O conceito clássico de Saúde Pública significa possuir o bem-estar físico e mental através da organização comunitária. Pensando nisso, no Brasil, foi criado o Sistema Único de Saúde(SUS) que garante aos brasileiros um atendimento gratuito de qualidade. Todavia, na prática, esse sistema apresenta lacunas que contrapõem e distancia tal conceito, dentre eles destacam-se: a falta de profissionais capacitados e a ignóbil infraestrutura hospitalar.
Em princípio, o processo de capacitação na área da saúde ainda custa caro à população brasileira. Nesse sentido, com a necessidade de profissionais para o mercado interno, às autoridades buscam alternativas no exterior, visando também economia. Em vista disso, designa uma contratação duvidosa em relação a capacitação acadêmica, uma vez que esse aspecto é passível de fraudes, como ocorreu em 2013, com o surgimento do Programa Mais Médicos, para regiões carentes do Brasil, no qual levantou polêmicas a respeito da formação dos médicos cubanos. Logo, é evidente a necessidade dos moradores no atendimento de qualidade em detrimento das ações governamentais.
Outrossim, a superlotação nas unidades públicas, bem como nos hospitais e postos de saúde, declara o descaso na infraestrutura de atendimento. Isso porque, filas de espera em corredores, de pessoas enfermas, estabelece uma condição de carência de salas especializadas e suficientes que possa garantir à segurança e o conforto aos doentes, cenário este pouco visível no atendimento público da esfera Nacional. De acordo com o Tribunal de Contas da União, somente 6% dos hospitais nunca estão cheios, enquanto 64% sempre atingem a capacidade máxima. Dessa forma, consta-se o devaneio dos pacientes ao esperar um atendimento com qualidade e rapidez nas unidades de saúde.
Portanto, é necessário que o Ministério da Saúde aplique medidas que ampliem a rede de assistência básica e emergencial. Isso deverá ser feito por meio de uma ouvidoria dos moradores e governantes municipais que fariam a exposição das necessidades na saúde, para, assim, o Órgão disponibilizar verbas que garanta a contratação de médicos locais e realize devidas melhorias de infraestrutura, a fim de distribuir gratuitamente um atendimento qualificado. Feito isso, a saúde pública alcançará sua máxima.
selina_134
(Introdução):
A tematica foi abordado corretamente , houve apenas um erro com a palavra: “Distancia”, sendo corretamente “Distanciam”.
2º paragráfo: Poderia trocar “ainda custa caro” por “tem um alto custo”
No desenvolvimento gostei muito da citação de dados e do Programa Mais Médicos
A conclussão foi perfeita e bem estruturada tendo agente,ação, meio/modo, detalhamento e finalidade
Parabens pela redação!
eduardazin
Geovana, sua redação está muito boa, você mostrou um ótimo conhecimento de definições e dados estatísticos, mas sempre há o que melhorar.
Introdução: O tópico frasal, problematização e teses estão bem definidos, a única sugestão seria equilibrar o uso de palavras “difíceis” e “fáceis”, para não confundir o corretor.
Desenvolvimento 1: ” designa uma contratação duvidosa em relação a capacitação acadêmica”, a palavra designa não foi sua melhor escolha, pode gerar divergências a respeito do sentido da frase.
“Logo, é evidente a necessidade dos moradores no atendimento de qualidade em detrimento das ações governamentais”; o conector “NO”, atrapalhou o entendimento dessa frase.
Desenvolvimento 2: “consta-se o devaneio dos pacientes”, no lugar de devaneio, que significa sonhar alto, divagar nos pensamentos, seria interessante substituí-lo por “consta-se os graves problemas enfrentados pelos pacientes”.
Conclusão: se você pudesse incluir uma proposta de intervenção para cada tese apresentada, sua conclusão alcançaria a nota máxima.
minha ultima dica para você é: explore mais o uso de elementos coesivos no seu texto, entre as frases e não se preocupe tanto em usar palavras difíceis. Mas está ótimo! Parabéns pela sua gramática.
juliajuliajulia
intro: completa e fluida, errou apenas a concordância na palavra distancia(M)
D1: às autoridades não vai crase, um macete é ver se pode trocar por para a(s), se sim, põe crase. Também não entendi a frase de fechamento, ficou ambíguo “moradores”. Tirando isso, seu ponto foi bem apresentado.
D2: “devaneio dos pacientes” eu interpreto como pacientes sonhando acordado, mas aí não faz muito sentido, então não sei se você utilizou errado ou falta a mim o conhecimento de outras interpretações da palavra. Ademais o parágrafo está muito bom.
