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Saneamento básico em questão no Brasil

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   No documentário brasileiro, ”A luta pelo básico”, é retratado a situação precária de inúmeras comunidades nordestinas, oriunda da falta de serviços de saneamento básico. Nesse sentido, é preciso ir além da longa-metragem para promover um debate sobre a problemática, haja vista que é corriqueira em todo Brasil; Sobretudo, é preciso debater sobre o papel da sociedade como mediadora da problemática, assim como as consequência do impasse para a qualidade de vida do corpo social.

   Primeiramente, é cabível pontuar a falta de exigência por parte da população, para com o Estado, sobre os projetos e planos para promover o saneamento básico como fomentador do impasse. Isso por que, o diálogo é necessário para a discussão e apontamento dos problemas de uma comunidade, assim como exigir do poder público a responsabilidade de investir em serviços básicos, como o saneamento. Desse modo, pesquisas do Instituto Trata Brasil, demonstrou que 3 a cada 4 pessoas entrevistadas nunca cobraram das prefeituras alguma tomada de decisão quanto a problemática.

   Além disso, cabe discutir que a problemática influência amplamente na qualidade de vida da sociedade. Isso por que, a falta de serviços de saneamento está intimamente ligado ao surgimento de vetores e doenças, os quais desencadeiam problemas significativos para a vida rotineira. Nesse contexto, na longa metragem supracitada, inúmeras crianças entrevistadas, relataram não ter menor vontade de ir à aula devido ao desenvolvimento de doenças por contra do consumo de água imprópria ou exposição a esgotos em ”céu aberto”.

   Portanto, diante dos supracitados, medidas são necessárias para mitigar a problemática. Para tanto, o governo federal deve investir na criação de plataformas e serviços digitais encarregados de coletar e armazenar dados  sobre as condições de saneamento das comunidades e municípios, em que a população seja a fornecedoras desses dados. Assim, esses dados devem ser repassados aos governadores para que investimentos necessários sejam bem planejados e direcionados. Destarte, será possível reconhecer as dimensões da problemática bem como intervir de forma a melhorar os serviços básicos da população.

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5 Correções

  1. CORREÇÃO – MODELO ENEM
    GRAMÁTICA –
    Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização)
    L1- “No documentário brasileiro,” – sem vírgula. / “é retratado a situação” – feminino: é retratada a situação.
    L2
    L3
    L4
    L5- “assim como as consequência” – plural: consequências.
    L6
    L7
    L8
    L9- “por que, o” – sem vírgula.
    L10
    L11- “pesquisas do Instituto Trata Brasil, demonstrou” – sem vírgula/ plural: demonstraram.
    L12- “quanto a” – com sinal grave: “quanto à”, pois problemática é um substantivo feminino.
    L13- “a problemática influência” – o certo é influencia (não é? Basta ler em voz alta: “influencÍa”, okay?)
    L14- “por que, a falta” – sem vírgula.
    L15- “a falta de serviços de saneamento está intimamente ligado” – feminino: ligadA, okay?
    L16-
    L17- “inúmeras crianças entrevistadas, relataram” – sem vírgula (não pode separar sujeito do verbo)
    L18
    L19
    L20- “diante dos supracitados” – o que foi supracitado? Os fatos? Os argumentos? – “diante dos fatos supracitados” etc.
    L21- “governo federal” – escreva com maiúsculas para indicar que é o órgão, pois com minúsculas faz parecer que é a ação de governar.
    L22
    L23- “população seja a fornecedoras” – singular: fornecedora.
    L24
    L25- “reconhecer as dimensões da problemática, bem como intervir” – com vírgula antes de “bem”.
    DIVERSOS –
    Cuidado com a argumentação, principalmente quando escolhe o “setor” social (governo, população, família, etc) culpado. Na seu 2° parágrafo deixa claro que a culpa do governo não fazer nada é a população não reivindicar, como se os órgãos competentes não tivessem cientes da problemática e como se não existisse uma legislação ambiental que já diz: “Segundo a Lei do Saneamento, todas as cidades devem ter um plano municipal sobre os serviços de água, esgotos, lixo e drenagem das águas de chuva”. Okay?
    Cuidado com a repetição de conectivos (perde na competência 4):
    “assim”: L5; L10
    “Isso por que”: L8; L15
    EVITE repetição de termos quaisquer também: você usou “problemática” umas 3 ou 4 vezes: poderia ser – impasse; entrave; obstáculo; etc.
    CONCLUSÃO –
    -QUEM (governo federal)
    -O QUE (investir na criação…)
    -COMO (não ficou explícito como ele vai criar essas plataformas/ com qual investimento)
    -DETALHAMENTO (encarregados de coletar e armazenar…)
    -PARA (reconhecer as dimensões da problemática…)
    NOTA POR COMPETÊNCIA –
    C1- 120
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 120
    C5- 160
    TOTAL – 760
    PARABÉNS!
    Espero ter ajudado, se sim, ajude-me com o like. Obrigado. Caso tenha sido a melhor correção, defina-a como a melhor e me ajude <3

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  2. Em geral, uma boa redação. Na conclusão tente evitar o “portanto” para iniciar, soa habitual. Soube argumentar bem, introduziu e desenvolveu, em comparação, na conclusão poderia ter especificado melhor sua proposta de intervenção, mas entendo que realmente para um problema enraizado, é complicado estabelecer uma solução superficial. Parabéns

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  3. *Competêncida I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 120. Erros básicos. Concordância, redundância, vírgulas, informalidade e gramática.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 200. Muito boa.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 200. Perfeita.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 200. Excelente.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 200. Foque mais na conclusão e lembre-se que deve responder de forma clara O QUÊ deve ser feito, QUEM deve fazer, COMO deve ser feito e PARA QUÊ deve fazer. No caso você deve destrinchar melhor o quem, qual ministério ou órgão responsável pela proposta.
    [920]
    Parabéns!!!
    Até a próxima.😁

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  4. Enfim encontrei uma redaçao sobre esse tema!!!
    sua introduçao e desenvolvimento estao pftosss
    ao meu ver… ficou faltando mais do final, sua proposta foi um pouco vaga em relaçao ao que vc mostrou no desenvolvimento… tenta atingir nas causas e efeitos do problema
    isso é um exemplo de redaçao, fiz a minha, entretanto achei muito extensa… estava louca atras de uma norte. agradeço sz
    bjsss

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