Devido a esse problema, comunidades de baixa renda são obrigadas a encontrar um jeito de eliminar o esgoto de suas casas de forma inadequada e acabam fazendo o descarte de forma prejudicial à natureza, muitas vezes em algum rio próximo. A maior parte da poluição pluvial do Brasil é causada por consequência da falta de sistemas de esgotamentos sanitários.
Além das consequências sofridas pelos rios, a carência de saneamento também acarreta problemas para o solo. O descarte do lixo sólido também é uma medida de saneando precária no Brasil, pois o correto seria os governadores investirem em aterros sanitários com tratamento para o chorume para que não haja a poluição do solo, mas estes ainda são raros , o mais comum são os lixões, que não tem nenhuma dessas medidas. Eles, além do lixo jogado na rua, são responsáveis por grande parte das enchentes porque durante as chuvas o lixo é carregado para a cidade e entope os bueiros causando grandes tragédias.
Outra consequência é o aumento de doenças como leptospirose, cólera, esquistosomose e agravamento de epidemias como dengue e, atualmente, COVID-19. Algumas pessoas não tem água encanada para conseguir fazer a higienização correta, alguns lugares tem esgoto a céu aberto, etc. Essas doenças causam morte de muitas pessoas durante o O acesso ao saneamento básico é um direito de todo ser humano, entretanto sabemos que atualmente muitas pessoas estão privadas deste direito. No Brasil, a falta de saneamento básico é recorrente, somente metade de toda população tem alcance a, por exemplo, coleta adequada de esgoto e, os que têm acesso, o esgoto não tem um tratamento adequado para descarte. Essa defasagem no saneamento brasileiro trás grandes complicações para toda sociedade, principalmente, para os mais pobres, que ficam, por exemplo, mais suscetíveis a doenças e até mesmo para o meio ambiente, sendo um grande causador de poluição.
ano, o que poderia ser impedido com o saneamento adequado.
Para que haja a diminuição dessas doenças e poluições, é necessário que o governo, a secretaria da saúde e a OMS se unam para aprimorar as leis de saneamos já existentes para que se tornem mais abrangentes e completas e, crie outras leis similares que visem a igualdade social no âmbito da saúde populacional. Somente assim será possível uma diminuição considerável nas consequências trazidas pela falta se saneamento básico.
Aprendiz_trainne
Olá, boa noite!
Todas redações há pontos positivo e pontos a melhorar.
Pontos positivos: Há bons argumentos. Há um entendimento de conclusão.
Pontos a melhorar: é preciso estruturar seu texto.
Exemplo: Introdução, desenvolvimento e Conclusão.
Observação: Cada parte dessas é composta por elementos distintos.
Por exemplo na sua Introdução seria legal ter uma ordenação:
“Devido a esse problema, comunidades de baixa renda são obrigadas a encontrar um jeito de eliminar o esgoto de suas casas de forma inadequada e acabam fazendo o descarte de forma prejudicial à natureza, muitas vezes em algum rio próximo. A maior parte da poluição pluvial do Brasil é causada por consequência da falta de sistemas de esgotamentos sanitários.”
Talvez seria legal você começar assim:
Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o saneamento básico ainda não foi democratizado na sociedade brasileira. Nesse sentido, explica-se o fato de muitas pessoas eliminar o esgoto de suas casas de forma inadequada. Consequentemente, surgem riscos para o meio ambiente e para a vida dos indivíduos….
É preciso também que os parágrafos possuam tamanhos (as linhas escritas) parecidos.
Aconselho você a procurar no You tube aulas sobre estruturas de redações.
Por fim, como dito há também os pontos positivos… Por isso avalio como boa redação.
Se tiver alguma dúvida, pode me falar.