Sedentarismo

  • 0

Sedentarismo

 

 

É notório o crescimento de doenças crônicas associadas à ausência de atividades físicas e má alimentação, o que leva ao sedentarismo.  Segundo George Bernard Shaw, dramaturgo e jornalista irlandês: “O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada.”

Dessa forma, percebem-se vários fatores que podem ocasionar isso, como por exemplo, a facilidade da modernidade, como a locomoção preferencialmente em carros, e alimentos cada vez mais calóricos e industrializados, que com a vida corrida das pessoas acaba sendo mais prático no dia a dia. Além disso, o baixo consumo de frutas e verduras também pode acarretar em tal impasse. Convém lembrar que o sedentarismo nem sempre está sozinho, muitos dos casos estão acompanhados de diabetes e/ou hipertensão, o que no pior dos casos leva o individuo a morte.

Apesar de a maioria dos fatores já tenham sido citados, essa doença também pode ocorrer devido ao trabalho, devido à rotina de trabalho em grades escritórios e longas cargas horárias a serem cumpridas. Essa rotina, em muitos dos casos, interfere na alimentação e sono dos trabalhadores, o que prejudica, além da própria pessoa, a empresa, pois a produtividade se torna limitada. Ademais, hábitos como “videogames” também gera esse empecilho, pois perdem horas em frente a TV ou computador comendo alguma besteira contendo muito açúcar ou sódio.

Em virtude dos fatos, o Governo deve investir em incentivos as atividades físicas por meio de ações que incentivem a população, começando pelas crianças e jovens com a disciplina de educação física, que em muitos estados do Brasil já não é mais obrigatória. Ademais, divulgações por meios das mídias sociais, que atualmente é a forma mais usada para disseminação de notícias,  e cartazes pelas ruas, para que estimulem e atraiam a população a mudança de ter uma vida saudável e ativa.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi, Karla!
    Não sou profissional , apenas aprendiz.
    Também iniciava minhas redações como você : utilizando expressões como ” é notório ” e afins.
    Aprendi que são expressões vagas quando não acompanhada de dados , uma vez que o que é notório para você pode não ser para o leitor do seu texto. Então faria mais sentido iniciar o texto com uma afirmação e depois defendê-la.
    em vez de :”É notório o crescimento de doenças crônicas associadas à ausência de atividades físicas e má alimentação, o que leva ao sedentarismo.”
    substituir por : O crescimento de doenças crônicas associadas à ausência de atividades físicas e má alimentação leva ao sedentarismo.”
    Algo que também é muito importante ter no início da redação é uma crítica/posicionamento próprio para que a partir disso você desenvolva o texto.
    Um exemplo de crítica: “Apesar do incentivo do ministério da Saúde à prática de atividades físicas 80% da população brasileira não se exercita, de acordo com o IBGE.” Ou seja, os programas de combate ao sedentarismo não estão sendo suficientes.
    Após a exposição da crítica é viável desenvolver os argumentos que a sustente.

    Falando agora do segundo parágrafo, você começou a trazer informações interessantes, mas não se esqueça de trazer dados, exemplos …para tornar seu ainda mais cativante.

    No parágrafo posterior seria interessante retirar a primeira frase e substituir as palavras repetidas.

    Na conclusão você citou “o governo” que é composto por vários órgãos distintos. Eu como leitor do seu texto me pergunto: qual parte do governo? e quais ações específicas? e como será executada essas ações?
    Uma dica final é … escreva seu texto como se ele fosse destinado a quem não entende nada sobre o assunto, o que nos instiga a deixar explícito, melhor explicado nossas ideias.
    Por fim , parabéns por escrever e compartilhar . Isso só contribuirá para sua evolução.

    • 0
  2. Oooii, eu não nenhuma profissional, só vou mostrar minha visão com a intenção de te ajudar a melhorar ;)

    Na introdução, você “jogou” duas informações sem explicar nenhuma, tente jogar uma info juntamente com algum dado, que seja um conectivo para seus argumentos apresentados no desenvolvimento.

