De acordo com o estudo da Opan (Organização Pan-Americana de Saúde), o Brasil apresenta as maiores taxas de incapacidade causada por depressão (9,3%) e ansiedade (7,5%) do continente americano. Dessa forma, faz notória a estereotipização da estética e a desigualdade econômica como agentes responsáveis no agravamento dos problemas mentais, uma vez que doenças como: depressão, síndrome do pânico e ansiedade são consequências da influência sócio-econômica.
Em primeira análise, o padrão de beleza imposto pela sociedade é uma entrave na qualidade da saúde mental. Segundo Arthur Torquato -” Estereótipos não mudam a sociedade, eles a destrói”. Nessa lógica, obserava- se que os ideias do que é ou não é belo, excluem uma parcela da população, uma vez que os julgamentos e apelidos são motivos de piada quanto ao tamanho
corporal, vestimenta, dentre outros preconceitos vivenciados no ambiente familiar, no trabalho e nas redes sociais, que levam à insatisfação do ser humano com si mesmo. Logo, os padrões estéticos estimulam a busca pela aceitação social, promovendo problemas psicológicos na vida das pessoas como: ansiedade e depressão, e físicos como: bulimia e anorexia.
Outrossim, a desigual distribuição de renda para a população brasileira é um obstáculo. Dessarte à Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir o bem estar social. No entanto, a desigualdade econômica é reflexo da má administração governamental e dos fatores históricos e sociais, da qual gera mais cidadãos desempregados e endividados, tendo em vista, a incapacidade da garantia de uma vida de qualidade nas famílias brasileiras, concomitante, o aparecimento de transtornos psicológicos. Portanto, a influência econômica acompanhada de preconceitos para com os menos favorecidos, revela o surgimento do sentimento de fracasso nos afetados, e por fim doenças como: ansiedade, depressão e estresse.
Em suma, vale salientar que medidas sejam tomadas perante à saúde mental. Nesse viés, cabe a mídia, meio de comunicação eficaz, estabelecer campanhas de conscientização contra os padrões de beleza e bullying, como também a prestação de ajuda psicológica nas redes sociais, para que seja estabelecido a inclusão social independente da estética corporal. Além disso, o Governo, representação executiva estatal, deve investir nos programas de auxílio financeiro e na diminuição de impostos de acordo com a renda per capita, a fim de garantir melhor qualidade de vida à população. Nessa ótica, a mente saudável poderá ser estabelida na vida dos brasileiros, evitando doenças psicológicas e físicas.
Agradeço qualquer avaliação que vier, se possível com nota de acordo com o modelo ENEM!!
dizz_bruna
Olá,vou colocar em tópicos o que achei da sua redação.
OBSERVAÇÕES GERAIS:
.Evite repetir palavras,use sinônimos.
.Erros de gramática (“obserava-se”,”ideias”.No caso,seria “observa-se e ideais”).
.O 2 parágrafo foi bem desenvolvido. Mas você poderia tirar a última oração do trecho em questão,você problematizou da mesma forma na introdução.
.A mesma coisa no 3 parágrafo.Excesso de informação já citada antes.
OBSERVAÇÕES PARTICULARES:
C1(160)-notei erros gramaticais.
C2 (200)-apresenta argumentos e citações consistentes).
C3 (140)-o texto não ficou muito organizado e selecionado graças às informações excessivas que já mencionei).
C4 (160)-você tem um ótimo vocabulário, mas repetiu muitas palavras.
C5 (190)-faltou a retomada da alusão feita na introdução. Isso é indispensável, pois torna o texto cíclico.
NOTA FINAL:850
Você está no caminho certo,continue a escrever!😊
Vania França
Olá! Bom dia! Continue se esforçando para que quando chegar ao ENEM, ENCCEJA OU QUALQUER OUTRO VETIBULAR você esteja focado na redação que irá fazer e ter argumentos suficientes para convencer o leitor!
PARABÉNS! BONS ESTUDOS, E CONTINUE SE DEDICANDO NOS CONHECIMENTOS DE TEXTOS E DA GRAMÁTICA!
anabcavalcante
Gostei do texto, uma dica é retomar o repertório usado na introdução, colocando-o na intervenção, dá sentido de encerramento de ciclo e o texto fica mais fluído. Apenas cuidado com o tamanho dos parágrafos.
continue tentando, você escreve muito bem e fez ótimas citações. Tem uma boa argumentação também e o texto está bem estruturado.
em termos de nota, daria 960
Caue_Lima
muito bem estruturado.
Falta um pouco na intervenção social, porém o texto esta muito bom, continue assim.
Cuidar os parágrafos.
algumas palavras estão juntos, como outrossim, seria outro sim, ok?
Muito bom mencionar filósofos, sociólogos, etc. Isso ganha muitos pontos para o enem, que por fim gosta muito deste jogo.