Iniciante

Saúde mental no esporte

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por favor se puder corrija com nota segundo o Enem!!!

Nos jogos olímpicos deste ano, realizados em Tóquio, os atletas brasileiros obtiveram desempenho histórico na conquista de um total de 21 medalhas. Entretanto, o excelente resultado muitas vezes deixa de lado a preservação da saúde mental, principalmente em atividades de alta performance. Nesse sentido, convém a análise da falta de informações adequadas e da pressão exacerbada que é imposta aos atletas.

Em primeiro lugar, a falta de conhecimento informativo distancia o esportista do pleno equilíbrio mental. Por analogia, o quadro se desenvolve como o previsto pela atitude “Blasé” do sociólogo Georg Simel, o indivíduo age com indiferença em situações que demandam atenção. Desse modo, sem acesso à informação certa e à assistência adequada, podem ser desencadeadas múltiplas doenças mentais, que, infelizmente, refletem no desempenho físico e na vida cotidiana do mesmo.

Além disso, a pressão para ser sempre o melhor constituiu uma barreira que impede o atleta de se dedicar de forma saudável a uma modalidade. Similarmente, durante as Olimpíadas deste ano, a ginasta norte americana Simone Biels, desistiu da competição para tratar de problemas de cunho mental, os quais, não a deixavam segura para competir. Dessa forma, é possível evidenciar que a pressão exagerada na ordem esportiva rompe a harmonia do atleta gerando uma deformação do espírito esportivo.

Em síntese, a preservação da saúde mental de um atleta, esbarra na falta de informações e na pressão pela vitória. Portanto, cabe ao Ministério da Saúde, através de parcerias com professionais da área e centros esportivos, promover o apoio psicológico e palestras sobre competição saudável, com o fito de prevenir a incidência de doenças mentais entre esse público. Tal medida, também contribuirá para a formação de novos atletas, que poderão representar o Brasil com orgulho nas próximas Olimpíadas de Paris, em 2024.

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3 Correções

  1. Olá, sou iniciante e ainda não sei corrigir no modelo ENEM. Mas, vou tentar apontar alguns detalhes que pude observar, espero ajudar.

    Nos jogos olímpicos deste ano,(1) realizados em Tóquio, os atletas brasileiros obtiveram (2) desempenho histórico na conquista de um total de 21 medalhas. Entretanto, o excelente resultado muitas vezes deixa de lado a preservação da saúde mental, principalmente em atividades de alta performance. Nesse sentido, convém a análise da falta de informações adequadas e da pressão exacerbada que é imposta aos atletas.

    1- Acho que seria melhor colocar o ano das olimpíadas
    2- faltou o “um”
    obs: Gostei da sua introdução. Você trouxe um acontecimento recente e contextualizou o tema. Além disso, apontou sua tese

    Em primeiro lugar, a falta de conhecimento informativo (3) distancia o esportista do pleno equilíbrio mental. Por analogia, o quadro se desenvolve como o previsto pela atitude “Blasé” do sociólogo Georg Simel, o indivíduo age com indiferença em situações que demandam atenção. Desse modo, sem acesso à informação certa e à assistência adequada, podem ser desencadeadas múltiplas doenças mentais, que, infelizmente, refletem no desempenho físico e na vida cotidiana do mesmo.

    3- “conhecimento informativo” senti que ficou meu redundante, porque todo conhecimento já é informativo.
    obs: Gostei do seu desenvolvimento 1. Trouxe um repertório para enriquecer sua argumentação e se manteve fiel a sua tese (falta de informação).

    Além disso, a pressão para ser sempre o melhor constituiu uma barreira que impede o atleta de se dedicar de forma saudável a uma modalidade. Similarmente, durante as Olimpíadas deste ano, a ginasta norte americana Simone Biels, (4) desistiu da competição para tratar de problemas de cunho mental, os quais, (5) não a deixavam segura para competir. Dessa forma, é possível evidenciar que a pressão exagerada na ordem esportiva rompe a harmonia do atleta gerando uma deformação do espírito esportivo. (6)

    4- Não se separa sujeito do verbo
    5- Acho que essa virgula não é necessária
    6- “Dessa forma, […] deformação do espírito esportivo.” eu senti que esse trecho não se encaixou com sua tese. Acho que ao invés de “deformação do espirito esportivo” teria sido melhor relacionar a “problemas mentais”.

    Em síntese, a preservação da saúde mental de um atleta, (7) esbarra na falta de informações e na pressão pela vitória. Portanto, cabe ao Ministério da Saúde, através de parcerias com professionais (8) da área e centros esportivos, promover o apoio psicológico e palestras sobre competição saudável, com o fito de prevenir a incidência de doenças mentais entre esse público. Tal medida, também contribuirá para a formação de novos atletas, que poderão representar o Brasil com orgulho nas próximas Olimpíadas de Paris, em 2024.

