Em 1945, a população mundial viveu o trágico episódio da 2º Guerra Mundial, os prisioneiros mantidos nos campos de concentração da Alemanha tiveram experiências psicológicas com traumas irreversíveis. Atualmente, os brasileiros demonstram graves abalos relacionados a saúde mental, semelhantes à época do totalitarismo, e são desafiados a envelhecerem sem sofrer com a pressão social. É notório, com o acúmulo de tarefas diárias e a irrelevância dos cidadãos, mudanças significativas são necessárias para o desenvolvimento saudável da sociedade.
Em primeiro lugar, há fatores prejudiciais à saúde mental de grande parte da população, como as rotinas atarefadas e estressantes. Nessa visão, o livro A hora da estrela – escrito por Clarice Lispector – narra a estória de Macabéa, uma datilógrafa que se vê atulhada de tarefas todos os dias, enlouquecendo ao transcorrer dos dias, falece sem ter realizado simples sonhos. Nessa ótica, o estresse da monotonia e o excesso de atividades é presente na vida de milhões de brasileiros que perdem o compromisso e eficiência em desenvolver seus trabalhos, trazendo dificuldades no desenvolvimento pessoal e social, consequentemente impedindo de alcançar metas próprias.
Em segundo lugar, o desinteresse da população em tratar possíveis danos mentais impede-as de aprimorarem suas habilidades, continuando despreparadas para a vida cidadã. Nesta perspectiva, segundo a revista Veja, 7% da população recusa tratamentos psicológicos por pensarem que não serão afetadas por consequências de acidentes, traumas, violência. Então, casos moderados são agravados com o perpassar do tempo retendo o indivíduo que não consegue progredir. Assim, brasileiros sofrem com a falta de ajuda psicológica e a pressão exercida pela sociedade aumenta quando não conseguem contribuir com a comunidade.
Portanto, a saúde mental é um requisito para a humanidade estar se desenvolvendo. Para que diminua o índice de brasileiros com falha na saúde mental urge ao Ministério da Saúde – setor governamental responsável pela administração e manutenção da saúde no país – expandir assistência psicológica aos cidadãos. Assim, todas pessoas que sentirem necessidade de receber acompanhamento psicológico poderá buscar a rede pública de saúde, a garantia do serviço será dada pelo programa “Menos pressão”, no qual o governo liberará acesso virtual ao site do Ministério Federal. Somente assim, a sociedade avançará contra a pressão social, afastando casos como os do conflito da metade do século passado.
maria0207
Oii, sua redação está ótima!! A única coisa que tenho pra dizer, é que se você desse mais uma lidinha no texto e o corrigisse com um pouquinho mais de atenção ele estaria 100%. Não é nada demais, só uns detalhes de coerência, como eu disse, só ler atentamente e trocar umas palavras, para concordarem melhor entre si. Parabéns viu!!