Aprendiz

Segurança pública no Brasil: como vencer esse desafio?

  • 0

Tráfico, violência, prisões lotadas, mais violência, lares desequilíbrados, combater a violência com mais violência, então essa seria a melhor forma de lutar contra algo que persiste no Brasil? No cenário atual, há de se observar os diversos problemas diante da segurança publica, visto que, o contratempo não é erradicado pela raiz dando continuidade a tamanho ímpeto, causando descrença e medo na população brasileira.

Primeiramente, domicílios com uma família desequilíbrada, despreparada para criar uma criança e sobretudo truculento, colaboram para futuros indivíduos gindo com atroz em sociedade. Por outras palavras, a segurança publica em especial trazida pelos policiais militares não é suficiente para garantir segurança, não só, o Brasil continua sendo um dos países mais violêntos do mundo, como também, baixa condição socioeconomica de acordo com o atlas da violência.

Ademais, é imprescindível que presídios estejem adequados para suportar grandes quantidades de presidiários, assim como, podendo os punir e ressocializar. No livro Estação Carandiru escrito por Drauzio Varella, o autor conta vários relatos da situação dos presos trazendo uma realidade contraria da necessária para que esses sejem novamente inseridos na sociedade. Além de tudo, é preciso ressaltar que grande parte de crescimento de carcerários, se da a lógica do tráfico ser o inimigo a ser combatido.

Em conclusão, percebe-se a urgente necessidade de mudar essa problemática no país. Para isso ocorrer, o Estado que é responsável pela segurança deve investir em cadeias, as deixando moderadas e com infraestrtura adequada. Outro a se fazer, é o Ministério da Educação criar políticas para levar aos mais carentes a oportunidade de obter conhecimento, visto que, são as escolar a base da formação de um indivíduo. Somente assim nossa nação vai estar em segurança e sem medo.

Compartilhar

3 Correções

  1. Parabéns!!! Muito bem escrito o texto, mas ainda observei alguns erros. Vou fazer uma correção por parágrafos e por fim atribuo uma nota, pode ser? Não sou especialista nem nada, mas espero ajudar como puder. Ah, e eu não sei se vc está estudando pro Enem, mas vou corrigir de acordo, ta? =)

    INTRODUÇÃO
    -repetição de palavras (violência), no na intro foram 4 vezes!
    -gostei q vc começou seu texto com uma pequena revolta kkkkk, sinceramente eu nunca tinha visto nesse estilo, então não vou retirar pontos, pois não tenho espaço pra falar se esta correto ou não
    -erro de acentuação: “pública”

    D1
    -ausência de vírgula (aposto) e acento: “Por outras palavras, a segurança (pública), em especial trazida pelos policiais militares, não é…”
    -vc trouxe muita argumentção e esqueceu da citação de autoridade, ou seja, demonstrou um repertório muito vago
    -erro de acentuação: “violentos”
    -faltou um conectivo antes de “não só”, unindo suas ideias

    D2
    -“estejem”, assim como “sejem”, não existe no português. A forma correta da conjunção da palavra, no modo subjuntivo, é o normal “esteja” e “seja”
    -ausência de vírgula após “Carandiru” e após “situação dos presos”
    -ausência de crase: “à lógica”
    – repetição de palavra, o que prejudicou na coerencia: “ser o inimigo a ser combatido”

    CONCLUSÃO (para desenvolver uma boa conclusão vc precisa se atentar a 4 perguntas: O QUE? COMO? QUEM? PRA QUE? além do DETALHAMENTO)
    -o que: investir em cadeias, as deixando moderadas e com infraestrtura adequada. | criar políticas para levar aos mais carentes a oportunidade de obter conhecimento
    -como: ? | ?
    -quem: estado (o órgão mais adequado seria o DEPEN) | MEC
    -pra que: ? | ?
    -detalhamento: ? | visto que, são as escolar a base da formação de um indivíduo.
    -o Enem não obriga vc a resolver as duas problemáticas, porém, vc trouxe duas propostas, ambas incompletas
    -a dica é ir respondendo aos 5 quesitos da conclusão ao decorrer do desenvolvimento, mentalmente msm, isso ajuda bastante

    C1: 100
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 120
    NOTA: 660

    • 4
  2. Olá. Vai algumas observações : Você repetiu diversas vezes a palavra “violência “, repetição de palavras deve ser evitado, na sua introdução não há tese, o que é exigido pelo enem, além disso, há muitos erros ortográficos e também problemas com pontuação, houve falta de conectivos para ligar as frases, o que deixava elas soltas e impedia uma conclusão de raciocínio. A conclusão apresenta erros como faltá de conectivos, e inclusive alguns agentes. Enfim, recomendo que leia mais modelos de redação nota mil, evite usar palavras que você não conhece o significado, procure sinônimos para evitar repetição de palavras, reveja seu texto e tente melhorar a partir das dicas que todos te deram aqui. Boa sorte. Por nota, 540

    • 1
  3. Olá, vou fazer a correção da sua redação de acordo com meus conhecimentos, espero te ajudar!
    Introdução:
    Estrutura ideal – Contexto (alusão)+Problemática+Tese (2 argumentos)
    Sua estrutura – Contexto (citou diversas coisas que geram violência – ok)
    Problemática (ok)
    Tese ( não foi possível identificar, de acordo com seu desenvolvimento identifiquei como:domicílios com uma família desequilibrada; presídios sem adequação para suportar grandes quantidades de presidiários.
    Sugestão: acrescentar mais um período na introdução para complementar a estrutura
    …A relação familiar que apresenta desequilíbrios e os presídios superlotados são causas que agravam essa questão.
    Desenvolvimento 1
    Estrutura ideal- Argumento+repertório (que comprove o argumento)+conclusão do parágrafo
    Sua estrutura-Argumento (ok)
    Repertório (não possui)
    Conclusão ( não se adequou ao argumento)
    -É necessário seguir uma linha de pensamento direcionada ao argumento.
    Nesse caso, o que comprova que existem famílias desequilibradas? Por que isso colabora com a violência e prejudica o sistema de segurança?
    Desenvolvimento 2:
    Estrutura ideal- Argumento+repertório (que comprove o argumento)+conclusão do parágrafo
    Sua estrutura-Argumento (ok)
    Repertório (ok)
    Conclusão (ok)
    Muito bom:)
    Conclusão:
    Estrutura ideal- Retomada do tema+proposta de intervenção+conclusão do parágrafo
    Sua estrutura-Retomada do tema ( mostrou que há um problema mas não citou qual é, que tal assim: Em conclusão, percebe-se a urgente necessidade de mudar o problema da segurança pública no país.
    Proposta de intervenção (forma apresentadas 2 propostas, vamos analisar cada uma, lembrando que uma bem completa já é o suficiente)
    Ação- investir em cadeias
    Agente-Estado
    Modo ou meio- seria interessante deixar mais explícito de que maneira o Estado pode realizar tal ação. Através de alguma projeto? Você pode criar um, deixaria a proposta mais rica.
    Efeito-as deixando moderadas e com infraestrutura adequada
    Ação- levar aos mais carentes a oportunidade de obter conhecimento
    Agente-Ministério da Educação
    Modo ou meio- criar políticas, mas que tipo de políticas?
    Efeito- (colaborar para a) formação de um indivíduo
    Conclusão do parágrafo (ok)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.