SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL

  • 0

O livro ” O Cortiço ” do naturalista Aluísio de Azevedo retrata o difícil cotidiano em uma vila com saneamento básico extremamente precário ,onde não há esgoto, e a população não tem acesso às condições mínimas de higiene.Fora da ficção, o cenário não é diferente, visto que no Brasil hodierno milhões de pessoas sofrem com a falta de saneamento básico tanto em função do descaso estatal, que não promove a democratização desse importante direito, quanto pelo crescimento desordenado das metrópoles, que não seguem um planejamento correto, o que atravanca o desenvolvimento socioeconômico da nação .
Segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito a um saneamento básico de qualidade. Contudo, essa garantia é vilipendiada já que, apesar das altíssimas cargas tributárias recebidas, o Estado não investe em sistemas de esgotamento e tratamento de água eficazes à comunidade, sobretudo à mais pobre, se encaixando no conceito de “Instituição Zumbi” de Bauman,no qual uma instituição mantém sua estrutura, mas deixa de realizar suas funções e objetivos. Desse modo, a população padece com inúmeras doenças causadas pela falta de higiene, como leishmaniose e varíola que, quando não levam à morte do paciente , demandam gastos com medicamentos e internações , que poderiam claramente ser evitados se o Estado cumprisse sua obrigação.
Ademais, de acordo com a Escola de Chicago, as cidades, por serem um ecossistema, permanecem em constante equilíbrio. Entretanto, em função do crescimento desordenado, as áreas periféricas, ficam de fora dos planejamentos de saneamento basico , como coleta de lixo. Assim, os dejetos produzidos nessas regiões são descartados em lixões a céu aberto e liberam chorume, um gás extremamente tóxico, ou são desaguados em rios e mares, contaminando todo um ecossistema aquático e provocando sérios prejuízos ao ambiente.
Destarte, é necessário que o Estado invista em saneamento básico de qualidade, através do envio de verbas às prefeituras, que devem construir redes de coleta de lixo, sistema de esgoto e redes de tratamento de água, oferecendo serviços de qualidade , a fim de devolver em forma de saúde e dignidade os impostos pagos pela população , e democratizar o saneamento. Cabe ainda a essa instituição, através das secretarias de infraestrutura incluir nos planos diretores municipais, as áreas periféricas, a fim de que tenham uma infraestrutura adequada e deixem de ser “cortiços “.

Compartilhar

3 Correções

  1. Eu gostei muito da sua redação e para deixar ela mais completa eu colocaria dados numéricos que comprovem a negligência quanto o saneamento básico brasileiro. Além disso, o livro Quarto de Despejo é um ótimo exemplo também que você poderia usar em textos que abordam esse assunto, vale super dar uma olhada. Sobre a conclusão, seu primeiro período sugere que o governo garanta saneamento básico de qualidade, porém isso já existe para a parcela da população de classe média e classe alta. Eu sei que seu texto todo pauta na precarização desse recurso entre a classe baixa, mas eu reforçaria de novo nesse período e acrescentaria que esse recurso deve ser olhado totalmente pro âmbito da classe baixa, já que as outras classes, como disse, já desfruta desse direito. No seu segundo período da conclusão você propôs que o Ministério da Infraestrutura planeje melhor as áreas periféricas e eu achei essa proposta fundamental, para ligar com esse desfecho, você poderia citar lugares do nosso país que sofrem com isso e é visível, como algumas favelas do Rio de Janeiro e São Paulo. Concluo dizendo que seu texto está muito bom e que minha proposta seria que você citasse mais exemplos diretamente do nosso país.

    • 1
  2. O que eu posso dizer é que amei sua redação, até tirei prints, sua argumentação é muito boa, os repertórios são incríveis, esse detalhamento das teses logo na intro eu simplesmente achei sensacional, vou usar a partir de agora, a instituição zumbi de Bauman vou guardar pra usar, sua proposta ficou muito boa, realmente pode resolver o problema, não sei se você viu o projeto do governo para o saneamento básico, até 2034 90% da população vai ter coleta de esgoto e 99% água tratada, isso vai acontecer se os políticos trabalharem. Parabéns mesmo pela redação, tiraria acima de 900 fácil, bons estudos.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.