Copa do Mundo e Ditadura Civil-militar: eis aqui dois exemplos dos brasileiros unidos para um propósito; a primeira sendo como grande apoio moral no esporte e a segunda como enorme movimento social a fim de modificar a estrutura política no Brasil na época. Hodiernamente, pode-se perceber que, no país, esse sentimento nacionalista vem diminuindo, tendo em vista que a sociedade se envolveu no meio capitalista e, consequentemente, isola-se no próprio querer. Todavia, é fulcral uma análise dos fatores político-sociais para que haja uma mudança nesse quadro.
Em primeiro lugar, vale ressaltar os fatores históricos que situaram o país e, infelizmente, não são honrados. Nos anos 80 ocorreram inúmeros movimentos civis, sobretudo, as Diretas Já e a nova constituição federal, que formularam a política atual; entretanto, os reflexos dessas lutas não são totalmente benéficos, tendo em vista que os brasileiros não respeitam as atribuições básicas da própria lei, como o Artigo 5 da Constituição que garante direitos sem distinção de natureza, mas, uma parcela ainda pratica atos segregatórios e impensados. A exemplo disso, tem-se torcedores gritando palavras racistas ao jogador do time rival e as más escolhas políticas, responsáveis pelos 4 “impeachments” no Brasil. Nesse modo, é nítido que, apesar das garantias oferecidas, as pessoas não usufruem delas de forma consciente, contribuindo ainda mais para os problemas populacionais que assolam nosso país e separando seu povo.
Em segunda instância, é importante salientar que o altruísmo nacional é algo a ser trabalhado. A reflexão das próprias ações acabou se tornando uma ação secundária, que como consequência trouxe a normalização de pequenas corrupções diárias, intensificado pela falta de fiscalização governamental perante essas irregularidades, por exemplo, devolver o troco errado para alguém incapacitado, utilizar o estacionamento para cadeirantes por estar vago ou até mesmo os animais abandonados a sangue frio nas ruas. Dessa forma, com o desrespeito as políticas públicas, a população ignora os próprios valores a fim de valorizar apenas a si mesmo, rompendo com a coletividade nacional e seus esforços para trazer o bem geral. Assim, conclui-se que, caso não haja uma intervenção, a propagação dos valores egoístas, antiéticos e individualistas serão os pilares do futuro corpo social brasileiro.
Portanto, medidas devem ser aplicadas para a resolução dessa problemática. É dever do Estado intensificar a fiscalização em estabelecimentos comerciais, por meio de visitas mensais, checagem obrigatória das câmeras e relatórios periódicos sobre o funcionamento e recepção do cliente durante o período no local. Paralelamente, o Governo deve estabelecer punições severas para crime de injúria, com multas financeiras dependendo da renda do infrator e trabalhistas em ONGs voltadas a ações filantrópicas. Assim, gradativamente, a população terá consciência das ações e terão reações positivas para o senso coletivo, melhorando o futuro do Brasil.
Emille Fernanda Dias
Copa do Mundo e Ditadura Civil-militar: eis aqui dois exemplos dos brasileiros unidos para um propósito; ” nesta primeira frase , esta sendo colocada de forma informal, como se estivesse falando do assunto oralmente, e em uma redação a transcrição da fala para escrita deve ser adaptada para ter mais coerência e formalidade.
Na introdução faltou você expor melhor e de modo mais claro o problema e a sua causa, as palavras usadas foram boas, mas em um contexto geral deve aponta o problema de um modo que seja claro o entendimento e que influencie o leitor a vê que aquilo é mesmo algo que precise ser resolvido.
O primeiro e o segundo desenvolvimento ficou bom, mas estão muito extenso.
A conclusão esta ótima.
juhandelina
Olá!
Competência I (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): alguns erros são encontrados, a exemplo da utilização errônea no uso da próclise, do uso incorreto de pontuação, como ponto e vírgula. Por isso, 160.
Competência II (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): não houve fuga do tema, apesar que sua argumentação apresenta falhas, principalmente no que se refere à ligação do seu repertório ao desenvolvimento das suas ideias, além de que apenas o D1 apresenta repertório. Por isso, 120.
Competência III (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): seu ponto de vista é explícito no texto, mas suas marcas de autoria não são amplamente compreensíveis, por exemplo, “devolver o troco errado para alguém incapacitado”, quem são essas pessoas incapazes?, “altruísmo nacional”, a utilização de certas palavras não condizem com o significado. Por isso, 160.
Competência IV (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): seu texto não está totalmente coeso, pois seus mecanismos linguísticos não são variados e não estão intercalados de forma correta nos períodos. Por isso, 160.
Competência V (Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos): “Portanto, medidas devem ser aplicadas para a resolução dessa problemática. É dever do Estado (AGENTE) intensificar (AÇÃO) a fiscalização em estabelecimentos comerciais, por meio (MEIO/MODO) de visitas mensais, checagem obrigatória das câmeras e relatórios periódicos sobre o funcionamento e recepção do cliente durante o período no local. Paralelamente, o Governo (AGENTE) deve (AÇÃO) estabelecer punições severas para crime de injúria, com multas financeiras dependendo da renda do infrator e trabalhistas em ONGs voltadas a ações filantrópicas (DETALHAMENTO). Assim, gradativamente, a população terá consciência das ações e terão reações positivas para o senso coletivo, melhorando o futuro do Brasil.” Sua proposta não apresenta os cinco elementos – agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento – por isso, 120.
Torço por você, continue praticando, melhorando e persistindo!!! (:
ps.: sou apenas estudante.