Iniciante

Saneamento Básico No Brasil

  • 0

A Baixa Idade Média foi marcada por uma pandemia conhecida por Peste Negra que dizimou um terço da população europeia. A doença tinha como principal transmissor ratos e pulgas, que se proliferavam com facilidade por conta das situações precárias de higiene. Apesar de isto ter acontecido em 1348, a questão de saneamento básico ainda é um desafio no Brasil. Segundo o relatório do Sistema Nacional de Informações Sanitárias (SNIS) de 2018, 47,6% dos brasileiros não possuem acesso à rede coletora de esgoto. Dessa forma, o acesso a um saneamento básico é um desafio nos âmbitos de saúde e econômico.

“Morte de presos por doença cresce 114% em presídios do Rio de Janeiro em 7 anos” essa foi a manchete do jornal Carta Capital em 2019. O sistema carcerário brasileiro enfrenta uma séria crise sendo seus problemas: a superlotação, a falta de condições básicas de saúde e infraestrutura na cadeia. A Constituição de 1988 garante a todos os cidadãos o direito a educação, alimentação, transporte e saúde. E essas condições básicas de saúde não estão sendo realizadas com a devida atenção. Dessa forma, a falta de saneamento não se dá apenas nas cidades grandes, mas também em presídios, colocando a vida do detento em situações de risco podendo causar a sua morte.

No diagnóstico do deputado federal pelo Pará, Eduardo Costa (PTB), a situação do estado é deplorável, “houve muito investimento nos estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e pouco nos do Nordeste e do Norte”. A má gestão do dinheiro público por governadores acarretam a este tipo situação. Locais insalubres no qual cidadãos de renda baixa, normalmente, instalam suas moradias, colocando as suas vidas em risco. Dessa forma, os gastos públicos devem ser pontuados a favor do saneamento básico para que essa situação possa estar no passado.

Dessa forma, o saneamento básico no Brasil é um impasse nos campos de saúde e econômico, portanto medidas devem ser tomadas. Cabe ao Ministério da Saúde por meio da disponibilização de profissionais da área de saúde competentes a fim de tratar os detentos para que as taxas de mortes venham diminuir. Ademais, cabe ao Ministério da Infraestrutura contratar empresas capazes de solucionar os problemas nos presídios e cidades nordestinas e nortistas com a construção de redes de tratamento de esgoto, acesso a água potável. Com essas medidas, o Brasil poderá cumprir com uma parcela dos direitos sociais garantidos pela Constituição de 1988.

Compartilhar

6 Correções

  1. 👉 Agradecido pro corrigir uma de minhas redações. Desculpe pela demora.
    ✔️ INTRODUÇÃO
    👉 Sua citação fala em cuidados de higiene mas não direciona adequadamente para o problema, que seria saneamento básico.
    👉 Dados estáticos são preciosos, e por isso é bem melhor utilizar eles nos desenvolvimentos do que na introdução. Além disso, muitos corretores acham maçantes ter que ler dados desse tipo logo de cara.
    ✔️ DESENVOLVIMENTOS
    👉 Ao meu ver, você tangencio o tema no D1. As questões abordadas nesse desenvolvimento dizem respeito à temática do sistema carcerário e sua defasagem estrutural. Não acho que caiba para a temática.
    👉 Nesse período ” A má gestão do dinheiro público por governadores acarretam a este tipo situação.” você poderia ter desenvolvido melhor, além de usar de um conectivo como ”Nesse sentido” . Ademais, gostei do D2
    ✔️ CONCLUSÃO
    👉 Você propões 2 coisa a serem feitas. No entanto, foque mais na ampliação de pelo menos 1, do que 2 pouco desenvolvidas. Eu tinha dessa também, de construir 2 mau desenvolvidas. Hoje em dia opto, quase sempre, pro fazer apenas 1 muito bem desenvolvida. Dê uma olhada nos meu últimos 2 textos. As intervenções tiveram 200 pontos pelos corretos da escrever online.
    ✔️ OBSERVAÇÕES
    👉 Estudar regras de vírgula. É recorrente em todo o texto erros de vírgulas.
    👉 Usufruir bastante do material dos corretores que o INEP deu.

