Iniciante

Segurança na Internet

  • -2

Desde as primeiras revoluções industriais até os dias de hoje a tecnologia evoluiu a tal ponto que a informação se transformou em um bem capaz de agregar valor, credibilidade, produtividade e competitividade às estratégias de governo, empresas e pessoas. Com isso, a segurança desses dados na internet se tornou pauta ímpar no século XXI, devido a sua maior vulnerabilidade.

A conduta de invadir equipamentos eletrônicos não era considerada crime no Direito Penal Brasileiro, fato esse que mudou após a criação da “famosa” Lei Carolina Dieckmann (Lei 12.737/2012), que tipificou os delitos ou crimes cibernéticos, impulsionando alterações no Código Penal Brasileiro. Como forma de prevenção, tem se recomendado uma série de ações para pessoas físicas e jurídicas, como uso de antivírus, não utilizar cartão físico em compras online, não divulgar informações pessoais em sites de relacionamentos, entre outras.

A imprudência na rede mundial de computadores pode acarretar tanto prejuízo pessoal quanto financeiro. Foi constatado, em 2017, pela Norton Cyber Security, que o Brasil já é o segundo país com maior índice de casos de crimes cibernéticos no âmbito mundial. A pesquisa realizada aponta que cerca de 62 milhões de brasileiros foram vítimas desses referidos crimes, razão pela qual foi ocasionado um prejuízo de 22 bilhões de dólares. Logo, o descuidado com senhas, informações pessoais e segurança das informações é imprudente.

Desta feita, a segurança na internet é um tema a ser amplamente debatido e combatido, por sociedade e Governo. Seja na forma de prevenção ou ostensão. Primeiramente, as entidade civis devem difundir a prevenção na rede, em forma de campanhas nas escolas e mídias sociais. Além disso, o Ministério da Defesa e Segurança Pública deve investir em inteligência para criar mecanismos mais eficazes de identificar e punir crimes cibernéticos.

Compartilhar

1 Correção

  1. Sua redação está muito boa! Você demonstrou saber o assunto, citou dados e vários argumentos.
    Na minha pouca sabedoria que tenho sobre redação, acho que seria interessante abordar os argumentos que serão discutidos no desenvolvimento do texto, na introdução, para que haja uma contextualização. Além de expor o tema da redação, também apresentar os argumentos que serão trabalhados durante o texto.
    Sobre a conclusão, teve falta de alguns requisitos, estes foram: O “para que”, e “somente assim”
    No primeiro caso, é para apresentar a finalidade da ação que será apresentada.
    No segundo caso, é para que haja o fechamento, quais serão as causas dessas ações.
    Caso haja dúvida sobre esses requisitos, estes são: “Para que”(finalidade, “urge que”(agente),”faça”(ação),”por meio”(o modo/meio que será feito), e o final,”Somente assim”(como já expliquei, o fechamento, no que aquelas ações irão influenciar. Normalmente acaba voltando ao tema da redação, exemplo: “Somente assim, será possível combater a passividade de muitos dos que utilizam a internet no país…”
    Espero ter ajudado!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.