Na Constituição Federal de 1998, artigo 196, diz que a saúde é direito de todos e dever do Estado. Entretanto, o governo ainda enfrenta empecilhos para tentar amenizar os impactos que a falta de saúde mental causa na sociedade brasileira. Isso ocorre tanto pela negligência governamental quanto pelas influências causadas pelas mídias sociais.
Em princípio, percebe-se que há uma falha nos incentivos e investimentos referentes a saúde mental por parte do Estado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 45 minutos um brasileiro comete suicídio. Isso se deve às pressões sofridas no trabalho, em casa e/ou até mesmo na escola, através do bullying. Medidas cabíveis devem ser tomadas urgentemente para revertermos esse dado que, a cada dia, mais pessoas acham que tirando a própria vida estarão “aliviando” os seus sofrimentos.
Outrossim, acompanhamos o que ocorre no Brasil e no mundo através das mídias sociais, o que influencia também no nosso modo de pensar e agir. É como diz Edilson Alves, autor do site “Pensador”: “ Saúde não é apenas ausência de doença, mas também a habilidade de resistir a infecções, ataques de parasitas e perturbações. ”, que faz com que o indivíduo tente resistir às notícias ruins que nos cercam através da internet.
Ademais, é imprescindível que o Estado, por intermédio do Ministério da Saúde (MS), invista em mais palestras educativas relacionadas à saúde mental e profissionais, como psicólogos, nas escolas e dando maiores atenções também em suportes exclusivos para pessoas que necessitarem de ajudas psicológicas no Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo, assim, para a diminuição do dado alarmante já visto e coadjuvando, também, para a efetivação no qual o artigo 196 da Constituição Federal relata.
*Por favor, se possível, deixar os pontos de cada competência e a nota final, ficarei muito agradecida! Mas toda sugestão é sempre bem – vinda, é claro.*
JohnDoeDoe
Como já mencionado, sua redação está boa. Houve o erro concernente ao ano da nossa atual constituição e, além disso, alguns erros gramaticais como a falta do uso da crase em alguns pontos.
“Medidas cabíveis devem ser tomadas urgentemente para revertermos esse dado que, a cada dia, mais pessoas acham que tirando a própria vida estarão “aliviando” os seus sofrimentos.” Neste ponto específico houve um desvio de sentido após o “a cada dia”. Você parecia se dirigir para uma referência direta aos dados, mas na sequência falou sobre as pessoas que representam os dados. Ficou desconexo e desarmonioso.
Competência I : 160
Competência II : 140
Competência III : 140
Competência IV : 140
Competência V : 160
Total: 740
[email protected]
Competência I : 160
Competência II : 140
Competência III : 140
Competência IV : 140
Competência V : 160
Total: 740
Sua redação ficou muito boa, vc desenvolveu bem o tema, contextualizou e apresentou fatos para sustentar seu ponto de vista. Só que, bem no início da introdução, vc cometeu um erro, que assim, eu considero um pouco “grave”, não sei se foi o corretor, mas está alegando Constituição federal de 1998, ao invés de 1988.
Seus desenvolvimentos foram bem estruturados, apresentaram bem o que estava sendo defendido.
Sua conclusão também cumpriu bem a proposta de intervenção.