Segurança pública no Brasil: como vencer esse desafio?

  • 2

A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa os desafios da segurança pública no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a  análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeiro plano, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater  os desafios que a segurança pública vem enfrentando. Nesse sentido, nota-se a falta de investimento nessa área e também a constante dificuldade de se trabalhar em ambientes dominados pelo crime. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a segurança e o lazer, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar o crescimento da violência na sociedade como impulsionador dos desafios vigentes na segurança pública no Brasil. Diante de tal exposto, o ambiente de trabalho dos empregados nesse ramo acaba ficando mais arriscado, colocando constantemente a vida de ambos em perigo. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Conclui-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Governo Federal juntamente com os âmbitos municipais, por intermédio de uma nova divisão de capital entre os eixos social, em que a segurança seja priorizada, sem os demais sejam afetados e um projeto de reabilitação social, dando preferência aos malfeitores comandantes de facções, a fim de sancionar os desafios e originar um novo começo para a segurança pública no Brasil. Assim tornar-se-á possível construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na carta magna.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi, Gustavo, tudo bem? Vou corrigir sua redação por parágrafos e pontuar algumas observações. Qualquer erro que eu cometer, você me corrige, pode ser? =)

    INTRO——————————————-
    🔺 contextualização + tema: “A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro” ✔️
    🔺 tese: “Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa os desafios da segurança pública no Brasil” ✔️
    🔺 1° problemática: ❓
    🔺 2° problemática: ❓

    OBS:
    –> Constituição Federal deve vir com letras maiusculas
    –> ausência de crase: “o direito à segurança…”
    –> “deste modo” —-> “desse modo”
    –> especifique suas problemáticas, a fim de ja deixar o corretor esclarecido sobre o que você vai tratar no D1 e D2

    D1 ——————————————-
    🔺 introdução da ideia: ” deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater os desafios que a segurança pública vem enfrentando.”✔️
    🔺 citação + afirmação: ” Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, […] é evidente no país.”✔️✔️
    🔺 opinião: “Nesse sentido, nota-se a falta de investimento nessa área e também a constante dificuldade de se trabalhar em ambientes dominados pelo crime.”✔️

    OBS:
    –> “estado” com inicial maiuscula
    –> não utilize termos sentimentalistas como “infelizmente”
    –> você atendeu corretamente ao padrão da estrutura do desenvolvimento, invertendo a ordem original, acredito que não tem problema, ja que você relacionou tudo de forma simples e correta. Entretanto, isso ocasionou na redução dos conectivos, o que não é muito bom, pois quanto mais conectivos melhor, por isso eu recomendo você utilizar a modelagem padrão
    –> sem erros de pontuação, muito bom

    D2 ——————————————-
    🔺 introdução da ideia: “é fundamental apontar o crescimento da violência na sociedade como impulsionador dos desafios vigentes na segurança pública no Brasil.”✔️
    🔺 citação: ❓
    🔺 afirmação: “Diante de tal exposto, o ambiente de trabalho dos empregados nesse ramo acaba ficando mais arriscado, colocando constantemente a vida de ambos em perigo.”✔️
    🔺 opinião: ” Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.” (vago)❓

    OBS:
    –> nesse parágrafo, você acabou fazendo uma abordagem um pouco superficial (notório pela quantidade de linhas: apenas 5)
    –> sua opinião final ficou muito vaga, você precisa mostrar posicionamento a respeito da problematica
    –> “o ambiente de trabalho dos empregados nesse ramo acaba ficando mais arriscado” mais arriscado por que? (resposta: argumentação) como você sabe disso? (resposta: repertório)
    –> “Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.” implemente informações: “Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar, por conta de tal coisa, que, erronemanete, influencia/negligencia tal coisa no país”

    CONCLUSÃO——————————————-
    🔺 ação: projeto de reabilitação social
    🔺 meio/modo: por intermédio de uma nova divisão de capital entre os eixos social
    🔺 agente: Governo Federal
    🔺 finalidade: a fim de sancionar os desafios e originar um novo começo para a segurança pública no Brasil
    🔺 detalhamento: dando preferência aos malfeitores comandantes de facções

    OBS:
    –> eu entendi sua ideia, mas faltou coesão: “sem os demais sejam afetados e um projeto de reabilitação social” (ausência da conjunção “que” e um verbo de ação para criação do projeto)
    –> ausência de vírgula: “Governo Federal, juntamente…” (sempre que você colocar juntamente/em paralelo/paralelamente/… todo o termo vem isolado entre virgulas)
    –> erro de concordância em numero: “eixos social” (sociais)
    –> sempre procure evitar mesóclise “tornar-se-á”, não está errado, mas alguns corretores do enem não aprovam
    –> “possível construção” —-> “possível a construção”
    –> “carta magna” com iniciais maiusculas

    |FEEDBACK|
    Gustavo, você possui um grande talento na escrita, parabéns. Gostei da forma que você se posicionou a respeito da temática. Lembre-se que em ambos os desenvolvimentos você precisa citar alguma coisa, ou seja, fazer o uso do seu repertório, a fim de dar embasamento e veracidade as suas ideias (C2). Além disso, tome bastante cuidado com as palavras que exigem iniciais maiusculas, pois isso conta na C1. Se atente, ainda, à revisão da redação antes de enviar, pois você engoliu algumas palavras, o que dificultou partes da coesão (entendimento) do texto e, consequentemente, a coerência (sentido). Parabéns pelo texto, ficou execelente. Continue treinando, você vai longe!

    🔺C1: 160
    🔺C2: 160
    🔺C3: 160
    🔺C4: 180
    🔺C5: 200
    🔺NOTA: 860

    Essa nota é apenas representativa, visto que eu não tenho autoridade para tal ato. Atente-se às dicas/sugestões. Espero que tire algum proveito da correção e, qualquer dúvida, só chamar. ❤️❤️

    • 5
  2. Olá Gustavo, tudo bem? Não irei corrigir novamente, pois, a Thamirysbds já fez isso e falou tudo…….
    Só gostaria de te falar que a sua redação está excelente!! E acrescentar que seus argumentos estão bem colocados em relação ao tema. Realmente a segurança publica está muito defasada e isso não está somente relacionado a lei e sim também aos Governadores que não oferecem equipamentos adequados para as forças policiais.

    • 0
  3. Perfeita redação! Rumo a nota 1000👏
    Apenas aconselho a não usar o “conclui-se, portanto” porque a banca já sabe que o concetivo “portanto” já é de conclusão. Ao invés de usar “conclui-se” , dá pra usar “percebe-se” só pra não ficar óbvio demais que você tá concluindo o texto.
    Caso a banca não se impotasse com esse detalhe, vc ganharia nota mil, dependendo de como iria ficar na folha da redação também, é claro.
    Parabéns 👏

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.