A obra literária “O Alienista”, do escritor Machado de Assis, narra a história do Dr. Simão Bacamartes, um psiquiatra que abriu uma clínica para estudar a loucura e doenças da mente. Com isso, Simão começa a internar várias pessoas da cidade, no começo pessoas com desvios, mas depois pessoas sãs e por fim, ele percebe que o desvio estava nele e acaba se internando. De maneira análoga à obra, a saúde mental contemporânea ainda é negligenciada e a cultura do autocuidado é desprezada. Isso se deve, majoritariamente, pela cobrança excessiva por produtividade, tanto do próprio indivíduo quanto da sociedade e o pelo negligenciamento da família e escola.
Sob esse viés, é lícito postular a cobrança excessiva como impulsionadora desse revés. Nesse sentido, segundo o filósofo alemão Arthur Schopenhauer: “O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem”. Nessa perspectiva, muitas pessoas realizam uma autocobrança exacerbada, visto que prezam pela produtividade e rendimento. No entanto, acabam se esquecendo da importância do autocuidado e sacrificam sua saúde. Logo, um déficit na cultura do autocuidado é gerado e a dificuldade de lidar com as frustrações resulta em doenças mentais como depressão, ansiedade e até mesmo suicídio.
Outrossim, é imperativo pontuar a falta de problematização da família e escola como agravante da problemática supracitada. Por esse ângulo, o âmbito familiar e escolar, muitas vezes, é omisso quanto as dores psíquicas dos jovens, uma vez que expressões de ideais baseados em conceitos mal formulados ou não esclarecidos dificultam a problematização. Assim, de acordo com o escritor do Império Romano Séneca: “O que pensas de ti próprio é muito mais importante do que os outros pensam de ti”. Nesse espectro, é fundamental o autoconhecimento para conseguir enfrentar esses obstáculos e consequentemente os ambientes de vivência serão impulsionados a mudar de perspectiva.
Sendo assim, medidas são imprescindíveis para fomentar a relevância do autocuidado e problematização acerca da saúde mental. À vista disso, sugere-se que o Governo Federal, na figura do Ministério da Saúde, juntamente com o Ministério da Educação, realize uma conscientização nas escolas, por meio de debates e palestras que visam reformular conceitos equivocados acerca da saúde mental, além de evidenciar a importância dos psicólogos no combate a mudanças de mentalidade e comportamento, buscando o controle sobre a autocobrança e o incentivo pela cultura das terapias, a fim de diminuir a pressão psicológica e proporcionar o verdadeiro autocuidado. Dessa forma, espera-se que os indivíduos não se descuidam assim como o Dr. Simão da obra machadiana, pelo contrário, que eles possam de fato ter a saúde mental como primórdio.
Por favor, se puderem corrigir dando nota por competência. Desde já, muito obrigada!
[email protected]
Sua redação se encontra impecável, com alguns pequenos erros, mais nada que você não consiga resolver com o tempo, tudo questão de praticidade, e aos poucos você irá criar seu próprio estilo de escrita.
Ponto importante, sua introdução está maior que seu desenvolvimento 1, nunca cometa este erro, pois muitos corretores descontam nota.
Sua conclusão também está enorme, porém muito bem escrita.
Sua nota: 900
Mais seu potencial e para os tão sonhados 1000
Daniel Barbosa
Excelente redação, parabéns!
Uma dica, evite colocar palavras das redação com final …ndo. É gerúndio, troca por outras palavras…. No ENEM vc deve evitar…
Obs: Sua conclusao esta bem grande…
Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 180
Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 180
Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Nota Final:
920