Saúde mental no Brasil

  • 1

A constituição de 1988 garante à todos o direito à habitação, educação e saúde. Entretanto, atualmente tem aumentado os casos relacionados à depressão e transtornos. Por isso, convém analisar os fatores que contribui para esses acontecimentos.

Primeiramente, deve-se destacar as mídias sociais como um fator acidentalmente determinante, no quesito influenciar jovens à viver uma vida “perfeita” e na busca por essa vida correta, encontrar a própria solidão na depressão, como por exemplo, a música “Desconstrução” do cantor e compositor Tiago iorc. Na canção, a protagonista sofre depressão por tentar ser alguém virtualmente e por trás das telas, ser uma pessoa totalmente incompreendida e afundada na depressão.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou dados com relação à saúde mental dos brasileiros, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de diagnósticos de depressão nos países latino-americanos. Síndromes como a de “Bornout”, geralmente é causado em pessoas que trabalham diariamente sob pressão e extremo estresse. Essa doença pode ser uma forte causadora da depressão. Dessa forma, é importante apresentar algo para mudar essa situação.

Diante dos fatos apresentados, está evidente que a saúde mental é importante e deve ser cuidada. Portanto, o ministério da saúde deve promover profissionais especializados em tempo integral nos hospitais para que assim as pessoas se sintam à vontade de procurar ajuda, além de fazer campanhas midiáticas comentando o assunto e mostrando a gravidade. Para que possa melhorar o convívio e a mentalidade social.

Compartilhar

6 Correções

  1. Gostei do texto, a forma que referenciou a música para fazer paralelo com o tema, só acho que faltou mostrar mais fatores que levam a depressão e também uma melhor conexão entre os parágrafos de desenvolvimento, que ficou meio jogado a primeira parte. Explicar também os problemas, tipo quando falou da Síndrome de ”Bornout”, muitos podem não saber o que é isso, explicar o que seja seria importante também.

    • 1
  2. Olá, bom dia!!
    Segue a sua correção de acordo com as competências Enem.
    C1: 200 ( Domínio da escrita formal da língua portuguesa)
    C2: 200 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto)
    C3: 160 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista)
    C4: 200 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
    C5: 160 Respeito aos direitos humanos)
    Total: 920.

    • 0
  3. A constituição de 1988 garante à todos o direito à habitação, educação e saúde. Entretanto, atualmente tem aumentado os casos relacionados à depressão e transtornos. Por isso, convém analisar os fatores que contribui para esses acontecimentos.
    OBSERVAÇÃO (INTRODUÇÃO): Primeiramente, a introdução de uma dissertação se desenvolve em pelo menos 5 linhas. Você deve situar o leitor do assunto a que se trata, expondo seu ponto de vista e delimitando as questões que serão abordadas (Isso faltou). Também é na introdução que se define o assunto específico que será discutido e provado no decorrer do texto. Uma opção é propor uma pergunta, cuja resposta será discutida no desenvolvimento e explicitada na conclusão. (Apenas uma dica).
    Primeiramente, deve-se destacar as mídias sociais como um fator acidentalmente determinante*,* no quesito influenciar jovens à viver uma vida “perfeita”(,) e na busca por essa vida correta*,* encontrar a própria solidão na *depressão*, como por exemplo*,*(:) a música “Desconstrução” do cantor e compositor Tiago iorc. Na canção, a protagonista sofre *depressão* por tentar ser alguém virtualmente e por trás das telas, ser uma pessoa totalmente incompreendida e afundada na* depressão*.
    OBSERVAÇÃO (DESENVOLVIMENTO 1): Bom, a sua ideia inicial e conhecimentos tragos da realidade, como a música, são execelentes e casam super bem com o tema. Porém, tente desenvolver-los melhor, sendo um pouco mais ativista (não ao exesso). Procure atentar-se as pontuações e a repetição da palavra ”Depressão” três vezes, em um único parágrafo, relativamente pequeno, tente utilizar sinônimos ou citar indiretamente.
    A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou dados com relação à saúde mental dos brasileiros, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de diagnósticos de depressão nos países latino-americanos. Síndromes como a de “Bornout”, geralmente é causado em pessoas que trabalham diariamente sob pressão e extremo estresse. Essa doença pode ser uma forte causadora da depressão. Dessa forma, é importante apresentar algo para mudar essa situação.
    OBSERVAÇÃO (DESENVOLVIMENTO 2): Parágrafo perfeito. Super coeso e sem inadequações. O que faltou foi o seu posicionamente acerca dos fatos apresentados. Dizendo como isso afeta as pessoas brasileiras, por estarem em um país com alta taxa de depressão ou até mesmo sua opinião sobre o por que do brasil ser o primeiro, e o que afeta para um índice tão alto.
    Diante dos fatos apresentados, está evidente que a saúde mental é importante e deve ser cuidada. Portanto, o ministério da saúde deve promover profissionais especializados em tempo integral nos hospitais para que assim as pessoas se sintam à vontade de procurar ajuda, além de fazer campanhas midiáticas comentando o assunto e mostrando a gravidade. Para que possa melhorar o convívio e a mentalidade social.
    CONCLUSÃO: Primeiro que você disse uma frase falaciosa ”a saúde mental é importante e deve ser cuidada.”, por que? É relevante você citar os fatos, para que quem leia entenda seu ponto de vista. Sua conclusão não é inovadora e possuí pouco desenvolvimento teórico.
    Parabéns! Em quesito ENEM seu texto segue bem o padrão dissertativo.
    Critérios padrão ENEM:
    — Domínio excelente da escrita formal em português. Pequenos erros gramaticais ou de convenções são aceitos excepcionalmente = 160
    — Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo = 120
    — Defende um ponto de vista com informações, fatos e opiniões de forma consistente e organizada, configurando autoria = 120
    — Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão = 160
    — Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação = 120
    TOTAL = 680
    Legenda:
    ( ) = Adicionar ou sugestões
    * * = retirar e analisar outra forma

