A segunda geração do romantismo, ou ultrarromântica, trouxe como principais temas a morte, o amor não correspondido, tédio, insatisfação e pessimismo. Não obstante, o século XXI é ainda mais radical com os aspectos do “byronismo”. Mas, diferente daquele período, o mal do século é a depressão, que é um dos problemas relacionados a saúde mental. Logo, vale destacar as consequências trazidas pelas doenças mentais.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada quarenta segundos, uma pessoa morre por suicídio. No Brasil, 9,3 % da população convive com o transtorno de ansiedade. Tais dados, correlatos, são a somatória de pressão social, descontrole emocional, frustações em relacionamentos e trabalho, bullying e patologias neurais.
Como problemas emocionais são comuns até em indivíduos com boa saúde mental, a ingestão de fármacos sem a devida orientação médica configura outro problema, devido aos seus efeitos colaterais. Por quanto, faz-se necessário reeducar a sociedade a lidar com o lado emocional. Além disso, o preconceito com patologias psicológicas faz com que impere a desinformação.
Fica evidente, portanto, que a saúde mental, no Brasil, enfrenta desafios sociais e em sua dinâmica. Medidas são necessárias para resolver o problema. A primeira é de responsabilidade do Ministério da Saúde, através de campanhas midiáticas sobre hábitos saudáveis. Ao mesmo tempo, a sociedade civil deve participar mais, cobrando politicas públicas voltadas o bom convívio social.
Maciel RodriguesIniciante
Saúde Mental
Compartilhar
Brenda.Emanuelle.15
Olá, tudo bem? Sua redação é Boa!
Sobre a sua introdução, ela apresenta bem o tema; ao trazer a literatura para a contextualização do tema colaborou para um repertório mais amplo. Contudo, você deveria enfatizar que diferente do período romântico, no século XXI a depressão se tornou uma doença, vai além da tristeza e do pessimismo, e é um problema que precisa ser tratado profissionalmente.
Além disso, sua tese poderia ter sido melhor formulada: em vez de “vale ressaltar” você usaria “cabe analisar”, “é válido refletir”, “é válido analisar”. Pois, a palavra “ressaltar” é na verdade mais usada para inserir um posicionamento na parte da argumentação.
D1- No primeiro parágrafo do desenvolvimento, te aconselho a usar conectivos que introduzam o assunto, exemplo: “primeiramente”, “inicialmente”, “em primeiro plano”. E logo após, colocar expressões de “ressalte” ou “destaque”, exemplo: “é válido ressaltar”, “é necessário destacar”.
O parágrafo trouxe dados para embasar a sua argumentação, e você apresentou as causas que somam para que um problema mental venha acontecer, e fez isso bem. Porém, devido o seu mencionamento das causas, na sua tese deveriam conter “causas e consequências”, não somente consequências. Entende?
D2- O parágrafo contém mais argumentos sobre o problema no Brasil, e você fez isso bem também.
Conclusão – Também está bem escrita, você retomou o problema, e inseriu os agentes, meios e finalidade. Te aconselho a detalhar ainda mais o meio pelo qual o agente vai intervir, isso vai diferenciar a sua conclusão, e consequentemente, o seu texto.
Parabéns pela sua redação, espero ter ajudado :))
[email protected]
Olá!
Sua redação é boa, mas pode melhorar!
A ideia de trazer a literatura como área de conhecimento para enriquecer sua redação é boa, entretanto não foi muito bem apresenta
(Veja que o romantismo representa características tristes, e por conta disso não representa necessariamente uma doença.)
Os dados estatísticos apresentados enriquecem a redação, assim como a abordagem da problematização da saúde mental, entretanto não foi muito bem articulada.
Gostei da conclusão e proposta de intervenção, entretanto falta alguns fatores para que seja completa, reveja o meio, modo, agente, detalhamento e finalidade.
Reveja os conceitos acima e faça uma nova redação. Sucesso e bons estudos!
Comp 1: 160
Comp 2:140
Comp 3:140
Comp 4: 150
Comp 5: 150
NOTA : 720
Yasmim16
Olá, não sou a pessoa mais qualificada para fazer uma correção, estou começando…
Mas gostaria de dizer que adorei a forma como vc iniciou o texto falando do romantismo, e achei inteligente o resto da construção do texto, com embasamento em estatísticas e etc… Se eu escrevesse da forma q vc escreveu, eu estaria muito feliz e orgulhosa, do meu ponto de vista está bom, continue assim e evolua, bj!