Iniciante

Saúde Mental em Tempos Pandêmicos

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Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual a esfera social padroniza-se pela ausência de conflitos. Conquanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que os impactos do isolamento social à saúde mental configuram barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é proporcionado não somente pela incerteza frente à pandemia do novo coronavírus, como também pelas alterações socioemocionais, sobretudo, relacionadas à juventude. Nesse sentido, diante de uma realidade instável e temerária que mescla conflitos nas esferas psíquicas e sociais, analisar seriamente as raízes e os frutos dessa problemática é medida essencial.

Precipuamente, torna-se imprescindível pontuar a instabilidade em meio ao cenário pandêmico. Nessa perspectiva, muitas transformações têm sido evidenciadas na vida social, sendo uma delas a constante disseminação de especulações a respeito do Covid-19. Sendo assim, os indivíduos ficam abalados emocionalmente com tantas previsões incertas, as quais são diariamente divulgadas pelos meios de comunicação em massa. Com efeito, ocorre a progressão do descaso em buscar a veracidade das notícias, conceito esse denominado pelo psicólogo Daniel Kahneman como “cognição preguiçosa”. Desse modo, infelizmente, as pessoas têm a sua saúde mental comprometida devido a propagação massiva de informações contingenciais.

Ademais, dentro dessa ótica do abalo da saúde mental, é imperativo ressaltar a modificação socioemocional como fruto do isolamento social. De acordo com o Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), durante a pandemia praticamente foi notado um aumento de duas vezes em relação à depressão e à ansiedade. Partindo desse pressuposto, fica claro o crescimento dos transtornos emocionais em tempos recentes, em virtude das transformações nas relações interpessoais, nas formas de se comunicar e, principalmente, nas socializações. Tudo isso retarda a resolução do impecilho, tendo em vista que os impactos sensitivos contribuem para a perpetuação desse quadro deletério.

Evidencia-se, portanto, a necessidade de medidas exequíveis para conter o agravamento da presente adversidade. Dessarte, com o intuito de mitigar os efeitos do isolamento social à psiquê humana, necessita-se, urgentemente, que profissionais e especialistas na área de psicologia, por meio de “lives interativas”, disponibilizem conteúdos esclarecedores sobre a saúde mental em tempos de pandemia. Além disso, é fundamental que as mídias digitais, por meio de reestruturação das plataformas virtuais, ofereçam uma funcionalidade opcional, a qual deverá disponibilizar um filtro de informações, a fim de privar os internautas de notícias contingenciais. Assim, espera-se que o impacto nocivo do isolamento social à saúde mental seja atenuado, e que a coletividade se aproxime dos ideais utópicos de More.

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2 Correções

  1. C1: Erro de crase ” devido a propagação massiva d” tem crase naquele “a”isolado
    “pandemia praticamente foi notado um au…” praticamente deve ser entre virgulas se sua intenção foi usar como adverbio de modo “na prática” , se não foi essa a intenção eu acho (só achismo mesmo) que a construção sintática da frase estaria errada.
    Fora isso não percebo mais nenhum erro o que configura 200 pontos na C1

    C2: Texto dissertativo argumentativo, aborda o tema, tem estrutura (intro, desenvolvimento e conclusão) e tem pelo menos 1 repertório legitimado : 200

    C3: Argumentação consistente, uso adequado dos repertórios, mas tem um erro de projeto de texto, voce tem duas teses e isso decorre diretamente de voce usar um modelo de texto pronto.

    “Esse cenário antagônico é proporcionado não somente pela incerteza frente à pandemia do novo coronavírus, como também pelas alterações socioemocionais, sobretudo, relacionadas à juventude. ”

    “Nesse sentido, diante de uma realidade instável e temerária que mescla conflitos nas esferas psíquicas e sociais, analisar seriamente as raízes e os frutos dessa problemática é medida essencial.”

    Separei suas duas teses, voce deveria ter usado somente a primeira, porque é o que realmente voce fala nos desenvolvimentos. A segunda é uma tese implícita que se encaixa sim no seu texto mas concorda que não faz sentido colocar as duas? Dauma ideia de mal planejamento.

    Sua nota nessa competencia poderia facilmente ser 200, mas como para atingir 1000 (Que é a nota que voce atingiria) o INEP não aceita textos que se sejam feitos por modelos prontos de outros textos pois a C2 avalia autoridade, mas essa autoridade só é levada em conta quando é pra dar 1000 ( o INEP não quer passar a imagem de que dá 1000 pra pessoas que “copiam” modelo de texto). Então só precisa se atentar a desenvolver um modelo de texto se voce quiser 1000.

    Então nessa competencia, pela grade de correção do ENEM é 200, mas como tem todo esse esquema que eles fazem pra evitar ao máximo notas 1000 eles descontariam 20 pontos da sua C2 (o que não é desconsiderado em casos de que a soma das notas não fosse totalizar 1000)

    C4: 2 operadores em início de parágrafo, um nexo em cada parágrafo e não apresenta, em demasia, repetição lexical: 200 pontos

    C5: Quase voce desliza aqui. Facilite a vida do corretor! Voce traz duas propostas, na primeira falta detalhamento de algum dos 4 elementos avaliativos (agente, modo, ação, finalidade), mas na segunda voce traz os 5 elementos:

    agente: mídias digitais
    modo: reestruturação das plataformas virtuais
    ação: ofereçam uma funcionalidade opcional
    finalidade: a fim de privar os internautas de notícias contingenciais
    detalhamento: não sei se era sua opção detalhar a ação, mas funcionou :” a qual deverá disponibilizar um filtro de informações…”. Lembrando que vocÊ pode detalhar qualquer um dos 4 elementos mas não fez isso na primeira proposta, mas como o Enem so cobra uma proposta completa é 200 nessa comeptencia.

    NOTA FINAL :
    980 ,

    sim o INEP tira 20 pontos de milhares de redações na C2 porque não vÊm naquela redação um “quÊ” de singularidade que mereça ser 1000 enquanto várias redações lá na casa dos 600 pontos conseuem fechar a competencia 2, isso é um mecanismo pra tornar o 1000 uma nota cada vez mais exclusiva e pra evitar que os modelos prontos copiados ou inspirados em algum outro texto de redação consigam tirar 1000 o que explicitaria que a correção do ENEM é mecanica e abre margem para isso, o que sabemos que é verdade mas eles não vão deixar isso escancarado. E assim, o caminho do 980 pro 1000 é muito grade, esses 20 pontos são simbólicos porque eles representam uma diferença grotesca de texto e muitas vezes nem significam falha nas competencias.

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  2. o texto em geral aborda bastante o tema,porém, a forma como começou a introdução foi meio vazia pois começou falar de uma obra,seria interessante começar com “no que concerne…”.sobre o desenvolvimento,foi tudo bem argumentado mas teve acrescento de outra tese,tambem é importante destacar o uso das palavras que não foram corretamente usadas e seria interessante anular algumas que você colocou sem precisar.
    C1:150(o uso do portugues foi usado corretamente)
    C2:180(na minha opnião a introdução poderia ser diferente)
    C3:200(soube relacionar e organizar muito bem o tema proposto)
    C4:160(teve muitas palavras desnecessárias)
    C5: 200(conclusão ótima)

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