No que concerne a saúde mental e o avanço nas doenças psicológicas no Brasil, a sociedade atual tem o enorme desafio de conte-las, todavia são negligenciadas e não recebem o tratamento adequado. Nesse sentido a omissão da comunidade e a falta de suporte do Estado contribuem para o seu agravamento.
Primeiramente, destaca-se a falta de importância as doenças mentais por parte da sociedade e da família, ao tratarem o assunto com superficialidade e com sarcasmos, muitas vezes, quando dizem ao enfermo que ele precisa é de serviço ou coisas do gênero para ocupar a mente. O psicólogo Augusto Cury infere em seu livro ” O Homem mais Inteligente da História” que a sociedade é responsável por grande parte dos problemas mentais ao estabelecerem padrões difíceis de serem alcançados e pela falta de assistência aos mesmos.
Também é notória a desassistência por parte do Estado ao deixar de investir em pesquisas, profissionais e equipamentos para combater os problemas mentais e tratá-los. Evidenciamos esse fato mediante a reserva financeira do Ministérios da Saúde no ano de 2019, sendo menos de 1,5% do orçamento total da pasta, direcionada a essa especialidade. Historicamente as ações relacionadas a essa temática tem sido repassadas a assistência social, ficando ausente de debates técnicos, restringindo-se a prescrições e medicação.
Por fim, a saúde mental no Brasil tem sido negligenciada corroborando para o aumento de casos, comprometendo o pouco investimento da mesma, principalmente por necessitar de um prolongamento no tratamento e na contratação de novos especialistas por não terem estudos efetivos sobre a área. Faz-se necessário um investimento em estudos científicos para combater precocemente essas doenças.
gigiviana
Olá, tudo bem?
Senti falta da estrutura de conclusão para a proposta de intervenção.
Geralmete usamos cinco elementos:
– Ação (o que?)
– Agente (quem?)
– Modo (como?)
– Efeito (para quê?)
– Detalhamento (explicação e exemplos)
EXEMPLO DE CONCLUSÃO USANDO A ESTRUTURA DE INTERVENÇÃO BASEADO NO SEU TEXTO:
Por fim, a saúde mental no Brasil tem sido negligenciada corroborando para o aumento de casos. Logo, é preciso que o Estado (AGENTE) responsável por garantir a dignidade dos cidadãos (DETALHAMENTO), realize, por meio de projetos que integre a família e os afetados (MEIO), a divulgação de informações sobre saúde mental, bem como o investimento na melhoria de equipamentos e qualificação profissiona (AÇÃO), com o intuito de tornar a sociedade mais aberta para o público com transtornos mentais. (EFEITO). Dessa maneira, pode-se superar a falta de inclusão com os não saudáveis mentalmente no país.