O documentário ” Holocausto Brasileiro” , mostra a forma como os “loucos” eram tratados em 1930. Uma história de terror que aconteceu em um dos maiores hospitais psiquiátricos do Brasil , os familiares conduzidos pelo preconceito não aceitavam que seus filhos tivessem “defeitos” , de olhos fechados e isolados do mundo foram tratados como bicho. Na realidade não é diferente , a sociedade ainda tem preconceito com qualquer tipo de doença mental . Diante disso , vale analisarmos as causas , consequências e uma possível solução a este desafio persistente .
Em primeira análise , a sociedade contribuí com os problemas de saúde mental que afetam toda uma faixa etária. Corpos prefeitos , profissões ideias , jeitos e gestos são a todo momento ditados pelos criadores de conteúdo e quem não alcança essa “vida ideal” não faz parte da sociedade . Logo , torna-se visível que a mídia cria uma falsa ilusão do perfeito. Os adolescentes são os mais afetados, alienados e sem vontade própria adoecem e se alto condenam por causa do padrão inalcançável. Estes mesmos, levados pelo desespero da aceitação consomem medicamentos ou até drogas para saírem desse lado negativo que a internet possui.
Em segundo plano , as consequências da busca pelo ideal são catastróficas. Segundo o G1 a taxa de suicídio aumentou 7% no Brasil em seis anos . A depressão , anciedade e alto mutilação são as causas do crescente número de vidas roubadas pelo padrão social, como no documentário Holocausto Brasileiro as pessoas estão presas por grades da perfeição . Infelizmente , os depressivos não tem a assistência governamental e nem social que deveriam , tratados como ” coitados ” sofrem do descaso e do preconceito .
Portanto, é visível que medidas urgentes devem ser criadas. O Ministério da Saúde pode disponibilizar no Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais que atendessem a todos seja os que ja foram diagnosticados ou não com alguma doença mental , por meio da mídia deveria ser criado campanhas de incentivo para que a população vá até esse profissional.
Com isso, a saúde seria preservada e a qualidade de vida ultrapassaria a própria existência.
Por favor correção nas competências do Enem , e desculpa se tiver qualquer erro de espaço foi digitado pelo celular .
Wanessarosalem
Olá boa noite!É um tema bem bacana.
Na introdução faltou a apresentação das ideias a serem desenvolvidas.
No desenvolvimento faltou o uso de conectivos e também há muitos erros de ortografia, e algumas palavras escritas trocadas, como exemplo “profissões ideias”acredito que seria “profissões ideais”.
Sua conclusão ficou bem informal, se puder melhorar a sua proposta de intervenção ficaria bem legal.
Mas esta indo no caminho certo.Parabéns!
Avicii
Olá, Francalu!
• Introdução
– Ficou um pouco confusa devido, também, ao uso de oralidade e as palavras entre aspas. Sugiro que troque as palavras/frases, exemplo:
“Loucos” – pessoas/indivíduos considerados loucos.
– Apresentou a tese.
– Você poderia aparesentar dois argumentos na introdução, pesquise como fazer é muito legal isso.
– Evite repetir palavras, procure sinônimos.
• Desnvolvimento
– Ficou confuso as ideias apresentadas.
– “alto, anciendade, alto mutilação” escritos errados!
• Conclusão
– Confuso.
– Faltou deltalhamento e melhorar a proposta interventiva.
Em suma, você possui boas ideias e contextualizações, só que você não está aplicando de uma forma clara, o motivo seria o uso excessivo da oralização no texto, bem como o coloquialismo. Estude o uso da pontuação, conectivos, composição dos períodos…
Espero que tenha te ajudado, não fique decepcionada, entenda isso como uma parte essencial do seu processo de aprendizagem. Continue escrevendo, torço por você. Abraço!
Na minha perspectiva sua nota por competência:
C1: 120
C2: 120
C3: 120
C4: 140
C5: 100