Segurança pública no Brasil

  • 0

Tema: Crise na segurança pública

Segundo o filósofo polonês Zygmunt Bauman, “Não são as crises que mudam o mundo, e sim como reagimos a elas”. Sob tal ótica, diante das dificuldades enfrentadas na segurança pública, o Brasil propende-se a respostas negativas, visto que vigora reformas que não saem do papel, tendo como efeito, inseguridade entre a população.

Em primeiro plano, é axiomático que o déficit de atualizações referente ao sistema de segurança do país agrava o problema. Conforme o sociólogo Jacobo Waiselfisz, no artigo da BBC News Brasil, o plano nacional de segurança, hodierno, é quase idêntico ao de 2002. Dessarte, tendo em vista o quantitativo exacerbado de reformas pendentes, é inegável que uma nação protegida não é prioridade para o Estado.

Em consequência do supracitado, é notável que as tensões por parte da sociedade aumentam. Acerca disso, pode-se observar que mesmo Pitágoras, matemático da antiga Grécia, milenarmente ter afirmado que o mundo se trata da harmonia de contrários, o atual contexto tende a quebrar esse equilíbrio, salientando furtos, assassinatos e tiroteios como o ocorrido no estado do Espírito Santo, em Vitória, causando 120 mortes, segundo o caso abordado no artigo da BBC, onde também apresenta a afirmação do sociólogo Jacobo. Por conseguinte, emerge a necessidade de ações atenuantes, as quais visem promulgar a dissolução desse quadro deletério.

Depreende-se, portanto, a premência de medidas a fim de mitigar esse impasse. Destarte, cabe a Câmara Legislativa liderar um esforço político com o princípio de atualizar o atual sistema, por intermédio da revisão da legislação, principalmente o artigo 144 da constituição, que engloba as normativas alusivas à segurança. Quiçá, assim, tal hiato reverter-se-á, fazendo “jus”, deveras, àquilo que fora apregoado por Bauman.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá vou dar uma breve revisão, diante dos meus conhecimentos. Desde já digo que gostei.
    A citação foi uma boa para a introdução, mas na parte “propende a respostas negativas” deveria ter um ponto para marcar o fim da tese eo início dos argumentos que seriam debatidos nos parágrafos seguintes.
    No fim do segundo parágrafo no ” por conseguinte …” poderia ter colocado uma frase crítica, tal frase dar a parecer que vai iniciar uma conclusão.
    Conclusão: faltou um pequeno detalhamento de como resolver o problema mas 4 elementos dos cinco estão ai. Os cinco : agente, meio modo, finalidade é detalhamento. Em resumo uma boa redação com poucos erros, uma boa escrita, conhecimento cultural e bom conhecimento de termos da língua portuguesa.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.