A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6 o direito ao lazer , como inerente a todo cidadão brasileiro. Embora , tal prerrogativa não tem se refletido com enfâse na prática quando se observa o sedentarismo na vida dos brasileiros, dificultando, dessa maneira, a generalização desse direto social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se necessária a averiguação dos fatores que favorecem esse quadro.
Primeiramente, deve-se destacar a ausência de medidas governamentais para combater o sedentarismo. Nesse sentido, a falta de investimentos na área do lazer interrompe a realização de atividades físicas, que é totalmente necessário, no entanto, a partir do momento em que o indivíduo deixa de fazer exercícios físicos, o corpo começa a dar sinais de que há algo incomum presente no organismo. Essa conjuntura, segundo o jornalista irlandês George Bernad Shaw ” O progresso é impossível sem mudanças”. Analogamente, exigências da sociedade pela melhoria no âmbito cultural são indispensáveis para a realizava de mudanças nessa área.
Ademais, é fundamental apontar o avanço da tecnologia como impulsionador da decadência dos números de práticas esportivas no Brasil.Seguindo a Pesquisa da Fiocruz, mais de 60% dos adolescentes do mundo são sedentários. Diante de tal exposto, o excesso de pessoas em ficarem boa parte do tempo sintonizados na internet sem fazer ao menos uma caminhada no seu dia a dia , provoca sérios problemas como o desenvolvimento da pressão arterial, diabetes entre outros. Logo , é inadmissível que essa situação continue a perdurar.
Portanto, o baixo índice de indivíduos na participação de eventos esportivos apresenta barreiras preocupantes. Para amenizar esse cenário urge que o Ministério da Educação por intermédio de palestras com especialistas na área da saúde, converse sobre os riscos que as pessoas podem sofrer ao não realizar nenhum movimento físico, e ainda cabe ao Estado investir em quadras de esportes e pistas de corridas, a fim de que aumente o desejo do público ao praticar essas ações, somente assim será possível permitir um acesso da população no ambiente cultural.
Sedentarismo na vida dos brasileiros
Compartilhar
vivi34
SUA redação está bem interessante porém vc não divideu em 4 parágrafos deveria ter feito isso .notei que vc somente jogou algumas informações muito boas só que não argumentou nos parágrafos de desenvolvimento e sua conclusão está completa obs;aprenda a organizar sua redação,a redação modelo Enem precisa ter 4 parágrafos sendo 1 parágrafo introdutório e 2 desenvolvimentos e uma conclusão. sua nota foi 900
Willyans
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6 o direito ao lazer ,(1) como inerente a todo cidadão brasileiro. Embora , tal prerrogativa não tem se refletido com enfâse(2) na prática quando se observa o sedentarismo na vida dos brasileiros, dificultando, dessa maneira, a generalização desse direto social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se necessária a averiguação dos fatores que favorecem esse quadro.
1- uso indevido da vírgula.
2- ênfase*
Primeiramente, deve-se destacar a ausência de medidas governamentais para combater o sedentarismo. Nesse sentido, a falta de investimentos na área do lazer interrompe a realização de atividades físicas, que é totalmente necessário,(1) no entanto, a partir do momento em que o indivíduo deixa de fazer exercícios físicos, o corpo começa a dar sinais de que há algo incomum presente no organismo(2). Essa conjuntura, segundo o jornalista irlandês George Bernad Shaw ” O progresso é impossível sem mudanças”(3). Analogamente, exigências da sociedade pela melhoria no âmbito cultural são indispensáveis para a realizava(4) de mudanças nessa área
1- Não está errado, mas, para melhor desenvolvimento da leitura do corretor, coloque um ponto final.
2- que algo incomum no organismo? qm disse isso? Cite fontes.
3- Período muito confuso, veja que vc fala “Essa conjuntura”.. e não explica nada sobre ela, apenas cita a frase do jornalista. Ficaria melhor assim: “Essa conjuntura destoa do pensamento do…., haja vista que, para ele, o progresso é impossível sem mudanças”.
4- realização*.
Ademais, é fundamental apontar o avanço da tecnologia como impulsionador da decadência dos números de práticas esportivas no Brasil.Seguindo a Pesquisa da Fiocruz, mais de 60% dos adolescentes do mundo são sedentários. Diante de tal exposto, o excesso de pessoas(1) em ficarem boa parte do tempo sintonizados na internet sem fazer ao menos uma caminhada no seu dia a dia , provoca sérios problemas como o desenvolvimento da pressão arterial(2), diabetes entre outros. Logo , é inadmissível que essa situação continue a perdurar.