    • 1
  2. Olá, tudo bem?
    Achei sua redação muito boa, com um tema super interessante e que deve ser discutido.
    Acredito que você poderia ter citados mais alusões, a exemplo, obras literárias, pois também ajudam a situar o leitor em meio ao assunto discorrido.
    Cuidado com a proposta de intervenção. É interessante adicionar duas, mas pode ficar algo muito extenso, visto que você deve levar em consideração os seguintes pontos:
    AGENTE
    AÇÃO
    MODO
    FINALIDADE
    DETALHAMENTO
    Em suma, parabéns pela sua redação.

    • 1
  3. Gostei muito de todas as informações que você trouxe em seu texto, todos os dados e referências. Tenho algumas pequenas observações… sempre se atente a pontuação e ao uso de conectivos. Os conectivos são as palavras que unem as ideias do seu texto. “Nesse sentido”, “dessa forma”, “no entanto” são os conectivos (ou recursos coesivos) que aparecem com muita frequência em excelentes redações. Um bom uso desses recursos ajuda bastante no seu desempenho nas Competências III e IV. Além do mais, cuidado com o excesso de agentes sociais, estes são as pessoas e instituições que executam ações concretas para solucionar o problema proposto no tema da redação (Ministérios, Prefeitura, Escola etc.). Este elemento interfere diretamente no seu desempenho na Competência V. No mais, parabéns. Continue praticando e não desista dos seus sonhos! :)

    • 1
  4. Muito boa redação, gostei!!!
    Meus parabéns!!! :)
    Mostra dados, pesquisas, compara o passado com o presente!
    A pontuação está coerente!
    Há conectivos!
    Existe a colocação de agentes sociais.
    Uma bela proposta de intervenção!
    Ótima conclusão, no último parágrafo!
    Pois é, existe grande urgência no combate desta questão.
    Me desculpe,não sei ainda como corrigir uma redação da melhor forma,mas é que sou nova aqui e preciso de pontos para postar minhas redações.
    Curte minha correção por favor!! :)
    FICAREI MUITO GRATA!

    • 1
  5. Oi! Sua redação ficou muito bem articulada e fluida, além de ter marca de autoria e boas referências. Vou colocar apenas algumas coisas que podem ser revisadas ;)
    Percebi certas repetições ao longo do seu texto e, no começo do primeiro desenvolvimento, é legal começar com uma conjunção, porque fica mais coeso, aí sim depois você coloca a citação ^^. Mas, no geral, você desenvolve muito bem o tema e a escrita, continue assim! Parabéns!

    • 1
  6. Olá mcaca! Caso seu texto seja para o ENEM (o que aparentemente é) tenho algumas observações:
    Analisando sua redação é possível perceber o falta de mecanismos de conexão, tais como conectivos e elementos de retomada.
    Na introdução vc poderia ter associado a alusão de uma forma mais clara com a sociedade brasileira, pois achei que ficou uma certa ambiguidade de sentido. Outra coisa é que teria ficado melhor se vc não tivesse exposto dados nela, pois o objetivo da introdução é apenas dar uma breve apresentação do tema.
    No desenvolvimento seus parágrafos ficaram muito desconectados, e é de extrema importância manter a conexão em todo o texto para não ficar informações jogadas aleatoriamente, o que aconteceu na sua redação. Além disso, faltou um posicionamento mais crítico e uma voz de autoridade mais forte, pois seu texto acabou ficando mais expositivo do que argumentativo.
    E por fim, na primeira frasse da conclusão, houve um erro de concordância, onde o certo seria ” o saneamento básico no Brasil é um impasse nos campos de saúde e ECONOMIA”, não ECONÔMICO como vc colocou. Ademais, sua proposta deveria ter sido melhor elaborada, pois deu a entender que o problema está presente apenas nas regiões citadas e não no país como um todo. Além de que, como vc colocou duas propostas, elas ficaram muito grandes e ainda assim vc acabou tendo problemas para eclarecer o detalhamento. Portanto, tente propôr apenas uma proposta para ficar mais fácil esclarecer todos os pontos cobrados (ação, agente(s), modo/meio, finalidade e detalhamento).
    Enfim… estude um pouco mais as competências de redação do ENEM, desenvolvendo seu texto em cima do que é cobrado, e pratique bastante!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.