAR PARA ERRAR E TIRAR NOTA BAIXA, O ENEM QUE É PARA TIRAR 1000.

    • 1
  2. ■ Competência I
    Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    180 – Ortografia, pontuação e estrutura sintática .
    ■ Competência II
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    160 – senti falta de números que comprovassem as suas afirmações.
    ■Competência III
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    180 – Texto organizado, com argumentação rica.
    ■Competência IV
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. —- repetição de palavras ou expressões/ organização do parágrafo/conectivo
    180 – Utiliza os recursos coesivos de forma diversificada, com poucas repetições.
    ■ Competência V
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    200 – Apresentou os 3 elementos da proposta de intervenção (agente, ação, efeito)

    TOTAL: 900, Muito boa amigo

    • 1
  3. olá, boa tarde!

    Bom, logo na introdução percebi um erro de estruturação de período. O ideal seria que, em vez de pôr “tal linha de raciocínio…”, você colocasse, por exemplo “a qual defende a ideia…”, para poder manter tudo numa frase só, já que a primeira sentença exigiria um ponto final. Também seria ideal deixar suas teses mais claras, ainda na introdução.

    No primeiro parágrafo de desenvolvimento, talvez tenha faltado um detalhamento do problema ou um tópico frasal para fechar o raciocínio. Por exemplo, você poderia ter adicionado mais uma frase expondo os impactos da competitividade que você citou anteriormente.

    Sua proposta de intervenção está ótima. Retomar a ideia do repertório da introdução foi muito bom. Lembre-se também de sempre responder todas aquelas perguntas (quem, o quê, para quem, como e por quê).

    • 1
  4. Competência 1: demonstrou bom domínio da língua formal português, contém alguns de pontuação e de acentuação.
    160
    Competência 2: muito bom, desenvolve o tema com uma argumentação consiste.
    180
    Competência 3: contém um repertório sociocultural produtivo, com fatos e opiniões consistentes.
    200
    Competência 4: use mais os conectivos a seu favor.
    180
    Competência 5: proposta de intervenção completa de acordo com os critérios do Enem.
    200
    Total: 920

    • 0

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