Saúde mental: um problema do século XXI

  • 0

Segundo o sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, a modernidade líquida em que vivemos traz consigo uma misteriosa fragilidade dos laços humanos. Isto é, na modernidade líquida, os vínculos humanos podem ser rompidos facilmente, causando uma disposição ao isolamento social, que não só resulta em uma rotina solitária, como também enfraquece a solidariedade e estimula a insensibilidade em relação ao sofrimento do outro. Em suma, a modernidade em que vivemos traz consigo agravantes a saúde mental do brasileiro, destaca-se a solidão social e emocional, e também, a omissão da sociedade devido à falta de empatia.

Em primeira análise, destaca-se um estudo da Universidade de Chicago, onde foi detectado que a solidão afeta diretamente o corpo das pessoas, tornando-as mais propensas a doenças, especialmente as coronárias e cerebrovasculares. Ademais, além do impacto a saúde física, propicia doenças como depressão, fobia social e ansiedade. Contudo, há grande preconceito com portadores de doenças mentais, onde são deslegitimados ou condenados. De modo que, torna-se difícil o debate e cuidados com a saúde mental.

Outrossim, é importante enfatizar a Lei 10.216/2001 que diz ser responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a devida participação da sociedade e da família. Entretanto, observa-se a falta de auxilio empático da sociedade, que compreende em âmbito familiar, comunitário e até sobre psicólogos e clinicas particulares que apenas visam lucro exigindo valores absurdos, assim, impossibilitando o acesso de muitas ao cuidado da saúde mental.

Depreende-se, portanto, de ações do Estado para a preservação da saúde mental no Brasil. De modo que, é necessário a reformulação de políticas públicas com o intuito de promover medidas de apoio a pacientes e a família, e o oferecimento de atendimento psicológico em escolas e centros comunitários. E também, da promoção de medidas conscientizadoras a fim de superar a estigma às doenças mentais.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi, tudo bem? Sou a Ana e vou tentar te ajudar com a correção. Vou começar pelos comentários.

    Introdução:

    Parabéns pelo uso da sua referência.

    Repetiu “modernidade líquida” de forma desnecessária.

    Tente resumir mais sua introdução, ela nunca pode ficar maior que a conclusão.

    Tese bem evidente e, na minha opinião, bem forte.

    Parabéns por destacar os dois argumentos na introdução, demonstra organização textual.

    1° parágrafo:

    Substitua “propicia”.

    Se aprofunde mais na questão do preconceito, você não desenvolveu como eu esperava, sendo um argumento tão bom.

    Parabéns pelo uso dos conectivos.

    2° parágrafo:

    Olha, eu te aconselho a começar seu texto com uma afirmação que reforce seu argumento e seu ponto de vista, e colocar a citação ou repertório ao longo do texto. 90% das redações nota mil foram feitas dessa forma.

    Tente resumir sua citação da Lei, só uma sugestão, pois ocupou metade do parágrafo.

    No final: de muitas PESSOAS ao cuidado da saúde mental.

    Gostei do argumento.

    Conclusão:

    Agente: correto.

    Ação: correto.

    Modo/meio: INCORRETO, como será feito isso? (ex: através de investimentos)

    Detalhamento: Correto. Porém, ao corrigir, traga maior riqueza de detalhes da sua proposta.

    Efeito: Correto. No entanto, ficou muito vago. Qual efeito direto disso na sociedade?

    VOU TE DAR UMA DICA BÔNUS. Finalize a conclusão com o repertório que usou no início. Tipo:

    Tais medidas com a finalidade de finalmente contornar a realidade explanada por Zygmunt Bauman… Os corretores adoram e demonstra organização textual.

    NOTA:

    C1: LÍNGUA PORTUGUESA 200 (mas por favor atente-se ao uso da vírgula e regência)

    C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.)

    C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (você teve apenas um argumento explorado, o outro ficou muito vago , tente desenvolvê-lo mais, falta se aprofundar na questão do preconceito no primeiro argumento)

    C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (organize melhor as palavras no seu texto, parabéns pelo uso dos conectivos)

    C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 120 (falta apenas o meio, porém convém corrigir e adicionar mais detalhes, além de um efeito mais bem elaborado)

    NOTA FINAL: 880

    Você escreve muito bem e está acima da média dos outros estudantes, está no caminho certo pra redação nota 1000. Vou te dar uma dica, leia redações nota mil e decore os repertórios e veja como são organizadas. Além disso, tem um canal no Youtube muito divertido e didático, do Me Salva! Os vídeos tem o título de “CORRETOR SINCERÃO”, assista, vai te ajudar.

    ESPERO TER AJUDADO!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.