No documentário brasileiro, ”A luta pelo básico”, é retratado a situação precária de inúmeras comunidades nordestinas, oriunda da falta de serviços de saneamento básico. Nesse sentido, é preciso ir além da longa-metragem para promover um debate sobre a problemática, haja vista que é corriqueira em todo Brasil; Sobretudo, é preciso debater sobre o papel da sociedade como mediadora da problemática, assim como as consequência do impasse para a qualidade de vida do corpo social.
Primeiramente, é cabível pontuar a falta de exigência por parte da população, para com o Estado, sobre os projetos e planos para promover o saneamento básico como fomentador do impasse. Isso por que, o diálogo é necessário para a discussão e apontamento dos problemas de uma comunidade, assim como exigir do poder público a responsabilidade de investir em serviços básicos, como o saneamento. Desse modo, pesquisas do Instituto Trata Brasil, demonstrou que 3 a cada 4 pessoas entrevistadas nunca cobraram das prefeituras alguma tomada de decisão quanto a problemática.
Além disso, cabe discutir que a problemática influência amplamente na qualidade de vida da sociedade. Isso por que, a falta de serviços de saneamento está intimamente ligado ao surgimento de vetores e doenças, os quais desencadeiam problemas significativos para a vida rotineira. Nesse contexto, na longa metragem supracitada, inúmeras crianças entrevistadas, relataram não ter menor vontade de ir à aula devido ao desenvolvimento de doenças por contra do consumo de água imprópria ou exposição a esgotos em ”céu aberto”.
Portanto, diante dos supracitados, medidas são necessárias para mitigar a problemática. Para tanto, o governo federal deve investir na criação de plataformas e serviços digitais encarregados de coletar e armazenar dados sobre as condições de saneamento das comunidades e municípios, em que a população seja a fornecedoras desses dados. Assim, esses dados devem ser repassados aos governadores para que investimentos necessários sejam bem planejados e direcionados. Destarte, será possível reconhecer as dimensões da problemática bem como intervir de forma a melhorar os serviços básicos da população.
PassosRobson
CORREÇÃO – MODELO ENEM
GRAMÁTICA –
Linha (estou lendo pelo computador, segue numeração conforme visualização)
L1- “No documentário brasileiro,” – sem vírgula. / “é retratado a situação” – feminino: é retratada a situação.
L2
L3
L4
L5- “assim como as consequência” – plural: consequências.
L6
L7
L8
L9- “por que, o” – sem vírgula.
L10
L11- “pesquisas do Instituto Trata Brasil, demonstrou” – sem vírgula/ plural: demonstraram.
L12- “quanto a” – com sinal grave: “quanto à”, pois problemática é um substantivo feminino.
L13- “a problemática influência” – o certo é influencia (não é? Basta ler em voz alta: “influencÍa”, okay?)
L14- “por que, a falta” – sem vírgula.
L15- “a falta de serviços de saneamento está intimamente ligado” – feminino: ligadA, okay?
L16-
L17- “inúmeras crianças entrevistadas, relataram” – sem vírgula (não pode separar sujeito do verbo)
L18
L19
L20- “diante dos supracitados” – o que foi supracitado? Os fatos? Os argumentos? – “diante dos fatos supracitados” etc.
L21- “governo federal” – escreva com maiúsculas para indicar que é o órgão, pois com minúsculas faz parecer que é a ação de governar.
L22
L23- “população seja a fornecedoras” – singular: fornecedora.
L24
L25- “reconhecer as dimensões da problemática, bem como intervir” – com vírgula antes de “bem”.
DIVERSOS –
Cuidado com a argumentação, principalmente quando escolhe o “setor” social (governo, população, família, etc) culpado. Na seu 2° parágrafo deixa claro que a culpa do governo não fazer nada é a população não reivindicar, como se os órgãos competentes não tivessem cientes da problemática e como se não existisse uma legislação ambiental que já diz: “Segundo a Lei do Saneamento, todas as cidades devem ter um plano municipal sobre os serviços de água, esgotos, lixo e drenagem das águas de chuva”. Okay?
Cuidado com a repetição de conectivos (perde na competência 4):
“assim”: L5; L10
“Isso por que”: L8; L15
EVITE repetição de termos quaisquer também: você usou “problemática” umas 3 ou 4 vezes: poderia ser – impasse; entrave; obstáculo; etc.
CONCLUSÃO –
-QUEM (governo federal)
-O QUE (investir na criação…)
-COMO (não ficou explícito como ele vai criar essas plataformas/ com qual investimento)
-DETALHAMENTO (encarregados de coletar e armazenar…)
-PARA (reconhecer as dimensões da problemática…)
NOTA POR COMPETÊNCIA –
C1- 120
C2- 200
C3- 160
C4- 120
C5- 160
TOTAL – 760
PARABÉNS!
Espero ter ajudado, se sim, ajude-me com o like. Obrigado. Caso tenha sido a melhor correção, defina-a como a melhor e me ajude <3
thaynabmoura
Em geral, uma boa redação. Na conclusão tente evitar o “portanto” para iniciar, soa habitual. Soube argumentar bem, introduziu e desenvolveu, em comparação, na conclusão poderia ter especificado melhor sua proposta de intervenção, mas entendo que realmente para um problema enraizado, é complicado estabelecer uma solução superficial. Parabéns
Marlonribeiro
*Competêncida I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
Correção: 120. Erros básicos. Concordância, redundância, vírgulas, informalidade e gramática.
*Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
Correção: 200. Muito boa.
*Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
Correção: 200. Perfeita.
*Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
Correção: 200. Excelente.
*Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
Correção: 200. Foque mais na conclusão e lembre-se que deve responder de forma clara O QUÊ deve ser feito, QUEM deve fazer, COMO deve ser feito e PARA QUÊ deve fazer. No caso você deve destrinchar melhor o quem, qual ministério ou órgão responsável pela proposta.
[920]
Parabéns!!!
Até a próxima.😁
Dominick
Enfim encontrei uma redaçao sobre esse tema!!!
sua introduçao e desenvolvimento estao pftosss
ao meu ver… ficou faltando mais do final, sua proposta foi um pouco vaga em relaçao ao que vc mostrou no desenvolvimento… tenta atingir nas causas e efeitos do problema
isso é um exemplo de redaçao, fiz a minha, entretanto achei muito extensa… estava louca atras de uma norte. agradeço sz
bjsss
bicodeviuva
Essa redação tem vários nortes man. Um outro argumento que pensei foi o Planejamento de países em desenvolvimento como o Brasil em contrapartida ao desenvolvidos. Esse planejamento se dá de maneira rápida e sem planejamento(fomentar rapidamente a urbanização e desenvolvimento) . Ia aliar isso coo uma das causas das cidades crescerem sem serviços básico de qualidade.
Mas ia ficar um argumento muito complexo e ia ter que detalhar demais conceitos da geografia. Ia ficar grande demais um parágrafo. Acabei deixando de lado isso e recorri a textos motivadores e um pouco de repertório que tinha.