Iniciante

Sedentarismo Infantil

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Em nosso país se percebe um fato que, num futuro próximo, poderá trazer graves consequências a nossa sociedade: o sedentarismo infantil. A prática regular de atividades físicas na forma de ginástica, esporte ou mesmo uma corrida simples é defendida categoricamente por todos os profissionais de saúde, pois é mais que sabido de sua importância para a saúde. Mas, no caso das crianças, pode-se apontar dois fatos geradores do recente desinteresse pelas atividades físicas: a facilidade de acesso ás tecnologias digitais e a escassez de opções de prática esportiva aos mais jovens.

Com o advento da convergência tecnológica, o surgimento e a facilitação ao acesso às novidades do mundo digital a cada dia as crianças estão imersas no universo on-line, hipnotizados pelas quase infinitas possibilidades de interações com o meio virtual existentes. Mas esta interação é fisicamente inanimada: enquanto frequenta o meio virtual, a criança permanece fisicamente estática diante de sua tela, não raro por horas a fio. Distraída pelo encantamento visual e interativo dos jogos eletrônicos ou vídeos não-educacionais a criança se desliga do mundo a sua volta, retraída.

Também se verifica que nas escolas de educação básica a carga horária da disciplina de Educação Física é bastante reduzida se comparada à carga horária total do estudante, o que nitidamente mantém a criança presa por muitas horas semanais em sua carteira ou, pior, diante de uma tela de celular ou computador, comparado ao tempo em que ela se movimenta. Desta forma, o máximo que se consegue em se tratando de atividade física infantil fica limitado a duas horas semanais, preocupantemente abaixo das cem horas semanais recomendadas por especialistas.

Face ao exposto, pode-se conjecturar que uma provável forma de minimizar a questão está em as escolas de educação básica ofertarem, no contraturno, ao menos duas horas diárias de atividades físicas ou esportivas. Tal medida, promulgada nas Diretrizes Curriculares pelas secretarias de educação estaduais e municipais após consulta pública, tornariam obrigatória a participação da criança em uma das modalidades de atividade física ou esportiva disponibilizadas pela escola. Em contraste com a extinção da insuficiente disciplina de Educação Física, os docentes licenciados nesta área seriam então contratados para atuar dedicadamente nas atividades esportivas ou físicas de contraturno das escolas.

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4 Correções

  1. [sou uma vestibulando e não sou professora]

    ✦Introdução✦
    Construiu tese. Não é obrigatório Repertório na Introdução, muito bom!

    ✦Desenvolvimento1✦
    Tópico Frasal: ✖
    Repertório: ✖
    Problematização: ✔
    Fechamento: ✖

    ✦Desenvolvimento2✦
    Tópico Frasal: ✖
    Repertório: ✖
    Problematização: ✔
    Fechamento: ✖
    ꒰Recomendo estudar mais o Parágrafo de Desenvolvimento꒱
    ꒰Recomendo estudar Periódos e diminuí-los, eles estão muito longos꒱

    ✦Intervenção e Conclusão✦
    Agente: ✔
    Ação: ✔
    Meio/Modo: ✔
    Finalidade: ✖
    Detalhe: ✔
    ꒰Intervenção Incompleta꒱

    ✦Conectivos✦
    2 Repetições: “Mas” (substituir por Entretanto, Todavia, Porém, etc)

    ͟͟͞͞➳❥ Parabéns pela sua redação! Você está no caminho certo, estudando mais o desenvolvimento, argumentação, repertório e a Intervenção, ficará mais perto do 1000. Bons estudos!

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  2. Com base nas competências do ENEM, podemos fazer uma análise mais rigorosa do texto em questão:

    Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita – Nota: 150/200

    O texto apresenta um bom nível de domínio da norma culta da língua escrita, com poucos desvios gramaticais e ortográficos. No entanto, há algumas construções frasais que poderiam ser mais precisas e algumas repetições que prejudicam a fluidez do texto.

    Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo – Nota: 170/200

    O autor apresenta uma compreensão clara da proposta e consegue aplicar conceitos das áreas de saúde e educação para argumentar sobre o sedentarismo infantil. Além disso, as ideias estão bem estruturadas e organizadas de forma coerente, embora pudesse haver mais profundidade na análise.

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – Nota: 160/200

    O texto apresenta informações relevantes sobre o tema e consegue organizar essas informações de forma a sustentar um ponto de vista claro e fundamentado. No entanto, algumas das opiniões apresentadas não são claramente justificadas e poderiam ser melhor desenvolvidas.

    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – Nota: 150/200

    O autor apresenta um bom conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, mas às vezes falta clareza na conexão entre as ideias apresentadas. Além disso, algumas construções frasais poderiam ser mais precisas e a variedade vocabular poderia ser maior.

