Saúde mental e produtividade na sociedade brasileira.

  • 0

-Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a definição de saúde é caracterizado pelo bem-estar do indivíduo no quesito mental, físico, emocional e social. No entanto, o senso comum ainda compreende que a concepção de saudável engloba apenas a vertente física da mesma, negligenciando o fator emocional, mental e social, e por consequência, abre caminho para a estafa, e outras enfermidades graves.

-Na sociedade atual, ainda há um grande estigma no que se refere à concepção de doença, em que muitos apenas levam em contam o fator físico como fator para a incapacitação de uma pessoa, como ocorre em casos de hipertensão, câncer e outros, enquanto que enfermidades de origem emocional, como depressão e ansiedade são vistos como apenas “frescuras”. Essa visão, dá margem para uma grande desinformação que doenças dessa natureza sejam negligenciadas em prol da produtividade, e aceitação na sociedade, abrindo um precedente perigoso em relação às suas complicações.

-Como resultado, o indivíduo enfrenta uma série de complicações que vão de encontro justamente com a produtividade, em que independente do seu estado físico estar bem, o seu emocional e sanidade mental estarão deteriorados a ponto de anular essa suposta condição saudável pregada pelo senso comum, para além do indivíduo necessitar de intervenções médicas mais contundentes, como remédios psiquiátricos, e acompanhamentos contra o suicídio e outras doenças psíquicas graves.

-No entanto, é de suma importância conscientizar a população acerca de doenças que acometem a psique do indivíduo, e tendo em vista esse cenário, o ministério da saúde deve, através da grande mídia, realizar campanhas de conscientização para tratamento de doenças emocionais e mentais, ao mesmo tempo que, através do Sistema Único de Saúde, é necessário a expansão da rede de tratamento para atendimento psicológico, com o objetivo de melhorar o bem-estar de todos os brasileiros.

Compartilhar

3 Correções

  1. Eu gostei do seu texto, bem elaborado e com uma boa estética. Contanto, atente-se aos seguintes fatores:
    evite começar os parágrafos com traço; sobre o D2 sugiro que desenvolva melhor suas ideias. introduza repertórios bem pertinentes ao tema. coloque ministérios começando com letra maiúscula. Fora isso, você tem tudo para pode fazer o texto perfeito.

    C1: 200
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 200

    Total: 920

    • 0
  2. Sua redação está boa, gostei da sua análise sobre o tema. Tome cuidado na hora de começar um parágrafo, você está colocando traços ao iniciar, e isso não pode. Outra coisa, no parágrafo de conclusão, você citou um agente, o Ministério da Saúde, só que você colocou com letra minúscula, e quando se trata de agentes, tem que escrever com letra maiúscula, de resto está bom.

    • 0
  3. Bom texto!

    No meu ponto de vista a maneira que apresentou sua tese na introdução ficou um pouco confusa prejudicando a estrutura e coesão do texto.

    Durante a redação observa-se também alguns erros gramaticais e uso frequente da mesma palavra como nesse período:
    …em que muitos apenas levam em contam o fator físico como fator para a… – procure sinônimos para diversificar as palavras.

    O seu D2 está mal organizado e possui uma frase muito longa e sem ponto.

    Os desenvolvimentos devem trabalhar a ideia trazida na introdução, uma alternativa é fazer um tópico frasal no início de cada parágrafo que traga sua tese a tona novamente, no caso do seu texto seria a consequência que você citou na introdução (abertura para outras enfermidades devido a banalização do cansaço emocional).
    Porém você não retomou essa consequência e sim escreveu que afetaria a produtividade colocando que além disso o indivíduo começa a necessitar de intervenções médicas mais contundentes, como remédios psiquiátricos… deixando a sua tese das outras enfermidades como consequência de lado. Isso prejudica a coesão e linearidade do seu texto por que o desenvolvimento é uma continuação do que você já apresentou na introdução.

    O tema falava sobre a produtividade e esse tópico deveria sim estar no texto mas foi mal colocado.

    Na sua proposta de intervenção senti falta do detalhamento.

    São apenas alguns pontos que espero que ajude nos seus estudos, parabéns e continue treinando.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.