Saúde mental e trabalho.

  • 0

Uma análise da sociedade brasileira revela a necessidade de reflexão em relação as questões relacionadas a saúde mental e trabalho. Partindo dessa égide, é possível perceber ambientes com jornadas de trabalho pesadas e também não propicio para um bom desenvolvimento de mercadorias. Em consequência disso, altos índices de estresses acontecem em pessoas, ocasionando o surgimento de doenças como: ansiedade e depressão.

Em primeiro plano, essas causa e consequências são prejudiciais também ao empregador, pois a produtividade reduzirá sempre. Marco do século XVIII, a Revolução Industrial que foi a substituição do trabalho humano pelas máquinas, que gerou alta taxa de desemprego mundial e intensas horas de trabalhos, marcadas por uma necessidade maior de produção, ligada ao capitalismo, já que quanto maior a população de indivíduos, maior a produção e o consumo.

Em segundo plano, a saúde mental é uma problemática recorrente na nação brasileira, pois segundo pesquisas da OMS, o Brasil é o país com civis mais depressivos da América Latina, ainda de acordo com esses dados, essa adversidade de saúde mental ocorre por fatores socioeconômicos, como pobreza e desemprego. Dessa forma, a depressão e a ansiedade são causadas por problemas mentais, também relacionados ao trabalho, visto que, a diminuição de atividades laborais constitui em escala menor ao lucro de empresários.

Portanto, percebe-se, que medidas necessárias precisam ser executadas para que haja melhorias. Inicialmente, as empresas devem implantar políticas públicas para melhorar a existência de ambientes laborais saudáveis com princípio e bem-estar de qualidade para seus funcionários. Posteriormente, o governo junto ao Ministério do Trabalho devem implementar medidas de fiscalização nas empresas para reorganização da atividades dentro de seus direitos. Por fim, a OIT deve elaborar e oferecer trabalhos gratuitamente para aqueles trabalhadores que necessitam de atendimento psicológicos, e assim atender todas as demandas necessárias.

Compartilhar

2 Correções

  1. Bom, não sou tão bom para corrigir redação, no entanto, é evidente algumas falhas que podem ser melhoradas. Espero poder ajudar você a melhorar na sua redação.
    Competência um: 120 pontos.
    Competência dois: 120 pontos.
    Competência três: 120 pontos.
    Competência quatro: 120 pontos.
    Competência cinco: 140 pontos.

    • 1
  2. olá! você apresenta bons argumentos, mas sua tese não ficou explicita não entendi seus posicionamentos, tendo visto que na introdução você não deixou isso claro!
    senti falta de repertório sociocultural na introdução, eu sei isso chato, mas é umas das competências da redação do ENEM.
    quero ressaltar que não sou nenhuma corretora profissional esse foi só eu meu ponto de vista como leitora.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.