Tema: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.
Durante o filme Taxi Driver, somos apresentados ao protagonista Travis, que gradativamente se transforma psicologicamente, devido ao modus operandi em que está inserido. Logo, ele sofre com problema que pairam na sociedade brasileira, sendo o preconceito pelas doenças mentais e a falta de infraestrutura que o Estado proporciona para eles.
A relativização de transtornos mentais, como a depressão ou esquizofrenia, ocorre pela complexidade delas, assim criando em muitas pessoas um pensamento de que aquelas são simples e por isso os doentes estão apenas exagerando. O psiquiatra, Carl Jung afirmava que as doenças mentais, demonstravam a verdadeira natureza humana, já que, eles são um reflexo que se deteriora aos poucos, com pressões externas piorando o quadro. Nesse sentido, a demonstração de empatia é de suma importância, pois o ambiente externo influencia na análise clínica daqueles, além de seus sintomas.
Conforme essas enfermidades mentais vão se expandindo, a necessidade de amparo pelo Estado é cada vez mais visível. O Brasil, segundo dados estatísticos, não detém leitos o suficiente para suprir essa demanda, pois são poucas zonas psiquiátricas públicas, isso faz com que tenhamos um grande número de doentes desamparados pelo governo, assim contribuindo para o desenvolvimento, por exemplo, da depressão. Dessa forma, a falta de investimentos, demonstra a ineficácia do SUS em dar socorro aqueles, bem como a falta de organização e cuidado com a verba já recebida por esse órgão.
Portanto, cabe ao Estado formar companhas para conscientizar sobre as dificuldades que as doenças mentais formam, assim como utilizar o Ministério do Planejamento para organizar e ampliar o número de leitos públicos, além de moldar a infraestrutura do SUS. Então, evitando que diversos cidadãos se tornem Travis, sentindo que a sociedade não só pode sobreviver, mas que também podendo ser boa.
Moses1000
sua redação está muito boa. Você sabe escrevr redação, e seu argumento é bom, se continuar assim, vai tirar mil logo, basta apenas estudar um pouco mais sobre a redação em si, recomendo o cronograma de estudos do felipe arújo, na parte que refere a redação.
MInha opinião pessoal é que você não falou muito de estigmas em si. Somente em uma parte da redação.
Competência 1: 160
Competência 2: 160
Competência 3: 180
Competência 4: 160
Competência 5: 180
Nota: 840.
fabiana224
Redação ótima, com argumentação que mostra autoridade sobre o tema ao trazer um especialista sobre o assunto em questão. O uso de conectivos está bem feito, relacionando uma frase a outra. Acredito que tenha faltado falar sobre os estigmas, mas não deixa de estar excelente.
Como diz o comentário acima, logo estará apto para uma redação nota 1000.