    Desenv. 1- é clara que a falta de dado ou citação faz muita diferença no seu texto, pois não dá muita credibilidade, seria muito importante ter alguma citação para reformar seu ponto de vista.

    Desenv. 2 – “Apesar de a maioria dos fatores já tenham sido citados” não foi uma boa escolha de frase para sua redação, pois geralmente não são mostrados “a maioria” dos fatores em um texto, sempre tem mais.
    Mais uma vez não tem citação/dado, tente rever isso, pois um texto sem dados, é um texto sem credibilidade, além do seu ponto vista ser desvalorizado.

    Conclusão: você citou o governo, porém ele é muito amplo, seja mais focado mostrando qual “parte”/órgão do governo é seu ponto.
    Explicar melhor as ações, pois aconteceu igual na sua introdução: muito raso.
    *não se esqueça da finalização

    foi isso, nao se esqueça que são críticas construtivas para sempre tentar melhorar
    aa e nao se esqueça também que VOCÊ É INCRÍVEL ;)

    • 0
  3. Olá!!!

    Introdução:
    É notório( 1) o crescimento de doenças crônicas associadas à ausência de atividades físicas e má alimentação, o que leva ao sedentarismo. Segundo George Bernard Shaw, dramaturgo e jornalista irlandês: “O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada.” (2)

    (1) “é notório” é notório por quê??? Explique, isso está muito raso.
    (2) ok, você fez a citação, mas faltou algo fundamental depois disso, que é a TESE. Cadê sua opnião? Seu argumento 1 e 2? Dessa forma, você não tem o que defender explícitamente na sua redação.
    Vc deveria ter colocado um conectivo e depois colocar sua tese

    Desenvolvimento 1
    Dessa forma, percebem-se vários fatores que podem ocasionar isso, como por exemplo, a facilidade da modernidade, como a locomoção preferencialmente em carros, e alimentos cada vez mais calóricos e industrializados, que com a vida corrida das pessoas acaba sendo mais prático no dia a dia(1). Além disso, o baixo consumo de frutas e verduras também pode acarretar em tal impasse. Convém lembrar que o sedentarismo nem sempre está sozinho, muitos dos casos estão acompanhados de diabetes e/ou hipertensão, o que no pior dos casos leva o individuo a morte

    (1) aqui deveria estar o tópico frasal.

    Não tem citação/dado nesse parágrafo

    Desenvolvimento 2
    Apesar de a maioria dos fatores já tenham sido citados(1), essa doença também pode ocorrer devido ao trabalho, devido à rotina de trabalho em grades escritórios e longas cargas horárias a serem cumpridas. (2)Essa rotina, em muitos dos casos, interfere na alimentação e sono dos trabalhadores, o que prejudica, além da própria pessoa, a empresa, pois a produtividade se torna limitada. Ademais, hábitos como “videogames” também gera esse empecilho, pois perdem horas em frente a TV ou computador comendo alguma besteira contendo muito açúcar ou sódio (2)

    (1) frase desnecessária. Cadê o tópico frasal????
    (2) sem citações de novo. vc deveria começar com tópico frasal, depois citação e seu argumento própio.

    Conclusão
    Em virtude dos fatos, o Governo(1) deve investir em incentivos as atividades físicas por meio de ações que incentivem a população(2), começando pelas crianças e jovens com a disciplina de educação física, que em muitos estados do Brasil já não é mais obrigatória. Ademais, divulgações por meios das mídias sociais, que atualmente é a forma mais usada para disseminação de notícias, e cartazes pelas ruas, para que estimulem e atraiam a população a mudança de ter uma vida saudável e ativa.(3)

    (1) vc citou o governo, mas qual órgão do governo? É a secretaria de educação? Ou etc. Vc deve deixar explícito
    (2) quais ações?
    (3) faltou a finalização do texto.

    Nota
    C1: 120 vc deve treinar pontuação, crase, vírgula, concordância verbal e nominal.
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 120

    Nota: 600

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.