Saúde mental na era digital: Cyberbullying, depressão e suicídio

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O filósofo e sociólogo Zigmunt Braumann em sua tese sobre a sociedade líquida apresenta as relações humanas como superficiais, e isso tem se provado verídico nas interações online. A ausência de contato pessoal promove a falta de empatia, a ostentação e a cobrança social e estética. Nosso novo normal depende da interação tecnológica, mas será ela de todo benéfica?

Influenciados pela cultura dos influencers digitais, o comportamento dos usuários de redes sociais tem se tornado vazio e ostentoso. Uma peça de roupa, uma refeição ou o treino na academia são exemplos de postagens comuns e com mais interação (curtidas, comentários). Nesse cenário, se cria um padrão de produtividade, que exclui aqueles divergentes. Estes, por sua vez, optam pelo êxodo das redes sociais em momentos de ansiedade ou depressão.

Além de segregar por ostentação, redes sociais são palco para expressar sua opinião sem represálias. Gozando dessa anarquia, a cultura de cancelamento e o cyberbullying promovem num grau ainda mais alarmante a exclusão social, agravando o problema da saúde mental pública. Comprova isso, os dados sobre aumento dos quadros de depressão na geração Z (Nascidos depois 1996, e imersos na cultura das curtidas) em 70% nos últimos 25 anos (Royal Society for Public Health).

Conclui-se a urgência da atuação do Ministério Público requerendo das empresas de redes sociais a devida fiscalização de crimes contra a honra nas plataformas digitais, aplicando as devidas punições à essas contas para a manutenção dos direitos humanos. Também que cada indivíduo monitore seu tempo de uso, talvez silenciando notificações ou em caso de várias contas, a desativação de algumas delas. E acima de tudo, que a sociedade consuma conteúdo relevante, que agregue e não segregue.

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3 Correções

  1. Olá ! Gostei da sua redação. Você apresenta uma boa tese . Apresenta repertório sócio cultural para sustentar seus argumentos , porém,não é agradável terminar um parágrafo de desenvolvimento com um dado estatísco. Recomendo você utilizá-lo no meio dele , e terminar com sua opinião , dando então, um fechamento melhor para seu desenvolvimento. Faltou a utilização de mais conectivos e locuções conectivas ,para separar melhor os períodos . Achei que poderia desenvolver mais seus argumentos ( dando uma maior criticidade do problema) . Na sua conlusão, senti falta do (meio/modo). Você utilizou duas propostas de intervenção , corrige pela que estava mais completa delas . Um detalhe , recomendo sempre terminar a redação, voltando com o repertório sócio cultural que você utilizou na sua introdução ou no seu desnevovimento, pois deixa seu texto mais “redondo”.
    Parabéns pela redação, continue treinado que você vai alcançar um ótima nota na sua redação!
    Competência 1: 160
    Competência 2: 180
    Competência 3: 160
    Competência 4: 120
    Competência 5: 160

    Nota final: 780

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  2. Olá, você escreve bem, parabéns! Mas preciso que você se atente a alguns ponto. Primeiramente, cuidado com a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, pois, qualquer deslize pode fazer você desviar dessa tipologia textual. Você escreve muito bem, mas recomendo que revise a colocação pronominal e o uso da vírgula. Outra coisa, é importante destinar maiores atenções ao uso de conectivos, uma vez que o Enem destina uma competência muito atrelada a eles. Último lembrete, não esqueça dos agentes conclusivos.
    C1: 160 C2: 160 C3: 160 C4: 120 C5: 120 Total: 720

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  3. Òla,devo dizer que sua redação está razoavel,algumas coisas que eu mudaria seria colocar nao colocar o dado estatistico no final do desenvolvimento,porque não é muito apropriado fazer desse jeito e a conclusão pois senti que você não abrangeu uma boa solução
    enfim essa é apenas minha opinião,no fim eu daria para a sua redação um 750 ou 800 no máximo

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