Tristeza, solidão, isolamento. Somos capazes de lutar contra essas emoções apenas com a força da nossa mente, ou até mesmo através de um sorriso?
Relacionada a uma qualidade de vida emocional, a saúde mental inclui-se na capacidade de um indivíduo, buscar o equilíbrio entre as atividades e os esforços do dia a dia.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) saúde mental , pode ser definida como: ” Um estado completo, contendo o bem-estar físico e social , não apenas a ausência de doenças”. Sendo assim não basta estar sem nenhuma doença, é necessário estar bem consigo mesmo, mantendo a alegria e as atitudes positivas no que faz.
Portanto, é indispensável a presença do CAPS ( Centro de assistência psicossocial) , com o objetivo de auxiliar e ajudar as pessoas e principalmente os adolescentes que apresentam tal desequilíbrio mental , através de palestras e projetos expostos. Além disso, o apoio familiar deve também, atuar em conjunto trabalhando como um aliado e como uma medida preventiva.
marcosviini
Boa noite
Bom, seu texto está bem estruturado e linguagem está ótima. Porém, poderia ter se aprofundado, abordando mais o tema como depressão, ansiedade, ataques de pânico e entre outros. poderia até ter abordado a falta de conhecimentos dos familiares, que acham que tal comportamento é birra ou “Drama” princialmente em adolescentes.
A conclusão está ótima, mas pense em algo que o estado poderia fazer para guiar tais família ,que tem membros passando por isso.
Mais está de parabéns.
Stéfany_Al
Sua redação em questão da linguagem formal foi muito boa e a conclusão também está ótima. Porém tem pouquíssimos argumentos, seria melhor fazer algo um pouco maior para ganhar mais pontos em outras competências pois no enem redações com menos de 8 linhas são zeradas, portanto tente argumentar mais um pouco.
Giovana Santos
Olá! Tudo bem?
Acredito que o texto está bem estruturado, boa conclusão, mas no desenvolvimento senti falta de mais informações “argumentos” precisava ter aprofundado mais sobre o tema. Por isso também senti falta de conectivos. Pois esse é um tema extremamente importante visto que a depressão pode afetar nossa geração tanto como psicológica como fisicamente influenciando negativamente o nosso futuro. Mas acredito que está no caminho certo. Uma dica para ter mais argumentos é citar alusões históricas ou citações de pessoas que já influenciaram na nossa história em sociedade. Mas é claro se tiver como argumentar.
Liliane Araújo
O tema em si, em relação ao que foi escrito está ok, bem definido a sua proposta. Porém, senti falta de um detalhamento, de um texto com encaixes. Falta de conectivos e repertório sociocultural. Na verdade, seu texto está muito expositivo, o esqueleto em si, de uma redação dissertativa-argumentativa não está sento cumprido.
larissa.s.fernandes
Bom, creio que o texto não está seguindo as competências mínimas do Enem ou qualquer outra redação, pois visto que a estrutura está fora de contexto, e assim não teria uma nota acima de 500 pontos, para ajudar a melhorar a sua redação, vou listar pontos importante.
– A ESTRUTURA DA REDAÇÃO
1.INTRODUÇÃO- criar o ponto de vista (obs: você disse da OMG, seria uma boa começar na introdução com ela, fazer um contexto histórico sobre a OMG e CAPS, curto e bem explicado e usa argumentos que você vai dizer na redação D1 e D2).
2. DESENVOLVIMENTO – Defender os argumentos (D1- o que você vai abordar no texto e o D2 o que são os pontos a serem mais importante na sua tese).
3.CONCLUSÃO- apresentar uma proposta de intervenção ( você colocou : “Portanto, é indispensável a presença do CAPS ( Centro de assistência psicossocial) , com o objetivo de auxiliar e ajudar as pessoas e principalmente os adolescentes que apresentam tal desequilíbrio mental , através de palestras e projetos expostos. Além disso, o apoio familiar deve também, atuar em conjunto trabalhando como um aliado e como uma medida preventiva.” foi uma boa, mas tenho certeza que você consegue melhorar).
Espero não ter sido rude, boa sorte e abraços.
Antonia Beatriz
Gostei da estrutura, foi de acordo com as regras do Enem.
mas achei que você poderia ter aprofundado mais sobre o tema. A depressão pode ser a doença do século, com isso trará muitas influencias na questão econômica e politica da sociedade das próximas gerações.
Gostei da intervenção mesmo que ela já exista, tente abordar algo mais inovador da próxima vez.
No geral, foi um bom texto e um tema incrível. Parabéns pelo seu esforço continue progredindo!
Rebeca.santoss
Oi, tudo bem ?
Sobre o seu texto, senti que em alguns momentos ele fugiu do gênero dissertativo-argumentativo e ficou expositivo, outro tópico é a falta de uma problemática na redação. O que ajuda bastante é ler redação no estilo enem. Mas a conclusão ficou boa, tem todos os pontos agente, ação, finalidade, modo/meio e detalhamento.