Em 1988, a Constituição Brasileira inseriu em seus artigos o Plano de Saneamento Básico, na qual propunha a melhoria, dentre outros fatores, da coleta de lixo e da distribuição de água potável no país. No entanto, mesmo após décadas se passarem, este plano ainda persiste somente na teoria, o que leva a impossibilidade de alguns cidadãos desfrutarem plenamente da cidadania que deveria ser alicerçada pelo Estado.
Essa problemática vigente no país é consequência de multifatores, nos quais a negligência governamental é parte deles. Segundo o filósofo Aristóteles, os governantes deveriam ser aqueles que buscam o bem comum para o coletivo. Apesar disso, alguns políticos brasileiros estão pautados, por vezes, em ações que mostrem a população feitos que os promovam na reeleição ao invés de medidas, que a médio e a longo prazo, ofereçam profilaxia e melhora econômica da sociedade, sendo estes resultados provenientes do saneamento básico.
Atrelado a causa de alguns governantes predizerem que a criação deste tipo de infraestrutura é enterrar dinheiro há, também, de acordo com o estudo promovido pela Universidade de Brasília, a descrença e desconhecimento da população frente ao saneamento básico. Muitos indivíduos não tem conhecimento de que esse é um direito do cidadão brasileiro, e além disso, algumas vezes descartam lixos em locais inadequados e poluem as águas límpidas, promovendo assim, o aumento da dificuldade quanto a distribuição de água potável e a eficaz coleta de lixo.
Com base nisso, para que a constituição e a população exerça cada um o seu papel de forma efetiva com amenização das consequências diretas e indiretas decorrentes da falta de saneamento básico em algumas regiões do Brasil, algumas medidas são necessárias, dentre elas, o ajuste governamental no plano de saneamento básico, a fim de que os municípios tenham verba e respaldo na implantação de infraestrutura quanto a este assunto. Ademais, as escolas promoverem uma semana de palestras e conscientização de alunos e pais no que diz respeito a importância do saneamento básico, com desenvolvimento assim, do senso crítico nos indivíduos.
MateusRicardoGT
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 160
C4 – 160
C5 – 120
Nota = 820
Excelente redação! Você escreve muito bem e desenvolveu legal o texto!
Bom, são pouco detalhes que merecem destaque para você tirar aquele 1000
Há algumas ausências de elementos de coesão. É sempre aplicá-los, seu texto fica mais rico.
Falta um pouco mais de seu posicionamento também. Nesse sentido, é interessante que você utilize adjetivos para sanar esse problema.
Na sua conclusão faltou especificar o agente d o modo que será realizado tal solução, fora em dar mais detalhamento em como isso implicará na realidade.
Mas de qualquer forma, você mandou super bem!!
Bom, espero ter ajudado de alguma forma!! ;)