Iniciante

Se puderem responder minha PS, agradeço!

  • 0

No seriado “La Casa de Papel”, disponível na Netflix, é retratado na 1° temporada a formação de quadrilha de um pouco mais de 8 pessoas, sendo 1 líder destacado na obra por ser muito inteligente, algo que chama a atenção dos telespectadores. Essa característica do líder é algo fundamentada desde a realidade, visto que este acaba sendo o “pilar” do grupo, necessitando-o ser inteligente para burlar as leis políticas públicas do país. No Brasil, o combate contra esse tipo de esquadrão acaba sendo dificultado pela situação da república brasileira, que não dão devida atenção sobre os presídios e os prisioneiros, além da falta de uma boa educação para os jovens e adolescentes.

Em primeiro momento, é importante destacar a falta de atenção do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) sobre os prisioneiros e a estruturação dos presídios, pois de acordo com o jornal SBT Brasil – disponível no canal de TV aberta “SBT” – mais de 50% dos presídios brasileiros estão supersaturados de presos, não havendo mais onde colocar e distribuir novas pessoas no local. De fato, com a superlotação desses lugares acaba ficando mais difícil o seu controle, portanto não colaborando para uma maior vigilância sobre as facções e seus líderes dentro da penitenciária, facilitando o contato com o mundo externo através de equipamentos eletrônicos, ou visitas agendadas.

Posteriormente, outro fator que contribui para o crescimento das organizações criminosas é a falta de uma boa educação e incentivo para os jovens e adolescentes, em que por falta de condições financeiras para uma boa aprendizagem – consquentemente se distanciando na entrada ao mercado de trabalho – acabam sendo influenciados para adentrarem em uma facção em busca de novas fontes de renda, seja individual ou familiar.

Portanto, é necessário medidas para combater o crime organizado dentro do país. Assim, cabe ao Governo Federal o fornecimento de mais verbas e investimentos para o “Depen”, atuando na organização estrutural e de vigilância dentro dos presídios, através do aumento do espaço nesses locais e maior controle dos prisioneiros e visitas agendadas, assim evitando o contato tanto dos membros, quanto líderes de facções com o mundo externo ao presídio, garantindo que as organizações acabem ficando descentralizadas e mais fáceis de serem controladas.

 

 

 

 

 

PS: Podem me responder se na conclusão precisa apresentar as duas propostas de intervenção? Ou uma só completa já basta?

Compartilhar

1 Correção

  1. Não deu pra entender muito bem qual foi o tema porque você não colocou no título, não tem como adivinhar.

    Por esse motivo, a nota que eu darei será oscilante:

    Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (200)
    Competência 2 – Compreensão da proposta
    (40)
    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(200)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(200)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(80)
    Nota: 720

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.