    • 0
  4. Oii
    Você desenvolve bem o texto, percebe-se que faz o uso muito bem da bagagem sociocultural, entretanto acho que você pode utilizar mais argumentos, acredito ter sido mais expositiva e menos argumentativo, o seus argumentos tem um peso muito grande.
    Gostei do seu texto, há alguns erros gramaticais em que você consiga facilmente melhorar
    Tente estudar sobre o uso da virgula, acentos e uso de letras maiusculas
    Sua conclusão tbm está boa, uma dica é tentar seguir essas perguntas e respondê-las de forma direta e clara (você conseguiu iniciar isso bem)
    o que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema apresentado pelo tema?Quem deve executá-la? Como? Para quem? Qual efeito ela pode alcançar?
    É isso, não consigo te dar uma nota em específico, pois também estou estudando, mas você está em um ótimo caminho em minha opinião.
    Espero ter ajudado

    • 0
  5. * 1º parágrafo: qual transtorno? é importante dizer qual é.
    * O segundo parágrafo (D1) achei que ficou bem confuso. Parece que você se perdeu no primeiro período… tente fazer frases mais curtas, ajuda bastante a deixar o texto mais claro!
    * Não teve uma conectividade entre os parágrafos. Uma ideia para o início do D2 ¨Em segunda análise, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelaram que…¨

    • 0
  6. Ótimas abordagens, o texto possui coesão e coerência e foram citados dados e informações relevantes, não fugindo do tema proposto, a linguagem está muito bem empregada possibilitando que todos que leem terão entendimento diante do assunto, pois foi colocado de forma clara e objetiva. Ao se falar de saúde mental é bom lembrar que muitas pessoas não consideram a depressão como uma doença até rotulam como “frescura”, ou até mesmo a pessoa que sofre pode ter dificuldades em assumir e pedir por ajuda. Sendo assim, cabe salientar que uma política pública voltada para a forma de prevenção e levando informações para o público, possivelmente as pessoas teriam um olhar mais voltado para esse assunto já que como citado na redação o Brasil tem um grande índice de pessoas que sofrem com essas doenças. Quando foi proposto na redação sobre ter profissionais na área da saúde disponíveis nos plantões de emergências, essa proposta é de grande relevância pois todos já enfrentaram dificuldades em obter ajudas especializadas na rede pública. Desse modo o governo garantindo esse atendimento certamente seria muito viável para o tratamento da saúde mental da população. Vale citar também que além da Síndrome de Burnoudt que é considerada a síndrome do esgotamento profissional, pois cada dia que passa o campo profissional está competitivo fazendo com que as pessoas trabalhem mais e consequentemente se estressem mais devido à concorrência, enfim, há muitas outras doenças causadoras do esgotamento mental, tais como síndrome do pânico, problemas cardiovasculares, problemas de pele, insônia, ansiedade, transtornos alimentares, Síndrome do intestino irritado, quedas de imunidade, enxaquecas, diabetes, doenças de Alzheimer e muitas outras que poderiam ser evitadas se realmente a saúde mental fosse levada mais a sério pelas autoridades competentes.
    Contudo a redação está muito boa a música citada que interpreta uma pessoa que está passando por esses fatores é suma relevância para mostrar a população que a doença existe sim e tem tratamento.
    Nota 10

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.