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Segurança Pública no Brasil: como vencer o desafio?

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O filme ‘Cidade de Deus’ acompanha Buscapé, um jovem negro e pobre que narra a história da comunidade segundo a sua perspectiva. Ao passo que o protagonista fugia da violência, o bandido Zé Pequeno adquiria todas as ‘bocas’ de tráfico da região. Paralelamente, pode-se associar a trama ao contexto hodierno, visto que a deficiência na segurança pública tem crescido exponencialmente no Brasil. Nesse viés, convém avaliar tal quadro, agravado não só pelo narcotráfico, como também pelos baixos investimentos em educação.

A priori, é fato que o tráfico de drogas está atrelado a criminalidade no Brasil. Consoante dados do portal G1, cerca de 80% das mortes violentas registradas no Norte e Nordeste são atribuídas às facções criminosas. Ademais, o vício em entorpecentes é, por si só, uma ameaça à segurança pública, uma vez que os dependentes químicos passam a viver em função da droga, vendendo seus pertences e, posteriormente, praticando assaltos com a finalidade de obter dinheiro para financiar o narcotráfico. Destarte, essa conjuntura representa um panorama preocupante.

A posteriori, é válido ressaltar que a negligência do Governo em não destinar devidamente verbas à educação constitui um importante fator para a perpetuação da problemática. De acordo com o site ‘Nova escola’,  o total investido por União, estados e municípios brasileiros não ultrapassa 250 reais mensais por aluno, valor que corresponde a um quarto do que gastam os países desenvolvidos, nos quais a população carcerária é, por conseguinte, substancialmente menor que no Brasil. Em consonância com tal estatística, pode-se citar o filósofo Pitágoras, o qual afirmou que o ideal é que se eduquem as crianças para que não seja preciso punir os homens.

Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Urge que o Ministério de Educação e Cultura (MEC), por meio de verbas governamentais, promova a criação do projeto ‘Comunidade Educadora’, o qual deve incentivar a educação de crianças e adolescentes em áreas periféricas e vulneráveis, trazendo histórias de pessoas que superaram a violência através do ensino, com a finalidade de conter a crise da segurança pública vigente. Desse modo, os brasileiros terão uma melhor qualidade de vida, posto que tomarão como exemplo jovens como Buscapé, e não como Zé Pequeno.

 

 

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3 Correções

  1. Olá, sua introdução está ótima, eu só daria uma leve explicada em cada argumento que será desenvolvido, só pra ficar mais completo
    O d1 tambe, está bom, porém o último período não diz nada, substitua por um mais completo, com as consequências do problema para o indivíduo e para a sociedade
    O d2 tá,bem esta bom, tem repertório e está bem desenvolvido
    Intervenção tem todos os elementos, muito boa, e retomou o filme usado no início
    É um bom texto, parabéns

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  2. Texto muito bom, gostei bastante, segue o padrão Enem, muito bem organizado com uso de conectivos, e notório que você possui domínio da norma culta, pontuação também bem colocada. Introdução perfeita com tese bem clara. Os dois desenvolvimentos estão impecáveis, e a conclusão também apresenta todos os agentes ao meu ver. Parabéns, muito boa sua redação.

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  3. Texto muito bom, bem estruturado, e que segue a norma padrão. Tente na próxima vez, fazer uma proposta de intervenção para cada parágrafo, nesse caso faltou criar uma para o baixo investimento na educação. Procure desenvolver o tópico frasal antes de apresentar argumentos. Fora isso seu texto está excelente. Parabéns.

    Domínio da norma culta da língua escrita – 2,0
    Compreensão da proposta de redação – 1,9
    Construção de argumentos consistentes – 2,0
    Domínio de concisão, clareza, coesão e coerência – 2,0
    Proposta de intervenção – 1,7

    Nota = 9,6

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