    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – Nota: 180/200

    O autor apresenta uma proposta clara e bem fundamentada para solucionar o problema do sedentarismo infantil, que envolve a oferta de atividades físicas e esportivas obrigatórias nas escolas. A proposta respeita os direitos humanos e poderia ser mais detalhada em relação à sua implementação prática, mas ainda assim apresenta um bom nível de complexidade e pertinência.

    Nota final: 810/1000

    Considerando as competências do ENEM, o texto apresenta um bom nível de argumentação e elaboração de proposta de intervenção, mas ainda pode melhorar em relação à precisão das ideias apresentadas e à conexão entre elas. A nota final seria suficiente para obter uma boa pontuação na prova do ENEM, mas ainda há espaço para aprimoramento.

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  3. Olá! =0
    Primeiramente gostaria de salientar que não sou uma profissional da área, por isso, perdoe-me qualquer equívoco que cometer na correção da sua redação.

    Não se deve usar palavras como “nosso”.
    Senti bastante falta de repertórios culturais, mesmo tendo um pouquinho no desenvolvimento 1. Além disso, acredito eu, que trazer dados estatísticos (com fonte, por exemplo G1) que comprovam os seus argumentos ajudaria a dar uma embasada melhor no seu texto e, assim, deixar sua melhorar sua argumentação, por exemplo, no seu argumento 2, você cita que especialistas recomendam 100 horas semanais de exercícios físicos, mas onde você viu isso? Esse número é quase impossível, pois 24 . 7 = 168 horas. Lembre-se de verificar se o site onde pesquisa é confiável.

    Ademais, não recomendo limitar a quantidade de horas de exercício físico que as escolas ofertam, pois a intensidade e o tempo de duração para a prática varia de acordo com o corpo e objetivos pessoais, além disso, duas horas semanais não são recomendáveis para pessoas despreparadas corporalmente .

    A estrutura da sua redação está ok. Poderia demarcar mais as partes, mas tudo bem. (Com a falta de demarcação adequada seu texto perde ponto na coesão).
    Você tem problemas com relação à escrita e conectivos, mas nada que não possa resolver. Exemplos: o “Mas” que usou no inicio de um período, o “ás” que deveria ser “às”…

    Notas:
    C1: 120 (erros ortográficos e questão da estrutura);
    C2: 200 (compreendeu a proposta;)
    C3: 160 (argumentação deixou um pouco a desejar pela falta de repertórios culturais e falta de comprovação);
    C4: 160 (estrutura pouco demarcada e poucos conectivos);
    C5: 120 (questão das duas horas mínimas de atividade física).
    Total: 760

    Enfim, tentei fazer um resumo com dicas e apontando erros na sua redação, se quiser mais dicas e/ou tirar dúvidas, estou com um projeto para ajudar com um pequeno custo, pois, com esse dinheiro pretendo pagar um curso preparatório para mim. Deixarei uma tabela de preços aqui, caso deseje, entre em contato comigo.

    * Textos motivadores para treinar a escrita = R$ 1,00
    * Estrutura da introdução = R$ 3,50
    * Repertórios coringas e como usá-los de maneira produtiva = R$ 2,00
    * Dicas = R$ 0,50

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  4. A redação apresenta uma boa estrutura, com introdução, desenvolvimento e conclusão, e aborda um tema relevante e atual, o sedentarismo infantil. O autor apresenta argumentos consistentes, apontando para a facilidade de acesso às tecnologias digitais e a escassez de opções de prática esportiva como fatores que contribuem para o problema.

    Na introdução, o autor apresenta o tema de forma clara e objetiva, destacando a importância das atividades físicas para a saúde e alertando para as possíveis consequências do sedentarismo infantil. O desenvolvimento é bem organizado, apresentando dois argumentos consistentes que sustentam a tese apresentada na introdução. O autor utiliza exemplos concretos para ilustrar seus argumentos e demonstra conhecimento sobre o assunto.

    A conclusão apresenta uma proposta concreta para minimizar o problema do sedentarismo infantil, sugerindo a oferta de duas horas diárias de atividades físicas ou esportivas no contraturno das escolas. O autor apresenta a proposta de forma clara e objetiva e demonstra conhecimento sobre as Diretrizes Curriculares e a atuação dos docentes na área.

    No que diz respeito às competências do ENEM, a redação apresenta:

    Competência 1 – Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita: A redação apresenta uma linguagem clara e objetiva, com poucos desvios da norma padrão da língua escrita.

    Competência 2 – Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo: O autor apresenta uma boa compreensão da proposta e utiliza conceitos das áreas de saúde e educação para desenvolver seus argumentos.

    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: A redação apresenta uma boa seleção, organização e interpretação de informações e argumentos, relacionando-os de forma coerente para sustentar o ponto de vista apresentado.

    Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: O autor apresenta uma boa construção argumentativa, utilizando mecanismos linguísticos como exemplos concretos para sustentar seus argumentos.

    Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: A redação apresenta uma proposta de intervenção coerente e bem elaborada, respeitando os direitos humanos e as diretrizes curriculares.

    Dessa forma, a redação recebe nota 860,00 pontos.

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