    7- Não se separa sujeito do verbo
    8- profissionais*
    Obs: Gostei da sua conclusão. Você trouxe 4 dos 5 elementos necessários na proposta de intervenção. Pude localizar o agente (Ministério da Saúde), ação (promover o apoio psicológico e palestras sobre competição saudável), meio/modo (através de parcerias com professionais da área e centros esportivos) e o efeito (com o fito de prevenir a incidência de doenças mentais entre esse público. Mas acabou faltando o detalhamento.

    Espero ter ajudado de alguma forma. Posso ter errado em alguma observação, então me desculpe.

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  2. COMPETÊNCIA I

    Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |120|

    COMPETÊNCIA II

    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta BOM domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |160|

    COMPETÊNCIA III

    Projeto de texto com algumas falhas e desenvolvimento de algumas informações, fatos e opiniões |120|

    COMPETÊNCIA IV

    Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |180|

    COMPETÊNCIA V

    Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desen-
    volvida no texto. |180|

    740

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  3. Introdução:
    Nos jogos olímpicos deste ano (1), realizados em Tóquio, os atletas brasileiros obtiveram (2) desempenho histórico na conquista de um total de 21 medalhas. Entretanto, o excelente resultado muitas vezes deixa de lado a preservação da saúde mental, principalmente em atividades de alta performance (3). Nesse sentido, convém a análise da falta de informações adequadas e da pressão exacerbada que é imposta aos atletas. (4)
    (1) Aqui eu acho melhor deixar a data explícita entre parênteses.
    (2) *um
    (3) poderia ter detalhado mais um pouco, pois você jogou a informação e não a desenvolveu.
    (4) aqui nesse período, você poderia ter colocado algo que remeta esses dois fatores citados como um problema. Do jeito que você deixou deu a impressão de que as informações foram apenas jogadas.

    ——-
    Desenvolvimento 1:
    Em primeiro lugar, a falta de conhecimento informativo distancia o esportista do pleno equilíbrio mental. Por analogia, o quadro se desenvolve como o previsto pela atitude “Blasé” do sociólogo Georg Simel, o indivíduo age com indiferença em situações que demandam atenção. Desse modo, sem acesso à informação certa e à assistência adequada, podem ser desencadeadas múltiplas doenças mentais, que, infelizmente, refletem no desempenho físico e na vida cotidiana do mesmo (1)
    (1) O parágrafo poderia ter sido melhor formulado. O que você falou após o seu repertório basicamente foi a mesma coisa que você citou no tópico frasal. Você poderia ter trabalhado mais sobre o que levaria esse indivíduo à falta de informação…

    ——
    Desenvolvimento 2:
    Além disso, a pressão para ser sempre o melhor constituiu uma barreira que impede o atleta de se dedicar de forma saudável a uma modalidade. Similarmente, durante as Olimpíadas deste ano, a ginasta norte americana (1) Simone Biels, (2) desistiu da competição para tratar de problemas de cunho mental, os quais, (3) não a deixavam segura para competir. Dessa forma, é possível evidenciar que a pressão exagerada na ordem esportiva rompe a harmonia do atleta gerando uma deformação do espírito esportivo. (4)
    (1) norte-americana*
    (2) não tem vírgula
    (3) não tem vírgula

    ———
    Conclusão:
    Em síntese, a preservação da saúde mental de um atleta, esbarra na falta de informações e na pressão pela vitória (1). Portanto (2), cabe ao Ministério da Saúde, através de parcerias com professionais (3) da área e centros esportivos, promover o apoio psicológico e palestras (4) sobre competição saudável, com o fito de prevenir a incidência de doenças mentais entre esse público. Tal medida, também contribuirá para a formação de novos atletas, que poderão representar o Brasil com orgulho nas próximas Olimpíadas de Paris, em 2024.
    (1) você poderia ter retomado a esses temas de uma forma mais implícita, pois eles já foram citados nos tópicos frasáis dos dois desenvolvimentos.
    (2) Na conclusão, apenas um conectivo conclusivo já está ótimo. No caso, como você tinha citado o “em síntese” então já dava a idéia de conclusão, não havia necessidade de retomar a conclusão com outro conectivo. Você poderia ter citado os agentes diretamente…
    (4) profissionais*
    (5) de que modo seria esse apoio psicológico e palestra?
    Obs: faltou o detalhamento da conclusão.

    Nota:
    C1: 160
    C2: 160
    C3: 80 (poderia ter formulado e argumentado melhor nos desenvolvimentos).
    C4: 160
    C5: 160

    Total: 720

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