Iniciante

Saudade em tempos de pandemia. (REDAÇÃO PADRÃO UFRGS” – logo abaixo tem os critérios)

  • 0

Como disse o autor e pensador Cícero Silva: “Posso sentir a sua ausência física, mas a sua presença me preenche mentalmente”. De acordo com o pensamento, não restam dúvidas de que a saudade nunca fez tanto sentido em tempos de pandemia, embora o isolamento social vem sendo um desafio para as pessoas, em que o sentimento ganha uma maior proporção. 
 
Lamentavelmente, muitas pessoas não pensam nas outras, não respeitando as medidas decretas pelo governo, ou seja, apresentando caráter egocêntrico: onde não há nenhum consentimento pelo outro. Enquanto uns sofrem pela saudade de parentes enfermos no hospital ou até mesmo dos amigos distantes em quarentena, outros procuram não respeitar as regras, e, podendo ser infectados ou transmitir para outros que não o mereçam. Assim, quando prejudicamos o nosso entorno, estamos impedindo os com sentimentos dos demais. 
 
A música de Versalle: “A Saudade é Algo que Eu Não Quero”, como nome musical pode retratar diversos problemas atualmente na sociedade durante a pandemia, logo que a sofrência pela saudade parece nunca acabar, sendo assim há muitos indivíduos apresentando distúrbios mentais devido à situação problemática. Por outro lado, há também muitos aproveitando essa época para tentar deixar alguém um pouco mais feliz, ou seja, motivação através de vídeos da “internet” como Youtube, Instagram ou até mesmo o TikTok, através destas redes sociais, diversas pessoas veem se reabilitando. 
 
O poeta português Mário Quintana certa vez disse que: “A saudade é o que faz as coisas pararem no Tempo”. Pode-se aproveitar a parada como uma oportunidade de novos aprendizados e compartilhamentos com os outros, podendo matar a saudade por vídeo-chamadas ou até mesmo conhecer coisas novas, mesmo estando confinado, como, por exemplo, estar gozando de um bom livro ou descobrir novos conhecimentos tecnológicos, muitos professores andam aprendendo a mexer em aplicativos, dando aulas ‘online’ e sempre progredindo, caso este que poucos tinham o domínio. Portanto, concluímos que saudade dentro do campo da pandemia, pode trazer tanto benefícios quanto malefícios, o importante é que a malfeitoria sempre pode ser resolvida, mesmo em estando em casa.

CRITÉRIOS AVALIADOS:  (caso não esteja de acordo, explique o que falta, e como)

Critério I – domínio da tipologia
Critério II – organização do texto
Critério III – desenvolvimento do tema e do ponto de vista
Critério IV – qualidade do conteúdo e investimento autoral
Critério V – coesão e correção gramatical

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, tudo bem? Eu não tenho afinidade com a banca, mas vou corrigir me apoiando nos critérios citados e na dissertação padrão. Logo na introdução você fez uma citação direta e é algo que eu considero muito perigoso, então eu sempre aconselho quanto a citação é grande a utilizar citações indiretas. Por exemplo, “Segundo o pensador Cícero Silva, apesar da ausência física ser sentida, a pessoa ainda pode se fazer presente mentalmente. Nesse sentido, “. Eu senti falta também de uma tese mais explicada, quando eu li a introdução não entendi com clareza do que seria tratado no seu texto. No segundo parágrafo, houve a repetição do termo “não” que poderia ser substituído por “desrespeitando”, você perde ponto nas competências II e IV. Na última sentença do segundo parágrafo faltou coesão, não vi necessidade do emprego do dois ponto ali e o “e” entre vírgulas está incorreto e é perigosíssimo. Achei bastante interessante o seu terceiro parágrafo(principalmente a argumentação por contraste), no entanto, eu achei ele mais expositivo e informativo do que propriamente argumentativo. Pareceu que estava sendo apresentada uma solução que deveria estar no parágrafo de conclusão e não no argumentativo. Na sua conclusão, eu ainda estou um pouco em dúvida, porque se a intenção era intervenção ficou muita vaga e sem os agentes conclusivos; porém se a intenção foi não ter a intervenção e apenas reescrever o parágrafo de introdução com outras palavras, eu diria que a conclusão ficou muito boa, tão boa que a sua introdução acabou ficou um pouco inferior em relação a ela. Espero que não fique chateado com as observações, espero ter ajudado e bons estudos.

    • 1
  2. Sua redação está ótima na minha opinião. Claro que precisa melhorar em alguns aspectos, então continue praticando.
    Gostei da bastante da introdução, o uso da citação ficou bem coesa com o tema proposto. O desenvolvimento necessita de uma argumentação mais notória, mas leve em conta que eu sou aprendiz, então talvez eu esteja errada .

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.