SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL

  • 0

     Ao se descrever uma cidade brasileira, é comum que seja citado o problema medieval do saneamento básico, mesmo no século XXI. O País que sediou a copa do mundo de futebol de 2014, empreendendo obras de grande porte, sofre com o problema mais básico de infraestrutura.

     O infortúnio da falta de saneamento básico afeta diretamente as famílias que vivem em bairros de periferia – retrato da desigualdade social – causando doenças, consequentemente trazendo uma demanda maior aos hospitais públicos dessas regiões, além da baixa qualidade de vida.

     Além dos problemas de saúde pública, nas regiões periféricas, relacionados ao saneamento básico, a economia também é acometida por esse fator. Os trabalhadores que ficam doentes por conta do saneamento, não vão ao trabalho, o que resulta em prejuízo ao empregador. Os restaurantes, lanchonetes, churrascarias e afins são prejudicados, pois as pessoas não costumam comer em meio ao mal cheiro. A força econômica do turismo não chega nesses lugares, e vários outros setores importantes da economia são precários ou inexistentes em regiões onde o governo e/ou a prefeitura não investe em obras de saneamento básico.

      Tendo em vista todas as indesejadas consequências proeminentes da ausência desse recurso indispensável para o mínimo de qualidade de vida que é o saneamento básico, é necessário que esse recurso seja garantido a todos os cidadãos brasileiros. É de suma importância que os governantes tenham consciência do seu papel fundamental na implementação do saneamento básico. Os órgãos responsáveis devem mapear, dentro da área geográfica de sua jurisdição, quais são os pontos que não tem saneamento. E com a máxima eficácia garantir esse recurso o quanto antes. Cabe aos cidadãos da região cobrar incansavelmente de seus representantes esse recurso básicos.

Compartilhar

5 Correções

  1. modelo de introdução:
    1- Introdução: Apresentar o tema + 2 argumentos + a impotância de ser discutido o tema
    OBS: A introdução precisa ter 6 linhas.
    Apresentação do tema: Achei confuso pois vc citou o problema medieval do saneamento básico do Brasil, porém não falou quais eram os problemas e nem teve relatos históricos desenvolvidos.
    Argumentos: Não teve nenhum argumento e é nele que vc irá defender a sua tese.
    Impotância: 3°, ”empreendendo obras de grande porte, sofre com o problema mais básico de infraestrutura”.
    C1: Intermediário devido a falta de sinônimos e muitas palavras repetitivas, 100 pts.
    Modelo de Desenvolvimento:
    2-Desenvolvimento: Tópico frasal + coerência + coesâo
    ————————————-D1———————————————
    OBS:O desenvolvimento precisa ter 8 linhas.
    Tópico frasal: Não teve, isso é necessário porque essa será a oportunidade de mostrar o seu conhecimento em estatísticas, citações, alusões históricas e entre outros.
    Coerência: Não teve devido a falta de desenvolvimento, na 2° linha do D1 vc não explica que desigualdade é esssa.
    Coesão: Não teve.
    C2: Teve muita falta de conteúdo e não teve uma boa organização com as palavras, além de ter falta de conectivos. 50 pts.
    ————————————D2———————————————-
    Tópico frasal: Não teve.
    Coerência:teve uma causa e está sendo apresentado uma consequência.
    Coesã: Não teve conectivo.
    C3: Foi expressado um repertório pessoal em sua redação, na qual não teve estatísticas para dar credibilidade no que foi abordado. 100 pts.
    C4: Não teve organização de palavras, muitas eram repetitivas, faltou conectivos. 50 pts.
    OBS: Onde serve para lugar, use quando para se referir a algo.
    Modelo de conclusão:
    3- Conclusão: Conectivo de conclusão + escrever 2 argumentos com outras palavras reafirmando as suas causas e consequências + dar soluções.
    -Quem vai fazer?
    -O que vai fazer?
    -Como vai fazer?
    -Para que ou a fim de que vai fazer?
    C5: O agente social para resolver este problema é o ministério do meio ambiente e o da saúde tbm, na 5° linha deve ser detalhado quem seria esse ”representante” e tbm quais direitos a sociedade tem. 110 pts.

    • 1
  2. Vou dizer o que acho no geral e depois separado por paragrafos ok? Por favor vai acompanhando no seu texto para entender melhor
    Geral: esta desestruturado, paragrafos curtos e outros muito longos atrapalham, impedindo o desenvolvimento das ideias, lembre que cada um precisa de começo, meio e fim. O repertorio esta fraco, uso de palavras, digo
    INT: “Ao se descrever uma cidade brasileira, é comum que seja citado o problema medieval do saneamento básico(qual problema? eu entendi, mas deve explicar ou fica informaçao vaga), mesmo no século XXI. O País que sediou a copa do mundo de futebol de 2014, empreendendo obras de grande porte, sofre com o problema mais básico de infraestrutura.(ok, detalhou a introducao, mas dai acabou? precisa pelo menos finalizar com sua tese- problematizar, mostrar o que vc vai desenvolver no d1 e d2)”
    D1: Muito bom argumento, coloque-o na intrd., e desenvolva, seu paragrafo é composto apenas por uma frase, digo novamente, precisa de começo, meio e fim, fala como? pq? pra q? de que forma a desigualdade reflete no saneamento
    D2: Novamente otimo argumento. Cuidado com a repetição de palavras e organize melhor, vc fala de problemas de saude e economia, principalmente, pelo menos é isso que eu leitor vejo, em todo o texto entao esta sendo abordado 3 argumentos.E precisa trabalhar os 3
    Conclu: eu tenho muito dificuldade com a elaboração de conclusoes entao desculpa mas nao consigo apontar o que poderia alterar
    Espero estar te ajudando, é uma redação com muito potencial, vemos o que pode melhorar quando outros dizem. Treine bastante que esta muito bom

    • 1
  3. Eu acho que você poderia contextualizar melhor o tema na introdução,falar mais sobre o que será abordado no texto.No parágrafo 1 do desenvolvimento,você também deveria ter desenvolvido mais, as causas e consequências tanto é que entre os argumentos 1 e 2 há uma grande diferença de extensão
    Os outros parágrafos tem ideias boas ,mas há a falta de conectivos intraparagrafais e interparagrafais ,que são muito importantes para dar coesão ao texto,o que irá lhe garantir uma boa pontuação na competência IV

    • 1
  4. Achei o tema bom! Repertório legal, porém faltou argumentos fundamentados, estatística, citações e pesquisa.
    O texto não apresenta muitos conectivos, fica tudo meio solto e sem nexo!
    A conclusão faltou; saber qual agente a finalidade e o textos circuito. Porém o repertório é bom e as ideias também, só falta prática.

    • 1
  5. Olá, eu gostei muito da sua redação!
    Sua contextualização na introdução ficou bem reflexiva e seus argumentos ao longo do texto foram bem defendidos e bem usados.
    Seu vocabulário também é muito bom e diversificado, porém eu acho que se você acrescentar alguns conectivos, principalmente no início dos desenvolvimentos, vai ficar ainda melhor.
    Observação: cuidado com a pontuação.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.