SAÚDE E CIDADANIA: RESPONSABILIDADE DE TODOS E DO INDIVÍDUO.

  • 0

SAÚDE E CIDADANIA: RESPONSABILIDADE DE TODOS E DO INDIVÍDUO.
O ser humano, em sua essência natural, para Hobbes, é ganancioso, maldoso e irresponsável. Sendo assim, de acordo com o filósofo, o homem age inconsequentemente e não se importa com os malefícios ocasionados por suas atitudes. Sabe-se que atualmente, o mundo, principalmente os países subdesenvolvidos, enfrentam doenças ocasionadas devido a falta de saneamento básico, ou seja, doenças que surgem graças a negligência do ser humano para com ele mesmo. Nesse sentido, inicia-se a discussão relacionada à saúde e a cidadania, visto que devido a faltas tanto sociais quanto institucionais tornou-se difícil garantir que todos os indivíduos tenham seu estado de bem estar social mantido e estável.
O Brasil está entre as dez maiores economias do mundo. No entanto, mesmo ocupando um local de destaque econômico, permanece marcado por características que evidenciam as inúmeras falhas institucionais que dificultam o mantenimento do bem estar social. Sabe-se que doenças como leptospirose, cólera e hepatite A, são causadas devido a falta de saneamento básico. Mesmo com isso, as políticas públicas existentes não suprem toda a necessidade populacional, e, dessa maneira, muitos locais permanecem sem ao menos uma rede de tratamento de água. Paralelo a isso, as consequências tornam-se previsíveis, e, o aumento do número de doenças que ocorre devido a essas falhas é o constante.
Ademais, a população brasileira não se policia com relação a higiene pessoal. Doenças como a gripe ou verminoses comuns, a exemplo da barriga d´água podem ser evitadas a partir da higienização das mãos e dos alimentos. Todavia, o ser humano não tem esse hábito, e, assim, os problemas que decorrem dessa situação, continuam afligindo a sociedade e sobrecarregando o sistema de saúde. Para mais, fazendo um paralelo com a teoria apresentada por Hobbes, muitas indústrias fazem a descarga dos dejetos nos rios, o que, por conseguinte, contamina o local e evidencia que o homem, em seu estado natural, age de maneira inconsequente pensando somente em seu desenvolvimento pessoal.
Portanto, nota-se que devido às falhas institucionais e sociais torna-se difícil garantir o estado de bem estar social. Cabe ao governo instituir políticas públicas que visem a amenizar a situação, promovendo, por exemplo, campanhas sanitárias que tendem a ampliar o sistema de saneamento básico em locais que ainda não possuem esse benefício. Dessa forma, será possível garantir que doenças que decorrem da falta desse recurso diminuam e pessoas tenham sua saúde resguardada.

Compartilhar

2 Correções

  1. 1- A redação ficou bem estruturada, pois demonstrou um excelente domínio padrão apresentando poucos erros gramaticais.
    2- desenvolveu bem o tema proposto.
    3- foi um belo texto dissertativo-argumentativo muito bem desenvolvido.
    4-demonstrou belos recursos coesivos no texto.
    5-elaborou uma proposta bem entendida que relacionou muito bem com a tese apresentada, porém coloco uma pequena observação na falta de elementos na conclusão.

    • 0
  2. Primeiro ponto: sua tese não está bem definida, lembre-se que é importante ter uma tese bem definida para que o restante do texto seja retomado com eficiência.
    Segundo ponto: desenvolva melhor os parágrafos, use mais argumentos, faça sitações de situaões relavante que tem ocorrido, é importante que a questão seja bem desenvolvida. O coronavírus tem envolvido várias situções: isolamento social, economia, depressã, déficit salárial, questão trabalhista,. seria interessante desenvolver mais profundamente um desses temas.
    Terceiro ponto: vise retomar o que você colocou no primieor parágrafo, lembre-se que a redação é algo que deve estar interligada, uma situação deve estar e paralelo com a outra e deve-se sempre retomar o assunto.
    ps; vc nao colocou o nome do filosofo na introduçao

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.