Iniciante

Saúde mental no Brasil.

  • 1

 

Na Grécia Antiga,as psicoses eram entendidas como manifestações de deuses e demônios nos seres humanos.Dessa forma, os combalidos psicológicos eram entendidos como um grupo escolhido para trazer profecias  aos gregos, como uma ponte entre o terreno e o espiritual. Portanto, tais enfermidades  não constituíam um problema social. Ao longo da história,contudo, o entendimento sobre o tema se modificou.Hodiernamente, a saúde mental no Brasil é um desafio .Uma vez que o conhecimento sobre a temática é insuficiente e os investimentos na saúde pública são baixos

Em primeiro lugar, é válido discutir sobre a divulgação ineficiente a respeito do bem-estar mental. “Holocausto brasileiro” livro escrito por Daniela Arbex em 2013, mostra as frequentes agressões físicas, morais e verbais sofridas pelos pacientes do Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais. Além disso, eram obrigados a estarem em contato com os próprios dejetos.Infelizmente, os funcionários desse local não possuíam conhecimento sobre saúde psicológica. Assim, tornando muitos casos ainda mais graves.Apesar disso, ainda existe a ausência de ideias efetivas para a expansão e debate do assunto, o que faz com o que a saúde mental seja um problema cada vez mais difícil de se resolver.

 

Em segundo lugar, é mister ressaltar sobre como os pequenos investimentos em saúde mental brasileira.A Coréia do Sul quintuplicou os investimentos em saúde de 1990 a 2001 , enquanto no Brasil, no mesmo período, a aplicação financeira em saúde nem mesmo dobrou. Sem dúvida, uma explicação para tal fato é garantia de regalias superfaturadas para o poder legislativo.Assim, o dinheiro que seria utilizado para o tratamento de doenças como depressão e Transtorno Obsessivo Compulsivo , hoje, é direcionado para beneficiamento individual dos políticos em esferas municipal,estadual e federal. Dessa maneira, muitas pessoas não conseguem atendimento público, acabando por não receber o tratamento adequado para que consigam o bem-estar psicológico. Assim, casos que seriam facilmente tratados, muitas vezes, transformam-se em casos de suicídios.

É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para a garantia da saúde mental no Brasil. Posto isso, o Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação deve, por meio visitas à escolas, realizar rodas culturais e eventos  que informem à estudantes de todas as idades, com apresentações apropriadas para cada faixa etária, sobre a saúde mental. Desse modo, o conhecimento sobre a temática será mais amplo e concreto.Logo, desmistificando diversas informações sobre a mente humana.Ademais, as escolas precisam incentivar os estudantes, atráves da criação do projeto ” Político Consciente” que desejam ingressar na política, orientando-os na criação de políticas que venham a contribuir futuramente com maiores investimentos na saúde. Assim, a sociedade tornar-se-á justa para todos, sejam doentes mentais ou não.

Compartilhar

5 Correções

  1. É natural a gente pensar em medidas de conscientização, educação ou mudar o pensamento da sociedade, mas tome muito cuidado para não ficar apenas nisso, ao ler sua redaçao , “obs: nao li o texto proposto” , mas pela sua redaçao , minha reflexao foi apenas , o quanto tudo esta perdido , nessa ideia , vc expor “a Grécia Antiga,as psicoses eram entendidas como manifestações de deuses e demônios nos seres humano” uma cultura , mas sera que na cultura dele realmente nao poderia ser ? eu particularmente nao me sinto segura em por alguns dados de opnioes paralelas , enfim o texto é impecavel , mas estudando algumas tecnicas , nao te asseguro a nota desejada .

    • 1
  2. redação ótima, informações bem implícitas, organização. ótimo texto!Muito boa mesmo, se continuar por essa linha você vai longe.Minha unica critica construtiva seria a questão de problematizar mais visto que apesar de um repertorio cultural vasto e informativo, sinto que as informações se sobressaíram e poucas coisas foram discutidas e apontadas como problema.

    • 1
  3. excelente redação! abordou bem a problematica e continha os 5 elementos presentes na conclusao. Minha unica critica construtiva seria a questao de problematizar mais visto que apesar de um repertorio cultural vasto e informativo, sinto que as informacoes se sobressairam e poucas coisas foram discutidas e apontadas como problema. Outro quesito seria o dominio da lingua portuguesa, visto que alguns erros foram encontrados em relação a ortografia.
    Em geral e relacionado ao enem, daria 880.

    • 1
  4. Não tem o que falar, redação muito boa, coesa, coerente, ótimos argumentos, comprovou as citações feitas,conclusão maravilhosa,criativa e com soluções reais, com todos os detalhes. Muito boa mesmo, se continuar por essa linha você vai longe, explorando sempre os conectivos e buscando novas palavras para enriquecer mais ainda seu texto. Parabéns!!

    • 1
  5. excelente redação! abordou bem a problematica e continha os 5 elementos presentes na conclusao. Minha unica critica construtiva seria a questao de problematizar mais visto que apesar de um repertorio cultural vasto e informativo, sinto que as informacoes se sobressairam e poucas coisas foram discutidas e apontadas como problema. Outro quesito seria o dominio da lingua portuguesa, visto que alguns erros foram encontrados em relação a ortografia.
    Em geral e relacionado ao enem, daria 880.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.