Iniciante

Segregação espacial nas grande cidade ( deixem nota pfv )

  • 1

No filme dirigido por Steven Spielberg “jogador número 1”, o personagem protagonista da trama Wade Watts, vive em uma sociedade onde ocorreu uma enorme segregação populacional, de tal modo que seu único meio de liberdade é um ambiente virtual de videogame. Sob tal ótica, nota-se que a sociedade brasileira está se tornando cada vez mais próxima à mesma retratada pelo filme fictício, em visão que a segregação espacial urbana vem se mostrando cada vez mais presente nos grandes centros populacionais. Nesse contexto, destacam-se como fatores intensificadores do problema, a desigualdade da distribuição de renda e o deficiente planejamento urbano das grandes cidades.

Em primeira instância, é válido afirmar que a segregação populacional urbana advém da enorme desigualdade de renda presente no âmbito social. Assim, ao analisar tal contexto pelo pensamento Marxista, percebe-se que a priorização ao bem pessoal em detrimento ao coletivo gera inúmeras dificuldades para a sociedade, logo, se torna nítido que o grande monopólio financeiro criado pela alta sociedade tem tornado a distribuição do capital extremamente desigual. Com isso, resultando na redução do poder de consumo dos indivíduos pertencentes a classes populares, dessa forma gerando o atual infeliz quadro atual.

Ademais, segundo o pensador Thomas Hobbes “o estado é o responsável por garantir o bem estar da população”. Contudo, é visível que o comportamento do estado se contrapõe a esta mesma afirmação, em vista que a quase ausência de planejamento urbano também vem sendo um dos principais agentes perpetuadores da situação. Nesse contexto, tal problema somado ao baixo poder aquisitivo do cidadão de renda baixa, resulta na obrigação de tal indivíduo a se deslocar para regiões periféricas, dessa forma, aumentando rapidamente a segregação nas grandes cidades.

Portanto, se torna claro a necessidade urgente de medidas para reverter esta situação, para tal feito, será necessário que o governo federal juntamente com o Ministério da Economia realize aumentos no salário mínimo, e também seria necessário que sejam elaborados projetos de geração de emprego, para que dessa forma, o cidadão de classe popular tenha um maior poder aquisitivo. Além disso, os governos estaduais deverão impor medidas aos governos municipais que os obrigam a elaborarem um prévio planejamento urbano. Somente assim, o problemas da segregação nos núcleos urbanos será combatido com e eficiência, e garantirá uma distância maior entre a sociedade brasileira em relação à mesma representada pelo filme “jogador número 1”.

( gente, juro que no meu caderno deu 27 linhas)

Compartilhar

3 Correções

  1. Amigo, não sou expert, mas pelo o que eu li sua redação está totalmente na estrutura padrão Enem, só pecou em algumas repetições. Introdução um pouco incoerente mas bem colocada. No primeiro parágrafo de desenvolvimento, você citou um repertório perfeito para o tema e encaixou bem os argumentos, porém, pecou nas repetições de palavras. No segundo de desenvolvimento, não notei nenhuma falha e sua autoria foi genial! No de conclusão, notei que você deixou a desejar nos cinco elementos necessários e também notei alguns erros no final do parágrafo, não deixou de ser uma boa proposta mas tem como melhorar. Eu te daria 840-900.

    • 1
  2. Eai, tudo tranquilo? Vou corrigir sua redação, lembrando, não sou profissional e nem formado em letras, porém, irei te ajudar com base no meu conhecimento sobre tal assunto, desde já agradeço.
    //
    INTRODUÇÃO
    Bom, você começa com uma interessante alusão do filme “Jogador N°1”, comparando o estado segregado de uma cidade futurística à realidade nos dias de hoje. Percebe-se repetições de palavras em mesmo parágrafo, como por exemplo “filme”, “sociedade”, “segregação”… Isso pode afetar na sua nota tanto do C1, quanto do C4, então tome cuidado! De resto, uma excelente introdução abordando a problemática.
    //
    DESENVOLVIMENTO 1
    Novamente, uma excelente abordagem do tema e seu problema, relevando o pensamento Marxista da desigualdade social, posso afirmar que você é muito bom na C1. Porém, novamente ocorrendo repetições de palavras, como “Atual” e “sociedade”.
    //
    DESENVOLVIMENTO 2
    //
    Bom parágrafo, quase não encontrei questionamentos sobre o mesmo, bela alusão.
    //
    CONCLUSÃO
    Seguinte, na sua proposta de intervenção pude analisar os fatos: Primeiro, você conseguiu retratar 4 elementos, faltando somente o “Modo/Meio” (Como) “por meio de”, por exemplo, O Ministério da Economia irá aumentar os salários e conseguir projetos de geração de empregos, mas por meio de que forma? Tem repetição de palavras novamente, porém nem tanto relevante como “governo”, “necessário”. A sua frase de efeito final ficou com uns erros de português no qual não compreendi muito bem, mas em resumo de tudo, foi uma boa conclusão, mas pode melhorar.
    //
    PONTUAÇÃO
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4:160
    C5:120
    Resultado Final: 840
    “Remember” é só minha opinião para com o seu texto, então você pode considerar que seu texto está na casa dos 800 à 900 pontos, parabéns!

    • 1
  3. Competência 1: 150
    Melhorar o uso da vírgula, “marxista” é com “m” minúsculo. Uso sintático errado do pronome oblíquo.

    Competência 2: 200
    Ótima interpretação do tema proposto.

    Competência 3: 120
    Faltou um dado numérico e algum conceito mais preciso pertinentes à tese apresentada.

    Competência 4: 160
    Não explicitou o contexto brasileiro, inerente a sua tese, no segundo parágrafo. Também abusou um pouco de períodos longos.

    Competência 5: 140
    Não botou o “como”, por qual meio se dará a efetivação da proposta. Também precisa de maior detalhamento.

    Total: 770

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.