Segregação urbana e socioespacial: problemas e soluções

  • 0

O processo de industrialização no Brasil fez com que muitas pessoas saíssem do campo para as zonas urbanas em busca de melhores condições de vida, porém ganhava-se pouco nas indústrias e o centro das cidades tornaram-se caros para morar. Sendo assim, ocorreu a chamada segregação urbana, podendo ela ser voluntária – como é o caso de ricos querendo se afastar dos inchaços urbanos – ou involuntária, onde pessoas de baixa renda acabam morando em lugares afastados e inadequados, além da falta saneamento básico.

Antes de tudo, é necessário constatar que o Estado falha em garantir uma moradia aos desamparados. Além disso, ainda há o fato de muitos morarem em lugares sem legalização, que podem ocorrer deslizamentos de terra ou até mesmo inundações. Essa caótica realidade rompe com o artigo 6 da Constituição Federal, o qual afirma ser dever da União garantir moradia.

Somado a isso, tem-se também a falta de higiene, já que nessas comunidades irregulares os dejetos se acumulam por geralmente não ter coleta de lixo e muito menos tratamento de esgoto. Logo, é imprescindível a atuação estatal para que tais obstáculos sejam superados

Diante desses impasses, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Estado, será revertido em assegurar moradia com saneamento básico para pessoas de condições econômicas precárias, por meio da criação de um novo projeto de construção de casas, com finalidade de facilitar o acesso a moradia em um lugar organizado e limpo.

Compartilhar

1 Correção

  1. Parabéns pelo texto, aqui vão algumas melhorias que você deve tentar levar em conta na próxima redação:
    – O pronome relativo “onde” deve ser usado apenas para referir-se a lugares, em situações como “ou involuntária, onde pessoas de baixa renda” use o pronome “na qual”.
    -Cuidado com a conexão lógica entre os textos, há trechos da sua redação que parecem jogados no parágrafo, por exemplo: ” além da falta saneamento básico”. Nesse caso, você poderia ter usado alguma expressão para melhorar a coesão e você fluiria melhor na escrita do argumento. “Em muitos casos, essas localidades estão associadas a condições insalubres de saneamento, por exemplo, inexistência de coleta de esgoto, presença de acúmulos de lixo…”
    – Quanto ao tema: acho que não é uma boa ideia introduzir com o contexto de exôdo urbano, a gentrificação está associada com a expulsão da população vulnerável de zonas ‘nobres’, mas não da zona urbana
    -Durante todo texto, tente ordenar de maneira mais lógica as orações, por exemplo no 2 parágrafo: “Antes de tudo, é necessário constatar que o Estado falha em garantir uma moradia aos desamparados”. e “Essa caótica realidade rompe com o artigo 6 da Constituição Federal, o qual afirma ser dever da União garantir moradia.” pode ser organizado como: ” o artigo 6 da Constituição Federal afirma ser dever da União garantir moradia. No entanto, é necessário constatar que o Estado falha em garantir uma moradia aos desamparados”. Assim há uma lógica de adversidade entre essas duas frases
    Acho que esses são os pontos críticos do texto, para o futuro, tente se observar na coesão da redação e boa sorte!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.