SEGURANÇA PÚBLICA

  • 0

 
SEGURANÇA PÚBLICA 

 
    Muito importante para o convívio em sociedade, algo indispensável para sobrevivência humana, a segurança, está até, prevista na Constituição Federal como direito fundamental. Pauta que vira palanque político em época de eleição e que não é cobrada como deveria  pelo povo. O povo é inerte, a falta de segurança só o prejudica

      O tema segurança é abordado pela imprensa praticamente todos os dias, a sensação de insegurança atrelada ao medo, atinge a maior parte da população, principalmente nos grandes centros urbanos. A falta dela gera caos e conflitos que de certa forma poderiam ser evitados através de uma gestão governamental eficiente e a conscientização de cada indivíduo.

      Desde o ventre de nossas mães até o simples ato de uma caminhada em um parque, há em nós, a necessidade de nos sentirmos seguros e protegidos. Voltar para casa vivo, são e a salvo é para muitos uma vitória a ser conquistada diariamente. 

      A construção social pode ser algo que está correlacionado ao problema que é a segurança pública. A desigualdade social é vista como uma brecha para a violência. Uma sociedade sem educação, infraestrutura e oportunidades, pode desencadear a ela, uma situação crônica de enfrentamento, aumentando a violência e tingindo a segurança, que é falha e precária. 

     Talvez o problema não seja tão simples de ser resolvido como muitos pensam. Leis mais severas ou investimento forte em segurança podem ser apenas complemento de uma solução que deveria ter como base a dignidade humana, alguns exemplos são: escolas em horário integral com alimentação saudável; professores capacitados,  com o propósito alinhado de transformar cidadãos conscientes que reivindiquem seus direitos; acesso a infraestrutura básica como esgoto e urbanização de áreas periféricas. Nesse sentido, melhorasse a qualidade de vida, diminui-se a desigualdade e caminhamos para um cenário menos violento e mais seguro. 

 

Compartilhar

5 Correções

  1. Oi , tente não usar ”nossas” o texto deve ser dissertativo argumentativo , por isso não use esses termos de forma alguma você perderá muitos pontos .
    tente fazer uma boa alusão ao tema para que o texto não fique cansativo .
    a introdução é a primeira ideia que o corretor terá da redação então capriche !!!!
    LEMBRE:
    *INTRODUÇÃO
    *TEMA
    *TESE

    • 2
  2. Para citar o tema sem repetir “ela”,”dela” entre outros, vocês também pode usar ” a mesma”. Na introdução,senti que os dois primeiros parágrafos tiveram o mesmo intuito, você poderia ter juntado as melhores ideias dos dois e feito um só. A sua redação ficou muito grande,o limite de linhas é 30,acho que você iria passar disso. No desenvolvimento eu gostei,achei bem interessante seu ponto de vista, porém achei algo muito raso,pois, todo mundo poderia escrever aquilo, para melhorar isso,procure construir um novo vocabulário e leia mais,cite acontecimentos,como os que passam nos jornais e etc. Na conclusão,poderia ter falado mais, como melhorar o posicionamento dos policiais nas escolas,pontos turísticos,lugares perto de periferias e de áreas nobres, investimento em câmeras. Gostei da sua redação, só melhoraria nesses aspectos citados, porém,acho que tiraria uma nota boa no ENEM, só não conseguiria um 800 pontos,talvez uns 710

    • 2
  3. A tese está ótima,pois apresenta o ponto vista de modo claro.A utilização da alusão aos direitos presentes na Constistuição,fundamenta ainda mais a sua tese.
    Bons argumentos,mas poderia utilizar de mais argumentos de autoridade para poder ênfase neles.
    Faltou um agente específico na proposta de intervenção,ficou muito solta.É importante colocar sempre um agente(quem vai fazer,por exemplo o Governo ou Poder Judiciário),a ação(o que se vai fazer),o meio(por meio de quais projetos),e a finalidade.

    • 1
  4. Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    • 0
  5. Ótima tese, porém falta organizar mais as idéias. Pois tem muitas idéias soltas e sem uma concordância entre elas. Também o uso de palavras como “nossas mães”, que nunca deve ser usado em um texto dissertativo argumentativo.
    Procure melhorar alguns pontos de vista que você quis expor, para que as pessoas que forem ler tenham uma melhor compreensão do que elas estão lendo.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.