Saúde mental

  • 2

De que adianta avançar em tecnologias e em outras áreas se a saúde mental não estiver equilibrada para aproveitar toda a modernidade. Ratificando com o pensamento do escritor, psicólogo e jornalista Calos Alberto Hang, observa-se um aumento significativo nas tecnologias do século XXI. No entanto, crianças estão sendo expostas a telas muito cedo e com frequência, tornando-as, com o tempo, antissociais, ou mesmo tendo problemas mais graves. No tocante a esse quadro, é imperioso haver medidas para curar esse mal que a cada dia está sendo mais comum.

Hodiernamente, a humanidade busca riqueza a todo custo, mesmo que isso signifique sacrificar as poucas horas que restam de lazer com os filhos, ou, até mesmo, seu momento de descanso, deixando-as aderidas entretendo-se com telas, tais como celulares, TVs, para não “atrapalhar” seus negócios de trabalho. Todavia, segundo Sigmund Freud, neurologista, fala que a bagagem adquirida na infância influencia o comportamento em toda a vida. Desse modo, para que consequências, como a depressão, transtornos, não nasçam ou tomem rumos maiores, cabem aos pais repensarem o modo de “cuidar” dos filhos.

Em segundo plano, cedo ou tarde, a saúde física e mental dos pais, que não param de teclar em seus computadores e celulares, também irá debilitar-se. De acordo com a revista viva bem, publicada no site da UOL, estar olhando para telas tecnológicas excessivamente pode causar insônia, transtornos psicológicos, além de problemas áudios-visuais, etc. Logo, com finalidade de esse mal não tomar proporções cada vez mais alarmantes, é sábio os pais tomarem medidas cautelares, a fim proporcionarem uma melhoria na vida física e mental.

Portanto, diante da problemática aqui apresentada, é improrrogável que os pais, escolas e governo, tomem, cada um com seu dever, providências para reverter esse impasse; uma medida seria, nos mais variados veículos de comunicação, propagar os benefícios que traz ao ler livros, brincar com amigos, jogar bola. Além disso, cabem aos pais diminuírem o tempo que ficam em tecnologias. Para tanto, seria prudente deixarem um tempo para descanso e outro para o lazer com os filhos, e ambos evitam descartes mentais, e até mesmo problemas psicológicos.

Compartilhar

4 Correções

  1. Você correlaciona bem os fatos que geram seus argumentos. Só senti falta da fluência no seu texto: muitas vezes você pareceu estar divagando sobre o assunto abordado. Assim, eliminaria vários traços de pessoalidade e procuraria ser mais objetiva. O último parágrafo também precisa ser mais detalhado. Continue treinando.

    • 1
  2. Olá tudo bem? Espero que sim. Irei corrigir ao meu ver sua redação mais deixo claro que não sou nenhuma especialista no assunto, mais a principio me interessei muito sobre o tempo, e sua redação me deixou muito cativada. Ao ler o começo da sua redação me parei questionando o contexto da sua introdução que a principio foi massa a pergunta que fez (De que adianta avançar em tecnologias e em outras áreas se a saúde mental não estiver equilibrada) começou muito bom a introdução só que se agregasse um pouco mais de conteúdo nela ficaria mais explicito o contexto que iria abordar na sua redação. ao decorrer do assunto, vi que conseguiu aprimorar mais assuntos e vi que ficou mais a vontade com o tema, em palavras mais claras ficou mais a vontade, sua redação ficou sensacional, pois tenho uma linha de raciocínio sobre a saúde mental que bate um pouco com a sua, continue nesse caminho, e sempre procure aprimorar mais, e lembre-se é na introdução que temos uma base exata do que será discorrido ao decorrer da redação.
    Nota; 800
    um beijo

    • 1
  3. Olá, Sadrak! Tudo bem? Irei analisar alguns pontos da sua redação, lembrando que não sou especialista no assunto.
    O seu texto no geral está bem escrito, todavia você acabou falando pouco sobre a propriamente dita saúde mental. Parabéns pelo o uso das conjunções e também pela a variedade de vocábulos. É de suma importância a utilização de dados, estatísticas, alusões históricas ou frases de autoridade, tu sem dúvida alguma empregastes muito bem esses artifícios.

    • 1
  4. Você escreveu bem, mas o início da introdução”de que adianta…” pareceu uma pergunta então deveria ter usado ao final “?”, seu posicionamento ficou marcado na introdução, tu foi coerente sem se perder do tema, usou variedade de conectivos e pontuou nas competências, tem bagagem sociocultural, só faço uma observação ser um texto de 30 linhas, os desenvolvimentos devem ter o mesmo tamanho. Você seguiu os critérios exigidos para a redação do enem:
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Não darei uma nota por não ser apta à isso. Continue assim !

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.