Iniciante

Saúde mental em tempos de pandemia

  • 0

Psicológico isolado

Na idade contemporânea, ocorreram diversas pandemias, controladas rapidamente. Entretanto, no final de 2019, surgiu um novo vírus, cientificamente apelidado como: Orthocoronavirinae. Esse vírus fez com que o mundo inteiro adotasse medidas de isolamento social, para que houvesse um controle maior sobre a doença, a qual tem como característica: rápida disseminação. Com grande parte da população isolada, a vida social precisou ser modificada, o que acarretou modificação da mentalidade humana. Alguns continuaram suas tarefas de forma habitual, enquanto outros obtiveram a saúde mental prejudicada, deixando evidente o quanto o isolamento influencia no psicológico.

Em primeira instância, é notório a necessidade de conscientização quanto às medidas de isolamento mediante uma pandemia. Entretanto, muitos acabam apresentando modificações comportamentais, deixando em vista o descontentamento com a incumbência, gerada pela OMS, de permanecer em suas residências. Tais sujeitos ficam propensos ao desenvolvimento de doenças psicológicas como: ansiedade, transtorno do déficit de atenção e, no pior dos casos, depressão. O desenvolvimento dessas doenças pode provocar perdas irreversíveis à mente humana, tornando-se um estorvo à sociedade.

Em segunda instância, a modificação da vida social levou as pessoas a um novo meio de desenvolvimento pessoal denominado: reflexão. Apesar de generalizada, a reflexão tem extrema importância no combate a danos mentais e auxilia à busca por conhecimento interno. Contudo, estabeleceu-se como forma de meditação, onde todos possuem a oportunidade de gerar o autoconhecimento. Outrossim, sua disseminação ligada à internet gerou espaço para um público maior, deixando em vista seus benefícios e o quão salubre pode ser. Ainda assim, de forma generalizada, indivíduos extremamente conectados desenvolvem problemas psicológicos envolvendo mídias sociais, o que tange a má utilização de tais meios digitais.

Portanto, para que a saúde mental da sociedade, em meio a momentos pandêmicos, seja beneficiada, o Ministério da Saúde deve desenvolver plataformas digitais que abranjam auxílio aos necessitados, de modo que sejam oferecidas, aos indivíduos, formas de relaxamentos terapêuticos, além de conversações com profissionais como: terapeutas, psicólogos e psiquiatras, proporcionando cuidados mais adequados à mente dos cidadãos. A partir disso, a saúde mental das pessoas não será prejudicada, provocando a diminuição de transtornos mentais e uma melhora à vida e aos hábitos humanos. Além do desenvolvimento do país e de uma sociedade mais livre, justa e solidária.

Compartilhar

2 Correções

  1. Sua redação está boa, contudo há alguns ponto que pecam, como por exemplo:
    “muitos acabam apresentando modificações comportamentais”, muitos quem? Muitos quantos? Primeiro há o uso de uma expressão totalmente subjetiva e que pode derrubar toda a sua afirmação por conta de abrir espaço para interpretações, coisa que jamais deve acontecer numa redação, para impedir refutações. Segundo, a palavra “muitos” é totalmente vaga e desnecessária, nesse trecho dados poderiam ter sido mostrados sem o uso de “muitos”
    “tornando-se um estorvo à sociedade”, novamente uma afirmação que tem como base apenas sua fala, o que automaticamente a invalida, pois tudo que é falado tem que ser baseado em dados estatísticos, ideia universal, história, citações filosóficas ou pesquisas científicas. Além disso há um equivoco, como se todos que tivessem as doenças e desenvolvessem-as automaticamente ficariam inválidos, mesmo que você não tenha citado o grau da doença ou qual doença, pois há um universo vasto de doenças psicológicas.
    “Em segunda instância”, o uso dessas expressões para iniciar o parágrafo poderia muito bem ser substituído por outras orações como: “Tais acontecimentos” “Consequentemente”
    “onde todos possuem a oportunidade de gerar o autoconhecimento”, todos quem? Todos quantos? Todos segundo quem? Mesmo erro do começo.
    ” a saúde mental das pessoas não será prejudicada” apenas com essa medida? A maioria das pessoas que tem depressão mal buscam ajuda, (https://nacoesunidas.org/maioria-das-pessoas-que-sofrem-de-depressao-nao-recebe-ou-nao-busca-tratamento-na-america-latina-e-caribe/) por que seria diferente com esta plataforma online? Além disso e os que não tem acesso ao meio que será colocada essa plataforma? Sendo assim a finalidade além de vaga, ficou muito utópica e sensacionalista.
    “Além do desenvolvimento do país e de uma sociedade mais livre, justa e solidária.” frase totalmente desconexa e isolada no texto inteiro, não serviu como síntese no final, desnecessária.

    • 1
  2. iNTRODUÇÃO – Ficou boa, porém, achei que devia ter explorado mais, exemplificado mais para enriquecer a redação, mas não significa que esteja ruim dessa forma.
    DESENVOLVIMENTO – Gostei bastante, demostrou domínio na norma culta e na pontuação também, o desenvolvimento foi bem explicativo.
    E a conclusão foi ótima na minha opinião, apontou as intervenções e como deveria ser feitas e também quais resultados trariam .
    Muito boa.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.