1- excesso de pessoas? Acho que vc quis dizer que muitas pessoas não caminham, mas esse “excesso de pessoas” não está correto.
2- ninguém desenvolve a pressão arterial por ficar sentado, a pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias, ou seja, todo indivíduo já tem a pressão arterial desenvolvida desde o nascimento, o que o sedentarismo provoca são problemas relacionados à alta ou baixa pressão arterial, como a hipertensão. Cuidado!
Portanto, o baixo índice de indivíduos na participação de eventos esportivos apresenta barreiras preocupantes. Para amenizar esse cenário(1) urge que o Ministério da Educação(agente)(2) por intermédio de palestras com especialistas na área da saúde(meio), converse sobre os riscos que as pessoas podem sofrer ao não realizar nenhum movimento físico(3)(ação), e ainda cabe ao Estado investir em quadras de esportes e pistas de corridas(detalhamento), a fim de que aumente o desejo do público ao praticar essas ações(finalidade), somente assim será possível permitir um acesso da população no ambiente cultural(4).
1- vírgula.
2- vírgula.
3- troque por exercícios físicos, é um termo melhor.
4- ambiente cultural? essa última frase ficou muito confusa e desconexa.
C1: 120
c2: 160
c3: 180
c4: 200
c5:200
Iasmin26
Achei sua redação muito boa! Só não entendi muito bem o primeiro paragrafo, acabou que você fugiu um pouco do tema.
C1;200
C2;200
C3; 160
C4:200
C5; 200
Nota final; 960
* Apenas irei botar essa bagunça abaixo para conseguir enviar
8*8*8888888888****8888888*
8888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888
88888888888888888888888888888888888888888888888888888888888
julyenetoledo
Vou tentar te ajudar com base no que sei.
– Eu entendi o que você quis dizer com investimento em lazer, mas tenha cuidado pois lazer envolve muita coisa e acho que pra alguns corretores isso poderia ser fuga do tema talvez.
– Na minha percepção seu desenvolvimento está bom.
– Na conclusão senti falta de um detalhamento e finalidade, lembre-se de atender aos 5 requisitos da proposta de intervenção: agente, ação, meio/modo, finalidade/efeito, detalhamento.
– Você escreve bem e está no caminho certo, não desista! :) sz
Tâmara05
Você relacionou o tema com a citação da Constituição de 1988, mas ficou confuso. O lazer da pessoa pode ser joga vídeo game e não praticar atividade física. E a falta de atividade física e principal consequências do sedentarismo.
Não encontrei sua tese na introdução.
O seu terceiro paragrafo ficou ótimo.
Seu repertório é maravilhoso(traz muita citação)
O seu segundo paragrafo eu tive que ler duas vezes para entender, mas ficou bom.
Conclusão ok
Cuidado você fala muito do esporte, mas o esporte combate o sedentarismo( que é foco do texto).
C1:200( não achei erro de português)
C2: 200( têm muita citação)
C3: 120( eu não achei sua tese no 1 parágrafo, seu ponto de vista ok, mas você focou em atividade física e o tema da redação e sedentarismo, eu sei que atividade física e a solução do sedentarismo, outra coisa a 1 citação não achei que vinculou com o tema).
C4: 200 (argumentação boa, em destaque 3 parágrafo).
C5: 200(conclusão perfeita)
Total:920 pontos
Caren Roberta
Vou tentar te ajudar de acordo com o modelo enem de redação
Introdução: Você usou um ótimo argumento pra contextualizar e desenvolveu sua tese muito bem. No geral a sua introdução está ótima, ela apresenta o tema com clareza e da uma direção pro texto.
D1 e D2: Lembre de separar os parágrafos, não dá pra saber onde começa e termina cada um deles. Apesar de você ter usado bons argumentos, eu achei que algumas informações ficaram meio jogadas e você fala muito do lazer, isso pode acabar desviando do tema proposto. Nessa parte ´´ como o desenvolvimento da pressão arterial“, eu acho que você quis falar da hipertensão/ pressão alta, já que todos nós temos pressão arterial.
Conclusão: Achei essa parte meio estranha ´´o baixo índice de indivíduos na participação de eventos esportivos apresenta barreiras preocupantes“. Lembre de atender a todos os requisitos da conclusão, senti falta de um detalhamento e talvez de uma coerência na finalização
Espero ter ajudado :)