Saúde mental em tempos de pandemia.

  • 1

No programa televisivo Big Brother Brasil, a principal regra combinada entre os ‘sisters’ (participantes), é de que todos devem ficar confinados em uma casa isolada, longe de tudo e de todos. Fora das mídias, a realidade global caracteriza-se com a mesma problemática no que diz respeito a esta alusão.
Estamos passando por tempos de pandemia do Covid-19, um vírus que vêm atingindo muitas partes do globo. Conseguinte, todos estão em período de isolamento social para que a propagação da doença vá caindo gradativamente. Todavia, todos tiveram de se adaptar a esta realidade provisória que sem sombras de dúvidas foi um grande desafio. Mudar tudo tão repentinamente, acabou trazendo um grande impacto na sociedade como um todo.
Muitas pessoas sofrem de problemas psicológicos, como à ansiedade patológica, à depressão e entre outros. E, com essa restrição da socialização presencialmente com as pessoas, acabou que esses problemas foram ficando cada vez mais aflorados; podendo prejudicar cada vez mais a vida pessoal e profissional das pessoas.
Portanto, medidas são necessárias para atenuar a questão em debate. O Ministério da Educação, juntamente das escolas tanto de rede pública como privada, deverão se responsabilizar por proporcionar interações entre alunos e professores. O Ministério da Cidadania em parceria com o Governo do Estado, deverão estar sempre disponibilizando lives para o público em geral, abrangendo palestras de profissionais da área da psicologia e psiquiátrica, mostrando a importância da saúde mental e dicas práticas de autocuidado.

Compartilhar

4 Correções

  1. C1 – 160
    C2 – 120
    C3 – 120
    C4 – 120
    C5 – 160
    Nota = 680
    Boa redação! Você começou muito bem ao fazer a contextualização relacionando o cenário atual com o bbb. Organizou bem dentro dos moldes do Enem. Soube argumentar dentro do tema proposto. No entanto, são alguns detalhes que merecem atenção.
    Na introdução você fez uma boa contextualização, porém, faltou você deixar claro o tema, você não colocou em pauta que está se tratando de saúde mental, só disse que é uma problemática, mas qual é essa problemática? Nesse ponto faltou clareza. É bom que a palavra chave da proposta – no caso “saúde mental” – , apareça logo na introdução para o leitor saber qual é o assunto sendo abordado.
    Atente-se também a repetição de palavras e hoje em dia no Enem, não é ideal utilizar a segunda pessoa no texto, é observável que as notas máximas estão fugindo dessa ideia, diferente de alguns anos atrás. Busque deixar o texto mais formal possível também.
    No seu desenvolvimento, faltou repertório. Seria interessante você utilizar dados ou fazer alguma associação com algum fato para dar mais credibilidade ao seu texto. Quando você for colocar alguma espécie de contingência, é bom ser clara dando o valor/número dessa contingência, evite usar “muitos”,”poucos”,”todos” esse ultimo então não é legal pois não da para generalizar.
    Faltou também demonstrar o seu ponto de vista, é interessante utilizar o artifício de adjetivos para essa finalidade.
    É interessante também que você utilize mais elementos coesivos e que elabore um tópico frasal ao iniciar os argumentos para associar o que irá desenvolver neles a sua tese.
    Na conclusão faltou alguns detalhes. Na primeira proposta você não colocou o objetivo/finalidade. “O Ministério da Educação, juntamente das escolas tanto de rede pública como privada, deverão se responsabilizar por proporcionar interações entre alunos e professores” Como eles irão proporcionar essas interações? e com qual finalidade?. Na segunda proposta falta a finalidade e um detalhamento.
    Atenta-se aos seguintes itens importantes ao fazer a conclusão no Enem:
    (1) o agente, (2) a ação, (3) o modo, (4) a finalidade e (5) um detalhamento.
    Em geral você foi bem e continuando a praticar, logo logo chegará pelo menos aos 900.
    Bom, é isso, espero ter ajudado de alguma forma!! ;)

    • 1
  2. Bom dia! Acho que sua introdução precisa ser melhor estruturada. Você apresentou o problema adotando uma alusão à um programa conhecido (inclusive, houve uma discordância com a utilização do termo ‘sisters’, pois o cunho conhecido é ‘brothers’ pois cerca tanto o meio feminino quanto masculino, além disso, caso seja intencional, o correto seria ‘as sisters’, visto que é substantivo feminino que abrange apenas mulheres.), o que é bom, mas não fundamentou com uma contextualização histórica e uma maior problematização na Tese. Além disso, senti falta da sua proposta de texto, apresentar quais são seus dois (ou mais) argumentos na introdução. Partindo lara os parágrafos de desenvolvimento, senti falta da utilização de dados e alusões, isso potencializaria sua redação para uma melhor argumentação e defesa da mesma.
    Por fim, sua redação possui sim coerência, mas há lacunas presentes na estrutura, que poderiam facilmente ser resolvidas com a utilização das dicas acima. Parabéns pelo projeto!

    • 0
  3. Bom dia! Primeiramente, a tese ficou boa. Você fez uma alusão histórica mostrando que possui conhecimento. Entretanto, você poderia deixar o problema mais explícito na tese.
    Os parágrafos de desenvolvimento deveriam ter alguma alusão, pois assim parecem explicativos.
    A conclusão possui propostas viáveis e foi bem argumentada.
    A redação possui coesão textual, domínio da norma culta… só procure argumentar um pouquinho mais.

    • 0
  4. Bom dia! Primeiramente, a tese ficou boa. Você fez uma alusão histórica mostrando que possui conhecimento. Entretanto, você poderia deixar o problema mais explícito na tese.
    Os parágrafos de desenvolvimento deveriam ter alguma alusão, pois assim parecem explicativos.
    A conclusão possui propostas viáveis e foi bem argumentada.
    A redação possui coesão textual, domínio da norma culta… só procure argumentar um pouquinho mais.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.