Conclusão: verbas que garantaM, Sua proposta tem todos as partes necessárias, porém não resolveu o problema que citou na introdução, a falta de profissionais capacitados, acho que então seria melhor não ter focado o começo nisso ou resolvido no fim, pois nem todos os locais possuem médicos já disponíveis para serem contratados.
No geral gostei da argumentação, estrutura do texto e os conectivos foram bem utilizados. Acho que teria uma nota acima de 800.
Desculpe qualquer falha minha e parabéns pelo texto!
Anap00
Competência 1: 180
Competência 2: 160
Competência 3: 200
Competência 4: 180
Competência 5: 200
Sua redação está boa. Continue treinando 😘.
RL
Primeiro Parágrafo (Introdução):
01.Tema foi abordado corretamente e é apresentado os dois problemas à serem abordados. Houve apenas um único erro de concordância com a palavra: “Distancia”, sendo corretamente “Distanciam”.
Segundo Parágrafo (D1):
01. O problema abordado seria à falta de profissionais capacitados. Você deveria ter explorados os profissionais brasileiros, que em grandes numeros, apresentam desqualifição profissional. Você apenas abordou o programa mais médicos, ele é importante, mas está no passado, não fazendo mais parte da saúde pública brasileira atual. Ao abordar os mais médicos, você poderia ter falado dos problemas que a desqualificação de muitos acarretaram a longo prazo no país, trazendo um problema do passado para a atualidade.
02. Você deveria ter trazido o assunto dos profissionais brasileiros desqualificados para a redação e explicado os motivos que levam à desqualificação desses profissionais e as mazelas acarretadas por pessoas que não são competentes.
03.No final do parágrafo, não ficou tão evidente a necessidade no atendimento. Para que ficasse claro, você deveria ter abordado quais mazelas que estão afetando as pessoas.
04. Faltou conhecimento de mundo, citar os problemas mais médicos não é suficiente.
05. No conclusão do parágrafo, em é “É evidente a necessidade”, foi abordado uma conclusão do que deve ser feito. Deixe para resolver o problema no parágrafo de conclusão.
Terceiro Parágrafo (D2):
01. No início do parágrafo, o problema foi bem iniciado, mas a palavra “Declara” não fica tão bem colocada. A palavra,”Expõe” fica melhor colocada.
02.Você explicou muito bem sobre as mazelas que estão afetando as pessoas. Entretanto, não foi abordado sobre o que leva o sistema à ter uma ignóbil infraestrutura hospitalar. Corrupção, desvios de verbas, má administração pública e descaso dos adminstradores públicos com a saúde, são motivos que levaram à uma grande crise financeira no país e um certo abandono com a estrutura hospitalar, justificando os motivos que levam à falta de investimento. A partir disso, as mazelas que você colocou, complementaria muito bem, ja que, elas são os efeitos dessas causas.
03. A conclusão do parágrafo foi muito bem abordada, você não disse o que tem que ser feito e concluiu o raciocínio adequadamente.
Quarto parágrafo (Conclusão): Não foi apresentado conclusão para o problema exposto no Segundo parágrafo.
01.Inicie o parágrafo com: “Infere-se, portanto”.
02. O Agente está muito bem colocado.
03. Na Ação você deve dizer qual medida deve ampliar a rede de assistência básica de saúde.
04.O Meio não ficou adequado, a ouvidoria dos moradoes e governantes não são um meio que resolveria essas mazelas, a mídia já expões diariamente esses problemas. Você poderia ter colodado, por exemplo, ” O Ministério da Saúde juntamente com o Ministério da Economia, devem cumprir o que já está stabelecido pela prória constituição, aplicando maior investimento que supra as necessidades da saúde pública, como por exemplo, ampliar o número de locais de atendimento básico e qualificar toda a rede de assistência básica e emergêncial, por meio da exigência da Lei e do uso da fiscalização adequada, que possam comprovar o uso corretamente das verbas públicas, a fim de que exista, de fato, um investimento adequado de acordo com as necessidades da comunidade”. Ese trecho seria utilizado unicamente para resolver o problema de insfraestrutura. Não sendo suficiente para resolver o caso dos profissionais desqualificados.
05.Faltou o exemplo da Ação ou do Meio
06.Sua finalidade ficou bem colocada
07.Portanto, você não apresentou uma proposta válida para resolver o caso dos médicos desqualificados.
Nota:
1°Competência: Poucos erros gramaticais: 200 pontos
2°Competência: A proposta não foi abordada no segundo parágrafo: 120 pontos
3°Competência: Texto está organizado, mas é preciso melhorar os conetivos: 160 pontos
4°Competência: Faltou mais conhecimento de mundo no segundo parágrafo: 160 pontos
5°Competência: Faltou resover um dos problemas e melhorar a abordagem do outro problema 100 pontos.
Total: 740 pontos