Saneamento básico, o problema infindável.

  • 1

    Será que é com novos impostos que o saneamento básico no Brasil irá melhorar?  Os contribuintes já estão cansados de serem taxados por impostos que não geram retornos efetivos no saneamento básico Brasileiro. Impostos que poderiam ser melhores direcionados a fim de minimizar um grande problema nacional que é o saneamento básico, e assim evitar grandes transtornos causados por este.

Primeiramente, no Brasil, o saneamento básico é um direito básico assegurado pela constituição e definido pela lei n°, 11.445/2007. No entanto pode-se ver que tal direito não é preservado na realidade, na qual a grande maioria dos brasileiros estão expostos ao descaso ambiental, com cerca de 48% da população que não tem coleta de esgoto, segundo o “Instituto Trata Brasil”. População esta que vive com o esgoto a céu a aberto e, consequentemente, são os mais vulneráveis às doenças, como: Cólera, Leptospirose e Hepatite A, todas causadas por esta problemática.

    Por outro lado, ter saneamento básico é essencial para o desenvolvimento de um país. Os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vida das pessoas, ainda mais na diminuição da mortalidade infantil, que um dos maiores problemas encontrados por estas pessoas. Melhorias na educação, na expansão do turismo, na valorização de imóveis, na renda do trabalhador e nas despoluição de rios e prevenção dos recurso hídricos são algumas das coisas que podem ser impulsionadas por um maior investimento feito nessa área.

    Portanto,cabe ao estado junto com essas empresas portadoras de serviços de saneamento básico, uma melhor avaliação no quesito redistribuição de rendas e investimentos. Pois a grande maioria arrecadam fortunas com os serviços de abastecimentos e seus impostos, entretanto, repassam menos de 20% do arrecadado, valor este insuficiente para o desenvolvimento social. Cabe também conscientizar à população por meio das mídias, e ressaltar a importância da preservação das fontes naturais de água, como rios e lagos, estes que têm um papel fundamental no desenvolvimento.        

Compartilhar

3 Correções

  1. Acredito que seus argumentos são bons e específicos, porém a tese apresentada na introdução não condiz com o desenvolvimento do restante do texto.
    Aconselho também extrapolar o limite de linhas nesse site, pois você consegue escrever bem mais que 6-7 palavras por linha. Assim você conseguiria colar mais informação e até mais coesão nos seus argumentos, em contraponto com frases espalhadas.
    A conclusão está muito ampla. Tente responder as seguintes questões: O que fazer? Quem fazer? Como fazer? Quem vai ajudar ou o quê? O que se espera ao fazer isso?.
    Se você responder essas questões com certeza sua conclusão ficará bem melhor

    • 0
  2. Desenvolvimento 1:
    Primeiramente, no Brasil, o saneamento básico é um direito básico assegurado pela constituição e definido pela lei n°, 11.445/2007. No entanto pode-se ver que tal direito não é preservado na realidade, na qual a grande maioria dos brasileiros estão expostos ao descaso ambiental, com cerca de 48% da população que não tem coleta de esgoto, segundo o “Instituto Trata Brasil”. População esta que vive com o esgoto a céu a aberto e, consequentemente, são os mais vulneráveis às doenças, como: Cólera, Leptospirose e Hepatite A, todas causadas por esta problemática.
    Aqui você cita da falta de saneamento básico, no aspecto de coleta de esgoto em 48% da população, e que esse fato pode levar a essas doenças que você citou nessas pessoas que não possuem desse direito, mas isso você não cita na introdução, não dá nenhuma ideia disso.
    A introdução deve dar uma ideia do que vc irá falar nos 2 desenvolvimentos.
    Por outro lado, ter saneamento básico é essencial para o desenvolvimento de um país. Os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vida das pessoas, ainda mais na diminuição da mortalidade infantil, que um dos maiores problemas encontrados por estas pessoas. Melhorias na educação, na expansão do turismo, na valorização de imóveis, na renda do trabalhador e nas despoluição de rios e prevenção dos recurso hídricos são algumas das coisas que podem ser impulsionadas por um maior investimento feito nessa área.
    Aqui você cita o que melhora na vida das pessoas que possuem saneamento básico, mas você não deu uma ideia sobre isso na sua introdução.
    Falta organização, você retomada coisas parecidas que poderiam ser ditas antes.
    Portanto,cabe ao estado junto com essas empresas portadoras de serviços de saneamento básico, uma melhor avaliação no quesito redistribuição de rendas e investimentos. Pois a grande maioria arrecadam fortunas com os serviços de abastecimentos e seus impostos, entretanto, repassam menos de 20% do arrecadado, valor este insuficiente para o desenvolvimento social(aqui você apresenta uma nova ideia que não foi apresentada nenhuma parte do desenvolvimento, na conclusão você deve só achar algo uma solução para o que já foi dito). Cabe também conscientizar à população por meio das mídias, e ressaltar a importância da preservação das fontes naturais de água, como rios e lagos, estes que têm um papel fundamental no desenvolvimento.
    Ficaria melhor assim:
    Portanto,cabe ao estado junto com essas empresas portadoras de serviços de saneamento básico, uma melhor avaliação no quesito redistribuição de rendas e investimentos.Cabe também conscientizar à população por meio das mídias, e ressaltar a importância da preservação das fontes naturais de água, como rios e lagos, estes que têm um papel fundamental no desenvolvimento.
    Se quiser ajuda me manda uma mensagem, daí eu passo meu número de Whatsapp. Eu também estou aprendendo sobre redação, redação estilo Enem é muito complexa, e se caso você queira prestar o Enem E tirar uma boa nota na redação, saiba que tem que estudar muito, porque eles são muito rígidos.

    • 0
  3. Sua redação está boa,seus argumentos estão bem detalhados.
    Só sua conclusão que eu achei muito vaga.
    Coloque sempre o “agente,a ação,o meio/modo e a finalidade” e ainda detalhe sua proposta de intervenção.
    Além disso, não termine a redação de qualquer jeito,termine de uma forma boa,pra que quem estiver lendo veja que vc é bom no que faz.
    Muitas pessoas ao final da sua redação retomam o que foi falado na introdução,tente fazer isso na próxima,pois tenho certeza que vai melhorar sua redação.
    Outra dica: não use muitas estatísticas e porcentagens,pois é difícil lembrar na hora,use mais repertórios associados a filmes,livros, séries,frases de filósofos, história do Brasil ou algum acontecimento no mundo que dê pra fundamentar mais seus fatos.
    Tenho certeza que se vc praticar você irá tirar uma boa nota!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.