Mestre

Saúde mental em questão do Brasil

  • 1

No filme “Coringa” de 2019, o personagem principal sofre de problemas mentais, observa-se na metragem o total descaso do Estado em relação a saúde metal do sujeito. Ademais, devido à esse distúrbio, Arthur sofre diversas hostilidades da sociedade. Fora da obra, a situação constatada atualmente no Brasil não difere do cenário vivido pelo personagem.

Em primeiro plano, é importante analisar a falta de colaboração do Governo como determinante para a consolidação do problema, do mesmo modo a privação de estrutura básica, e profissionais da área para o correto tratamento. De acordo com a constituição brasileira de 1988, toda a população está assegurada ao amplo acesso a saúde, entretanto essa não é a realidade que vem sendo praticada no país.

A depressão, por si só é a principal causa de 12 mil mortes a cada ano no Brasil, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), um dado bastante repulsivo, visto que há hoje em dia recursos para que esse tema seja barrado da vida de muito brasileiros. Logo, seguindo a tese do escritor Franz Kafka, que diz onde a solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito
pela dignidade humana, a sociedade também se destaca para a continuidade desse problema, vendo-se que o apoio para essas pessoas são escassos vindo de outros indivíduos.

Portanto, medidas são necessárias para alterar esse cenário conflitante no Brasil. A fim de promover a mobilização da população a cerca da questão, cabe ao Estado em parcerias dos veículos de comunicação, alertar e incentivar os cidadãos a serem mais solidários uns com os outros, assim como diz na tese de Kafka. Isso será realizado a partir de campanhas em todo o território nacional, voltadas a importância da vida e os benefícios de ser empático com o próximo. Além disso, o Ministério da Saúde atuará em projetos voltados aos indivíduos necessitados, com a facilitação do acesso à psicólogos, à terapias e à  medicamentos visados para o tratamento, por meio do SUS – Sistema de saúde gratuito que beneficia milhares de brasileiros -.Portanto, seguindo dessa forma, contribui-se para que a saúde mental do brasileiro esteja estável, evitando-se assim que mais pessoas passem por situações semelhantes a de Arthur.

Compartilhar

2 Correções

  1. No filme “Coringa” de 2019, o personagem principal sofre de problemas mentais, observa-se na metragem o total descaso do Estado em relação a saúde metal do sujeito. Ademais, devido à [1] esse distúrbio, Arthur sofre diversas hostilidades da sociedade. Fora da obra, a situação constatada atualmente no Brasil não difere do cenário vivido pelo personagem.
    Em primeiro plano, é importante analisar a falta de colaboração do Governo como determinante para a consolidação do problema, do mesmo modo a privação de estrutura básica, e profissionais da área para o correto tratamento. De acordo com a constituição brasileira de 1988, toda a população está assegurada ao amplo acesso a saúde, entretanto essa não é a realidade que vem sendo praticada no país.
    A depressão, por si só é a principal causa de 12 mil mortes a cada ano no Brasil, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), um dado bastante repulsivo, visto que há hoje em dia recursos para que esse tema seja barrado da vida de muito [2] brasileiros. Logo, seguindo a tese do escritor Franz Kafka, que diz onde a solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito
    pela dignidade humana, a sociedade também se destaca para a continuidade desse problema, vendo-se que o apoio para essas pessoas são [3] escassos [4] vindo de outros indivíduos.
    Portanto, medidas são necessárias para alterar esse cenário conflitante no Brasil. A fim de promover a mobilização da população a cerca [5] da questão, cabe ao Estado em parcerias dos veículos de comunicação, alertar e incentivar os cidadãos a serem mais solidários uns com os outros, assim como diz na tese de Kafka. Isso será realizado a partir de campanhas em todo o território nacional, voltadas a importância da vida e os benefícios de ser empático com o próximo. Além disso, o Ministério da Saúde atuará em projetos voltados aos indivíduos necessitados, com a facilitação do acesso à psicólogos, à terapias e à medicamentos visados para o tratamento, por meio do SUS – Sistema de saúde gratuito que beneficia milhares de brasileiros -. Portanto, seguindo dessa forma, contribui-se para que a saúde mental do brasileiro esteja estável, evitando-se assim que mais pessoas passem por situações semelhantes a [6] de Arthur.

    Observações:
    1= sem necessidade da crase
    2= muitos*
    3= é*
    4= escasso*
    5= acerca*
    6= necessidade de crase

    Visão geral: tente argumentar melhor, pois em seu texto você mais narra do que argumenta. ll apresente seus assuntos logo na introdução. lll use mais conectivos.

    CI= 120 / NÍVEL 3 (alguns desvios): A CI te avalia em demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    CII= 200 / NÍVEL 5: A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    CIII= 120 / NÍVEL 3: A CIII te avalia em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    CIV= 120 / NÍVEL 3: A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    CV= 200 / NÍVEL 5: A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Nota: 760

    • 0
  2. E ai, tudo tranquilo? Vou corrigir sua redação, lembrando, não sou profissional e nem formado em letras, porém, irei te ajudar com base no meu conhecimento sobre tal assunto, desde já agradeço.

    //
    INTRODUÇÃO
    Bom, a introdução do seu texto tem um repertório cultural interessante, o filme “Coringa”, porém, não se esqueça que este primeiro parágrafo deve ser focado para a apresentação do tema e dois problemas para serem abordados nos desenvolvimentos. Ou seja, você focou demais apresentando o filme.

    //
    DESENVOLVIMENTO I
    Seguinte, eu achei perfeito o seu segundo parágrafo, foi bem explicado o problema vivenciado. Citando fato histórico, porém, a Constituição Brasileira deve ser escrita em maiúsculo, geralmente quando se trata de assuntos governamentais deve-se escrever em maiúsculo, só uma dica rápida, mas que pode acabar com a sua nota.

    //
    DESENVOLVIMENTO II
    Também muito interessante, realmente o único problema desse desenvolvimento é que ele aborda um assunto tirado do nada, pois você deveria ter citado a depressão na sua introdução. De resto, perfeito, bom repertório cultural.

    //
    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
    Então, sua proposta é boa. Temos duas coisas para abordar, a primeira foi o número excessivo de linhas, provavelmente deve ter dado outro número no seu caderno/folha, mas mesmo assim é um parágrafo extenso. Segunda coisa, você abordou 2 propostas de intervenção, o que é perigoso pra sua nota, pois se tem duas propostas de intervenção, terá que ter duas propostas com os 5 elementos pedidos.

    //
    PONTUAÇÃO
    C1: 160
    C2: 120
    C3: 200
    C4: 160
    C5: 200
    Total: 840
    //
    “Remember” eu não sou profissional, considerando a minha opinião da forma mais técnica possível, sua redação sendo corrigida por um pedagogo pode estar na casa dos 800 a 900 pontos, parabéns!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.